Estratégias de enfrentamento da agricultura familiar nas áreas de sequeiro no semiárido brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRAGOSO, E. J. N.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: OLIVEIRA, E. N. de, VASCONCELOS, G. M. C. de, SILVA, G. M. A., LIMA, J. R. F. de, SANTIAGO, A. M. dos S.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1147376
Resumo: Tendo em vista o grande crescimento tanto da área de ocorrência das secas quanto do prolongamento do tempo de estiagem no Semiárido brasileiro, o que antes se buscava combater, hoje, prefere-se trabalhar a terminologia ?convivência?, por ser considerada mais apropriada a realidade dessa região. Assim, pesquisa-se sobre como a agricultura familiar lida, atualmente, com o ciclo das secas, a fim de analisar as estratégias de enfrentamento desta agricultura nas áreas de sequeiro. Para tanto, é necessário relatar o histórico da região aqui em destaque, partindo do período referência até o atual, em seguida, conceituar e discorrer o fenômeno da seca e a agricultura familiar; e apresentar as estratégias e tecnologias utilizadas nessa agricultura para sobrevivência durante os períodos de estiagem. Inicialmente, foram realizados estudos bibliográficos sobre a temática abordada e observacionais ocorrentes, através da participação no evento Semiárido Show 2019. Verificou-se que é possível conviver com a seca a partir da utilização de recursos disponíveis nos quintais das famílias pobres do campo, constatando-se que se forem utilizadas de forma integrada tais recursos podem suprir as necessidades básicas nutricionais de cada família, melhorando, assim, a qualidade de vida, garantindo a sua sobrevivência.
id EMBRAPA-9_87e5eaa01ce1cc6ebd311259c98b0c02
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1147376
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Estratégias de enfrentamento da agricultura familiar nas áreas de sequeiro no semiárido brasileiro.Secas cíclicasSemiáridoSisteminhaConvivencia com a secaCombate às secasAgricultura FamiliarAgriculturaSecaAgricultureTendo em vista o grande crescimento tanto da área de ocorrência das secas quanto do prolongamento do tempo de estiagem no Semiárido brasileiro, o que antes se buscava combater, hoje, prefere-se trabalhar a terminologia ?convivência?, por ser considerada mais apropriada a realidade dessa região. Assim, pesquisa-se sobre como a agricultura familiar lida, atualmente, com o ciclo das secas, a fim de analisar as estratégias de enfrentamento desta agricultura nas áreas de sequeiro. Para tanto, é necessário relatar o histórico da região aqui em destaque, partindo do período referência até o atual, em seguida, conceituar e discorrer o fenômeno da seca e a agricultura familiar; e apresentar as estratégias e tecnologias utilizadas nessa agricultura para sobrevivência durante os períodos de estiagem. Inicialmente, foram realizados estudos bibliográficos sobre a temática abordada e observacionais ocorrentes, através da participação no evento Semiárido Show 2019. Verificou-se que é possível conviver com a seca a partir da utilização de recursos disponíveis nos quintais das famílias pobres do campo, constatando-se que se forem utilizadas de forma integrada tais recursos podem suprir as necessidades básicas nutricionais de cada família, melhorando, assim, a qualidade de vida, garantindo a sua sobrevivência.EDUARDO JOSÉ NASCIMENTO FRAGOSO; ERIC NASCIMENTO DE OLIVEIRA; GIBRAN MEDEIROS CHAVES DE VASCONCELOS; GLÁUCIA MÍRIA ALVES SILVA; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA; ALVANY MARIA DOS SANTOS SANTIAGO.FRAGOSO, E. J. N.OLIVEIRA, E. N. deVASCONCELOS, G. M. C. deSILVA, G. M. A.LIMA, J. R. F. deSANTIAGO, A. M. dos S.2022-10-17T19:08:30Z2022-10-17T19:08:30Z2022-10-172021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartcap. 4, p. 46-60.In: SOUZA, M. M. A. de; DINIZ, L. F. A. C.; SILVA, J. C. S.; CLEMENTINO, V. D. R.; FIGUEIREDO NETO, A. Desenvolvimento do semiárido: organizações, gestão, inovação & empreendedorismo. Belo Horizonte: Poisson, 2021.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/114737610.36229/978-65-5866-041-5.CAP.04porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-10-17T19:08:42Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1147376Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:21:38.354532Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de enfrentamento da agricultura familiar nas áreas de sequeiro no semiárido brasileiro.
title Estratégias de enfrentamento da agricultura familiar nas áreas de sequeiro no semiárido brasileiro.
spellingShingle Estratégias de enfrentamento da agricultura familiar nas áreas de sequeiro no semiárido brasileiro.
