Caracterização dos solos da Reserva Biológica de Serra Negra, PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA NETO, M. B. de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: PARAHYBA, R. da B. V., SANTOS, J. C. P. dos, SILVA, M. S. L. da, CUNHA, T. J. F., LUCENA, A. M. A. de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/881460
Resumo: A reserva biológica de Serra Negra foi a primeira reserva federal criada no Brasil, porém, desde então, não possui um estudo que dê suporte à elaboração do seu plano de manejo. O presente trabalho é parte de um projeto maior que contempla estudos básicos do meio físico biótico, abiótico e antropológico da área da Reserva para subsidiar a elaboração do seu plano de manejo. Como parte deste projeto a Embrapa Solos participou do estudo do meio físico abiótico, com o objetivo de identificar e caracterizar as principais classes de solos que ocorrem na área, além de identificar algumas fragilidades ambientais na área da Reserva. Para isso, foram feitos trajetos de forma a percorrer a encosta da serra do sopé até o topo, onde os solos foram previamente identificados e posteriormente coletados para caracterização morfológica, física e química. Foi observado ao longo da encosta uma diversificação de solos e ambientes imposta pelo gradiente de altitude e pelos estratos geológicos que lá ocorrem. Os principais solos identificados e caracterizados nos geoambientes que constituem na Serra Negra foram: Neossolos Litólicos, Cambissolos Háplicos, Latossolos Amarelos, Vertissolos Háplicos e Argissolos Vermelho-Amarelos. O traçado inadequado de estradas e caminhos, a ocorrência de solos rasos e rochosos que podem ocasionar deslocamentos de massa e a presença de bovinos na área são alguns fatores que podem dar início ao processo de degradação ambiental na Rebio de Serra Negra.
id EMBRAPA-9_afdb29333da1c7dc97dfba53ca1d3c32
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/881460
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Caracterização dos solos da Reserva Biológica de Serra Negra, PE.Serra NegraReserva BiológicaA reserva biológica de Serra Negra foi a primeira reserva federal criada no Brasil, porém, desde então, não possui um estudo que dê suporte à elaboração do seu plano de manejo. O presente trabalho é parte de um projeto maior que contempla estudos básicos do meio físico biótico, abiótico e antropológico da área da Reserva para subsidiar a elaboração do seu plano de manejo. Como parte deste projeto a Embrapa Solos participou do estudo do meio físico abiótico, com o objetivo de identificar e caracterizar as principais classes de solos que ocorrem na área, além de identificar algumas fragilidades ambientais na área da Reserva. Para isso, foram feitos trajetos de forma a percorrer a encosta da serra do sopé até o topo, onde os solos foram previamente identificados e posteriormente coletados para caracterização morfológica, física e química. Foi observado ao longo da encosta uma diversificação de solos e ambientes imposta pelo gradiente de altitude e pelos estratos geológicos que lá ocorrem. Os principais solos identificados e caracterizados nos geoambientes que constituem na Serra Negra foram: Neossolos Litólicos, Cambissolos Háplicos, Latossolos Amarelos, Vertissolos Háplicos e Argissolos Vermelho-Amarelos. O traçado inadequado de estradas e caminhos, a ocorrência de solos rasos e rochosos que podem ocasionar deslocamentos de massa e a presença de bovinos na área são alguns fatores que podem dar início ao processo de degradação ambiental na Rebio de Serra Negra.MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; ANDRÉA MARIA ALVES DE LUCENA, UFRPE.OLIVEIRA NETO, M. B. dePARAHYBA, R. da B. V.SANTOS, J. C. P. dosSILVA, M. S. L. daCUNHA, T. J. F.LUCENA, A. M. A. de2019-02-04T23:13:18Z2019-02-04T23:13:18Z2011-03-1820102019-02-04T23:13:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book58 p.Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010.1678-0892http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/881460por(Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 162).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-02-04T23:13:26Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/881460Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:13:56.125596Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização dos solos da Reserva Biológica de Serra Negra, PE.
title Caracterização dos solos da Reserva Biológica de Serra Negra, PE.
spellingShingle Caracterização dos solos da Reserva Biológica de Serra Negra, PE.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
Serra Negra
Reserva Biológica
title_short Caracterização dos solos da Reserva Biológica de Serra Negra, PE.
title_full Caracterização dos solos da Reserva Biológica de Serra Negra, PE.
title_fullStr Caracterização dos solos da Reserva Biológica de Serra Negra, PE.
title_full_unstemmed Caracterização dos solos da Reserva Biológica de Serra Negra, PE.
title_sort Caracterização dos solos da Reserva Biológica de Serra Negra, PE.
author OLIVEIRA NETO, M. B. de
author_facet OLIVEIRA NETO, M. B. de
PARAHYBA, R. da B. V.
SANTOS, J. C. P. dos
SILVA, M. S. L. da
CUNHA, T. J. F.
LUCENA, A. M. A. de
author_role author
author2 PARAHYBA, R. da B. V.
SANTOS, J. C. P. dos
SILVA, M. S. L. da
CUNHA, T. J. F.
LUCENA, A. M. A. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; ANDRÉA MARIA ALVES DE LUCENA, UFRPE.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA NETO, M. B. de
PARAHYBA, R. da B. V.
SANTOS, J. C. P. dos
SILVA, M. S. L. da
CUNHA, T. J. F.
LUCENA, A. M. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Serra Negra
Reserva Biológica
topic Serra Negra
Reserva Biológica
description A reserva biológica de Serra Negra foi a primeira reserva federal criada no Brasil, porém, desde então, não possui um estudo que dê suporte à elaboração do seu plano de manejo. O presente trabalho é parte de um projeto maior que contempla estudos básicos do meio físico biótico, abiótico e antropológico da área da Reserva para subsidiar a elaboração do seu plano de manejo. Como parte deste projeto a Embrapa Solos participou do estudo do meio físico abiótico, com o objetivo de identificar e caracterizar as principais classes de solos que ocorrem na área, além de identificar algumas fragilidades ambientais na área da Reserva. Para isso, foram feitos trajetos de forma a percorrer a encosta da serra do sopé até o topo, onde os solos foram previamente identificados e posteriormente coletados para caracterização morfológica, física e química. Foi observado ao longo da encosta uma diversificação de solos e ambientes imposta pelo gradiente de altitude e pelos estratos geológicos que lá ocorrem. Os principais solos identificados e caracterizados nos geoambientes que constituem na Serra Negra foram: Neossolos Litólicos, Cambissolos Háplicos, Latossolos Amarelos, Vertissolos Háplicos e Argissolos Vermelho-Amarelos. O traçado inadequado de estradas e caminhos, a ocorrência de solos rasos e rochosos que podem ocasionar deslocamentos de massa e a presença de bovinos na área são alguns fatores que podem dar início ao processo de degradação ambiental na Rebio de Serra Negra.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-03-18
2019-02-04T23:13:18Z
2019-02-04T23:13:18Z
2019-02-04T23:13:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010.
1678-0892
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/881460
identifier_str_mv Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010.
1678-0892
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/881460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 162).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510109406134272