Alimentação de Gymnotus cf. carapo (Pisces: Gymnotidae) e suas relações com a fauna associada às macrófitas aquáticas no Pantanal, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, R. A. C.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: RESENDE, E. K. de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/812541
Resumo: Foi analisada a alimentação da tuvira, Gymnotus cf. carapo e as possíveis relações com a fauna associada às raízes das macrófitas aquáticas, os parâmetros físicos e químicos da água e o teor de matéria orgânica retido nas raízes das macrófitas, na planície de inundação do baixo rio Negro, Mato Grosso do Sul. As ordens Insecta, Cladocera, Rotifera e Gastropoda foram os recursos alimentares predominantes nas raízes das macrófitas. As tuviras do Pantanal do baixo rio Negro são carnívoras generalistas e alimentam-se seletivamente da fauna associada às raízes de macrófitas aquáticas. A alimentação é baseada em invertebrados, dentre os insetos, Ephemeroptera e Odonata foram os recursos alimentar preferidos, seguido de Cladocera. São encontradas freqüentemente nos estandes de macrófitas capazes de reter altos teores de matéria orgânica em suas raízes ou em baceiros, nos ambientes onde há conexão com o rio principal e em profundidades inferiores a 120cm. Pela sua história filogenética, é uma espécie encontrada em condições físico-química de águas bem diversificada.
id EMBRAPA-9_b00ece591db620b4a934065ddd328a27
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/812541
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Alimentação de Gymnotus cf. carapo (Pisces: Gymnotidae) e suas relações com a fauna associada às macrófitas aquáticas no Pantanal, Brasil.Dieta alimentarplanície de inundaçãorio NegroPeixeFoi analisada a alimentação da tuvira, Gymnotus cf. carapo e as possíveis relações com a fauna associada às raízes das macrófitas aquáticas, os parâmetros físicos e químicos da água e o teor de matéria orgânica retido nas raízes das macrófitas, na planície de inundação do baixo rio Negro, Mato Grosso do Sul. As ordens Insecta, Cladocera, Rotifera e Gastropoda foram os recursos alimentares predominantes nas raízes das macrófitas. As tuviras do Pantanal do baixo rio Negro são carnívoras generalistas e alimentam-se seletivamente da fauna associada às raízes de macrófitas aquáticas. A alimentação é baseada em invertebrados, dentre os insetos, Ephemeroptera e Odonata foram os recursos alimentar preferidos, seguido de Cladocera. São encontradas freqüentemente nos estandes de macrófitas capazes de reter altos teores de matéria orgânica em suas raízes ou em baceiros, nos ambientes onde há conexão com o rio principal e em profundidades inferiores a 120cm. Pela sua história filogenética, é uma espécie encontrada em condições físico-química de águas bem diversificada.Formato eletrônicoRosana Aparecida Cândido Pereira, IBAMA/MS; Emiko Kawakami de Resende, Embrapa Pantanal.PEREIRA, R. A. C.RESENDE, E. K. de2011-04-09T19:11:00Z2011-04-09T19:11:00Z2008-01-0720062011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book51 p.Corumbá: Embrapa Pantanal, 2006.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/812541por(Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa, 68)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T11:07:55Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/812541Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T10:46:07.677821Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Alimentação de Gymnotus cf. carapo (Pisces: Gymnotidae) e suas relações com a fauna associada às macrófitas aquáticas no Pantanal, Brasil.
title Alimentação de Gymnotus cf. carapo (Pisces: Gymnotidae) e suas relações com a fauna associada às macrófitas aquáticas no Pantanal, Brasil.
spellingShingle Alimentação de Gymnotus cf. carapo (Pisces: Gymnotidae) e suas relações com a fauna associada às macrófitas aquáticas no Pantanal, Brasil.
PEREIRA, R. A. C.
Dieta alimentar
planície de inundação
rio Negro
Peixe
title_short Alimentação de Gymnotus cf. carapo (Pisces: Gymnotidae) e suas relações com a fauna associada às macrófitas aquáticas no Pantanal, Brasil.
title_full Alimentação de Gymnotus cf. carapo (Pisces: Gymnotidae) e suas relações com a fauna associada às macrófitas aquáticas no Pantanal, Brasil.
title_fullStr Alimentação de Gymnotus cf. carapo (Pisces: Gymnotidae) e suas relações com a fauna associada às macrófitas aquáticas no Pantanal, Brasil.
title_full_unstemmed Alimentação de Gymnotus cf. carapo (Pisces: Gymnotidae) e suas relações com a fauna associada às macrófitas aquáticas no Pantanal, Brasil.
title_sort Alimentação de Gymnotus cf. carapo (Pisces: Gymnotidae) e suas relações com a fauna associada às macrófitas aquáticas no Pantanal, Brasil.
author PEREIRA, R. A. C.
author_facet PEREIRA, R. A. C.
RESENDE, E. K. de
author_role author
author2 RESENDE, E. K. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosana Aparecida Cândido Pereira, IBAMA/MS; Emiko Kawakami de Resende, Embrapa Pantanal.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, R. A. C.
RESENDE, E. K. de
dc.subject.por.fl_str_mv Dieta alimentar
planície de inundação
rio Negro
Peixe
topic Dieta alimentar
planície de inundação
rio Negro
Peixe
description Foi analisada a alimentação da tuvira, Gymnotus cf. carapo e as possíveis relações com a fauna associada às raízes das macrófitas aquáticas, os parâmetros físicos e químicos da água e o teor de matéria orgânica retido nas raízes das macrófitas, na planície de inundação do baixo rio Negro, Mato Grosso do Sul. As ordens Insecta, Cladocera, Rotifera e Gastropoda foram os recursos alimentares predominantes nas raízes das macrófitas. As tuviras do Pantanal do baixo rio Negro são carnívoras generalistas e alimentam-se seletivamente da fauna associada às raízes de macrófitas aquáticas. A alimentação é baseada em invertebrados, dentre os insetos, Ephemeroptera e Odonata foram os recursos alimentar preferidos, seguido de Cladocera. São encontradas freqüentemente nos estandes de macrófitas capazes de reter altos teores de matéria orgânica em suas raízes ou em baceiros, nos ambientes onde há conexão com o rio principal e em profundidades inferiores a 120cm. Pela sua história filogenética, é uma espécie encontrada em condições físico-química de águas bem diversificada.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2008-01-07
2011-04-09T19:11:00Z
2011-04-09T19:11:00Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Corumbá: Embrapa Pantanal, 2006.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/812541
identifier_str_mv Corumbá: Embrapa Pantanal, 2006.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/812541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa, 68)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510089211609088