Como transformar uma propriedade convencional em agroecológica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEIDEN, A.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BORSATO, A. V.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1036548
Resumo: Em geral a primeira pergunta que os técnicos e agricultores convencionais fazem em relação aos sistemas de produção agroecológicos é ?que produto vocês usam para controlar as pragas e doenças??. O problema é que a própria pergunta já está equivocada, pois ela parte do princípio que é necessário usar algum tipo de veneno para fazer o controle dos organismos indesejados nos sistemas de produção. Uma das primeiras coisas que precisamos quebrar no processo de transição agroecológica é esta lógica convencional de problema = insumo. A pergunta correta na lógica agroecológica é ?como convivo com os organismos indesejáveis?? ou no limite ?como posso manejar esses organismos para que eles não se tornem problemas??. Para responder a estas questões é necessário muito mais conhecimento que simples receitas de produtos que matam determinados insetos ou micro-organismos. É preciso conhecer minimamente explorações estão envolvidas, conhecer minimamente a dinâmica da população dos organismos que nos incomodam e principalmente minimamente sobre as interações entre os diversos tipos de organismos.
id EMBRAPA-9_fb74e7300c412c93210e412a80e2f56a
oai_identifier_str oai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1036548
network_acronym_str EMBRAPA-9
network_name_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository_id_str
spelling Como transformar uma propriedade convencional em agroecológica?AgroecologiaEcologia vegetalAgroecosystemsSustainable agricultureAgroecologyEm geral a primeira pergunta que os técnicos e agricultores convencionais fazem em relação aos sistemas de produção agroecológicos é ?que produto vocês usam para controlar as pragas e doenças??. O problema é que a própria pergunta já está equivocada, pois ela parte do princípio que é necessário usar algum tipo de veneno para fazer o controle dos organismos indesejados nos sistemas de produção. Uma das primeiras coisas que precisamos quebrar no processo de transição agroecológica é esta lógica convencional de problema = insumo. A pergunta correta na lógica agroecológica é ?como convivo com os organismos indesejáveis?? ou no limite ?como posso manejar esses organismos para que eles não se tornem problemas??. Para responder a estas questões é necessário muito mais conhecimento que simples receitas de produtos que matam determinados insetos ou micro-organismos. É preciso conhecer minimamente explorações estão envolvidas, conhecer minimamente a dinâmica da população dos organismos que nos incomodam e principalmente minimamente sobre as interações entre os diversos tipos de organismos.ALBERTO FEIDEN, CPAP; AURELIO VINICIUS BORSATO, CPAP.FEIDEN, A.BORSATO, A. V.2016-02-11T11:11:11Z2016-02-11T11:11:11Z2016-02-1120162017-05-16T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 18-22.In: PAVLAK, R. J.; SEIXAS, C. D. S.; GRISA, S. (Org.). Cartilha de tecnologias: vitrine tecnológica de agroecologia "Vilson Nilson Redel". Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional, 2016.http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1036548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T13:59:36Zoai:www.infoteca.cnptia.embrapa.br:doc/1036548Repositório InstitucionalPUBhttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca-oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:2024-03-20T11:05:57.944843Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Como transformar uma propriedade convencional em agroecológica?
title Como transformar uma propriedade convencional em agroecológica?
spellingShingle Como transformar uma propriedade convencional em agroecológica?
FEIDEN, A.
Agroecologia
Ecologia vegetal
Agroecosystems
Sustainable agriculture
Agroecology
title_short Como transformar uma propriedade convencional em agroecológica?
title_full Como transformar uma propriedade convencional em agroecológica?
title_fullStr Como transformar uma propriedade convencional em agroecológica?
title_full_unstemmed Como transformar uma propriedade convencional em agroecológica?
title_sort Como transformar uma propriedade convencional em agroecológica?
author FEIDEN, A.
author_facet FEIDEN, A.
BORSATO, A. V.
author_role author
author2 BORSATO, A. V.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALBERTO FEIDEN, CPAP; AURELIO VINICIUS BORSATO, CPAP.
dc.contributor.author.fl_str_mv FEIDEN, A.
BORSATO, A. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Ecologia vegetal
Agroecosystems
Sustainable agriculture
Agroecology
topic Agroecologia
Ecologia vegetal
Agroecosystems
Sustainable agriculture
Agroecology
description Em geral a primeira pergunta que os técnicos e agricultores convencionais fazem em relação aos sistemas de produção agroecológicos é ?que produto vocês usam para controlar as pragas e doenças??. O problema é que a própria pergunta já está equivocada, pois ela parte do princípio que é necessário usar algum tipo de veneno para fazer o controle dos organismos indesejados nos sistemas de produção. Uma das primeiras coisas que precisamos quebrar no processo de transição agroecológica é esta lógica convencional de problema = insumo. A pergunta correta na lógica agroecológica é ?como convivo com os organismos indesejáveis?? ou no limite ?como posso manejar esses organismos para que eles não se tornem problemas??. Para responder a estas questões é necessário muito mais conhecimento que simples receitas de produtos que matam determinados insetos ou micro-organismos. É preciso conhecer minimamente explorações estão envolvidas, conhecer minimamente a dinâmica da população dos organismos que nos incomodam e principalmente minimamente sobre as interações entre os diversos tipos de organismos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-11T11:11:11Z
2016-02-11T11:11:11Z
2016-02-11
2016
2017-05-16T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: PAVLAK, R. J.; SEIXAS, C. D. S.; GRISA, S. (Org.). Cartilha de tecnologias: vitrine tecnológica de agroecologia "Vilson Nilson Redel". Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional, 2016.
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1036548
identifier_str_mv In: PAVLAK, R. J.; SEIXAS, C. D. S.; GRISA, S. (Org.). Cartilha de tecnologias: vitrine tecnológica de agroecologia "Vilson Nilson Redel". Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional, 2016.
url http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1036548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 18-22.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
collection Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e)
repository.name.fl_str_mv Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794510101141258241