Caracterização dos recursos naturais de uma área piloto do núcleo de desertificação do Seridó, estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, F. H. B. B. da
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: BURGOS, N., ACCIOLY, L. J. de O., COSTA, T. C. e C. da, OLIVEIRA, M. A. J. de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338376
Resumo: A área estudada apresenta sérios problemas para o seu uso racional. Trata-se de região semi-árida, com baixa, e irregular precipitação pluviométrica, solos na grande maioria rasos e já muito erodidos, grande número de olarias necessitando de madeira, como combustível, e material argiloso, para fabricação de telhas e tijolos. Nestas condições os solos se degradam cada vez mais e a tendência é o desemprego na área aumentar. É imprescindível um manejo racional na vegetação existente e sobretudo, um trabalho de conscientização da população da área, procurando evitar a sua degradação total. Para a elaboração do diagnóstico ambiental foi realizado um levantamento de solos em nível de reconhecimento de baixa e média intensidade, na escala 1:100.000, cobrindo uma área de 750km 2 . O objetivo principal do diagnóstico ambiental foi o de caracterizar os recursos naturais, principalmente os solos, visando dar suporte aos estudos de degradação ambiental do Núcleo de Desertificação do Seridó, compreendendo, parte dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada para a realização do Levantamento de Solos seguiu as normas do Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (SNLCS), atualmente Centro Nacional de Pesquisa de Solos - Embrapa Solos. Os resultados dos estudos mostram a presença de 5 grandes agrupamentos de solos destacando-se do maior agrupamento para o menor (em superfície) respectivamente, identificadas por: Argissolos, Planossolos e Neossolos Regolíticos, Flúvicos e Litólicos.
id EMBRAPA-9_dfe7e31a746ab2381bca9e1eabc6fbae
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/338376
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Caracterização dos recursos naturais de uma área piloto do núcleo de desertificação do Seridó, estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.Diagnóstico ambientalRegião semiáridaLevantamento de solosDegradação AmbientalDesertificaçãoErosãoA área estudada apresenta sérios problemas para o seu uso racional. Trata-se de região semi-árida, com baixa, e irregular precipitação pluviométrica, solos na grande maioria rasos e já muito erodidos, grande número de olarias necessitando de madeira, como combustível, e material argiloso, para fabricação de telhas e tijolos. Nestas condições os solos se degradam cada vez mais e a tendência é o desemprego na área aumentar. É imprescindível um manejo racional na vegetação existente e sobretudo, um trabalho de conscientização da população da área, procurando evitar a sua degradação total. Para a elaboração do diagnóstico ambiental foi realizado um levantamento de solos em nível de reconhecimento de baixa e média intensidade, na escala 1:100.000, cobrindo uma área de 750km 2 . O objetivo principal do diagnóstico ambiental foi o de caracterizar os recursos naturais, principalmente os solos, visando dar suporte aos estudos de degradação ambiental do Núcleo de Desertificação do Seridó, compreendendo, parte dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada para a realização do Levantamento de Solos seguiu as normas do Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (SNLCS), atualmente Centro Nacional de Pesquisa de Solos - Embrapa Solos. Os resultados dos estudos mostram a presença de 5 grandes agrupamentos de solos destacando-se do maior agrupamento para o menor (em superfície) respectivamente, identificadas por: Argissolos, Planossolos e Neossolos Regolíticos, Flúvicos e Litólicos.FLAVIO HUGO BARRETO B DA SILVA, CNPS; NIVALDO BURGOS, CNPS; LUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS; THOMAZ CORREA E CASTRO DA COSTA, CNPS; MARIA APARECIDA JOSÉ DE OLIVEIRA, CNPS.SILVA, F. H. B. B. daBURGOS, N.ACCIOLY, L. J. de O.COSTA, T. C. e C. daOLIVEIRA, M. A. J. de2017-04-27T23:46:35Z2017-04-27T23:46:35Z2004-12-0620022017-04-27T23:46:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookil. color.52 p.Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2002.1678-0884http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338376por(Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 4).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T14:30:36Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/338376Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:08:39.525442Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização dos recursos naturais de uma área piloto do núcleo de desertificação do Seridó, estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