FRAGOSO, E. J. N.
Secas cíclicas
Semiárido
Sisteminha
Convivencia com a seca
Combate às secas
Agricultura Familiar
Agricultura
Seca
Agriculture
title_short Estratégias de enfrentamento da agricultura familiar nas áreas de sequeiro no semiárido brasileiro.
title_full Estratégias de enfrentamento da agricultura familiar nas áreas de sequeiro no semiárido brasileiro.
title_fullStr Estratégias de enfrentamento da agricultura familiar nas áreas de sequeiro no semiárido brasileiro.
title_full_unstemmed Estratégias de enfrentamento da agricultura familiar nas áreas de sequeiro no semiárido brasileiro.
title_sort Estratégias de enfrentamento da agricultura familiar nas áreas de sequeiro no semiárido brasileiro.
author FRAGOSO, E. J. N.
author_facet FRAGOSO, E. J. N.
OLIVEIRA, E. N. de
VASCONCELOS, G. M. C. de
SILVA, G. M. A.
LIMA, J. R. F. de
SANTIAGO, A. M. dos S.
author_role author
author2 OLIVEIRA, E. N. de
VASCONCELOS, G. M. C. de
SILVA, G. M. A.
LIMA, J. R. F. de
SANTIAGO, A. M. dos S.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EDUARDO JOSÉ NASCIMENTO FRAGOSO; ERIC NASCIMENTO DE OLIVEIRA; GIBRAN MEDEIROS CHAVES DE VASCONCELOS; GLÁUCIA MÍRIA ALVES SILVA; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA; ALVANY MARIA DOS SANTOS SANTIAGO.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRAGOSO, E. J. N.
OLIVEIRA, E. N. de
VASCONCELOS, G. M. C. de
SILVA, G. M. A.
LIMA, J. R. F. de
SANTIAGO, A. M. dos S.
dc.subject.por.fl_str_mv Secas cíclicas
Semiárido
Sisteminha
Convivencia com a seca
Combate às secas
Agricultura Familiar
Agricultura
Seca
Agriculture
topic Secas cíclicas
Semiárido
Sisteminha
Convivencia com a seca
Combate às secas
Agricultura Familiar
Agricultura
Seca
Agriculture
description Tendo em vista o grande crescimento tanto da área de ocorrência das secas quanto do prolongamento do tempo de estiagem no Semiárido brasileiro, o que antes se buscava combater, hoje, prefere-se trabalhar a terminologia ?convivência?, por ser considerada mais apropriada a realidade dessa região. Assim, pesquisa-se sobre como a agricultura familiar lida, atualmente, com o ciclo das secas, a fim de analisar as estratégias de enfrentamento desta agricultura nas áreas de sequeiro. Para tanto, é necessário relatar o histórico da região aqui em destaque, partindo do período referência até o atual, em seguida, conceituar e discorrer o fenômeno da seca e a agricultura familiar; e apresentar as estratégias e tecnologias utilizadas nessa agricultura para sobrevivência durante os períodos de estiagem. Inicialmente, foram realizados estudos bibliográficos sobre a temática abordada e observacionais ocorrentes, através da participação no evento Semiárido Show 2019. Verificou-se que é possível conviver com a seca a partir da utilização de recursos disponíveis nos quintais das famílias pobres do campo, constatando-se que se forem utilizadas de forma integrada tais recursos podem suprir as necessidades básicas nutricionais de cada família, melhorando, assim, a qualidade de vida, garantindo a sua sobrevivência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-10-17T19:08:30Z
2022-10-17T19:08:30Z
2022-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SOUZA, M. M. A. de; DINIZ, L. F. A. C.; SILVA, J. C. S.; CLEMENTINO, V. D. R.; FIGUEIREDO NETO, A. Desenvolvimento do semiárido: organizações, gestão, inovação & empreendedorismo. Belo Horizonte: Poisson, 2021.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1147376
10.36229/978-65-5866-041-5.CAP.04
identifier_str_mv In: SOUZA, M. M. A. de; DINIZ, L. F. A. C.; SILVA, J. C. S.; CLEMENTINO, V. D. R.; FIGUEIREDO NETO, A. Desenvolvimento do semiárido: organizações, gestão, inovação & empreendedorismo. Belo Horizonte: Poisson, 2021.
10.36229/978-65-5866-041-5.CAP.04
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1147376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv cap. 4, p. 46-60.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510119714684928