title Caracterização dos recursos naturais de uma área piloto do núcleo de desertificação do Seridó, estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
spellingShingle Caracterização dos recursos naturais de uma área piloto do núcleo de desertificação do Seridó, estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
SILVA, F. H. B. B. da
Diagnóstico ambiental
Região semiárida
Levantamento de solos
Degradação Ambiental
Desertificação
Erosão
title_short Caracterização dos recursos naturais de uma área piloto do núcleo de desertificação do Seridó, estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
title_full Caracterização dos recursos naturais de uma área piloto do núcleo de desertificação do Seridó, estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
title_fullStr Caracterização dos recursos naturais de uma área piloto do núcleo de desertificação do Seridó, estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
title_full_unstemmed Caracterização dos recursos naturais de uma área piloto do núcleo de desertificação do Seridó, estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
title_sort Caracterização dos recursos naturais de uma área piloto do núcleo de desertificação do Seridó, estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
author SILVA, F. H. B. B. da
author_facet SILVA, F. H. B. B. da
BURGOS, N.
ACCIOLY, L. J. de O.
COSTA, T. C. e C. da
OLIVEIRA, M. A. J. de
author_role author
author2 BURGOS, N.
ACCIOLY, L. J. de O.
COSTA, T. C. e C. da
OLIVEIRA, M. A. J. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FLAVIO HUGO BARRETO B DA SILVA, CNPS; NIVALDO BURGOS, CNPS; LUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS; THOMAZ CORREA E CASTRO DA COSTA, CNPS; MARIA APARECIDA JOSÉ DE OLIVEIRA, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, F. H. B. B. da
BURGOS, N.
ACCIOLY, L. J. de O.
COSTA, T. C. e C. da
OLIVEIRA, M. A. J. de
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico ambiental
Região semiárida
Levantamento de solos
Degradação Ambiental
Desertificação
Erosão
topic Diagnóstico ambiental
Região semiárida
Levantamento de solos
Degradação Ambiental
Desertificação
Erosão
description A área estudada apresenta sérios problemas para o seu uso racional. Trata-se de região semi-árida, com baixa, e irregular precipitação pluviométrica, solos na grande maioria rasos e já muito erodidos, grande número de olarias necessitando de madeira, como combustível, e material argiloso, para fabricação de telhas e tijolos. Nestas condições os solos se degradam cada vez mais e a tendência é o desemprego na área aumentar. É imprescindível um manejo racional na vegetação existente e sobretudo, um trabalho de conscientização da população da área, procurando evitar a sua degradação total. Para a elaboração do diagnóstico ambiental foi realizado um levantamento de solos em nível de reconhecimento de baixa e média intensidade, na escala 1:100.000, cobrindo uma área de 750km 2 . O objetivo principal do diagnóstico ambiental foi o de caracterizar os recursos naturais, principalmente os solos, visando dar suporte aos estudos de degradação ambiental do Núcleo de Desertificação do Seridó, compreendendo, parte dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada para a realização do Levantamento de Solos seguiu as normas do Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (SNLCS), atualmente Centro Nacional de Pesquisa de Solos - Embrapa Solos. Os resultados dos estudos mostram a presença de 5 grandes agrupamentos de solos destacando-se do maior agrupamento para o menor (em superfície) respectivamente, identificadas por: Argissolos, Planossolos e Neossolos Regolíticos, Flúvicos e Litólicos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2004-12-06
2017-04-27T23:46:35Z
2017-04-27T23:46:35Z
2017-04-27T23:46:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2002.
1678-0884
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338376
identifier_str_mv Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2002.
1678-0884
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 4).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv il. color.
52 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510103513137152