Influência das diferentes seções do terço médio da planta na multiplicação rápida de mandioca.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AQUILES, K. R.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MATTOS, J. K. de A., UESUGI, C. H., VIEIRA, E. A., FIALHO, J. de F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143080
Resumo: A mandioca é cultivada principalmente para obtenção de raízes tuberosas ricas em carboidratos, utilizadas na alimentação humana e animal. Porém, a cultura da mandioca apresenta baixa taxa de multiplicação. O objetivo do estudo foi avaliar a capacidade de produção de brotos herbáceos enraizados e de mudas aclimatadas a partir de estacas binodais obtidas da parte basal, intermediária e apical do terço intermediário da rama de mandioca, pelo método de propagação rápida, por meio da utilização de miniestufas individualizadas e recipientes alternativos. O material de plantio utilizado foi proveniente de plantas da variedade Americana, da qual foram obtidas minimanivas binodais dos seguimentos basal, intermediário e apical do terço médio da planta. Três minimanivas foram plantadas em vasos plásticos de 2 litros, contendo uma mistura de latossolo vermelho, areia, esterco bovino curtido e vermiculita. Foram colocados recipientes plásticos transparentes sobre cada vaso a fim de manter a umidade e favorecer a brotação. Os caracteres número de brotos herbáceos, porcentagem de brotação, número de brotos enraizados e número de mudas aclimatadas, foram influenciados pelo fator segmento do terço médio. O segmento basal do terço médio é o mais indicado para a propagação rápida de mandioca.
id EMBR_00366d2797211e1228599f03e36a0720
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1143080
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência das diferentes seções do terço médio da planta na multiplicação rápida de mandioca.Multiplicação vegetativaManihot EsculentaMandiocaMudaA mandioca é cultivada principalmente para obtenção de raízes tuberosas ricas em carboidratos, utilizadas na alimentação humana e animal. Porém, a cultura da mandioca apresenta baixa taxa de multiplicação. O objetivo do estudo foi avaliar a capacidade de produção de brotos herbáceos enraizados e de mudas aclimatadas a partir de estacas binodais obtidas da parte basal, intermediária e apical do terço intermediário da rama de mandioca, pelo método de propagação rápida, por meio da utilização de miniestufas individualizadas e recipientes alternativos. O material de plantio utilizado foi proveniente de plantas da variedade Americana, da qual foram obtidas minimanivas binodais dos seguimentos basal, intermediário e apical do terço médio da planta. Três minimanivas foram plantadas em vasos plásticos de 2 litros, contendo uma mistura de latossolo vermelho, areia, esterco bovino curtido e vermiculita. Foram colocados recipientes plásticos transparentes sobre cada vaso a fim de manter a umidade e favorecer a brotação. Os caracteres número de brotos herbáceos, porcentagem de brotação, número de brotos enraizados e número de mudas aclimatadas, foram influenciados pelo fator segmento do terço médio. O segmento basal do terço médio é o mais indicado para a propagação rápida de mandioca.KLEITON RODRIGUES AQUILES; JEAN KLEBER DE ABREU MATTOS; CARLOS HIDEMI UESUGI; EDUARDO ALANO VIEIRA, CPAC; JOSEFINO DE FREITAS FIALHO, CPAC.AQUILES, K. R.MATTOS, J. K. de A.UESUGI, C. H.VIEIRA, E. A.FIALHO, J. de F.2022-05-16T19:13:41Z2022-05-16T19:13:41Z2022-05-162021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 4537-4549Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, , v. 4, n. 3, jul./set. 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-05-16T19:13:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1143080Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-05-16T19:13:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência das diferentes seções do terço médio da planta na multiplicação rápida de mandioca.
title Influência das diferentes seções do terço médio da planta na multiplicação rápida de mandioca.
spellingShingle Influência das diferentes seções do terço médio da planta na multiplicação rápida de mandioca.
AQUILES, K. R.
Multiplicação vegetativa
Manihot Esculenta
Mandioca
Muda
title_short Influência das diferentes seções do terço médio da planta na multiplicação rápida de mandioca.
title_full Influência das diferentes seções do terço médio da planta na multiplicação rápida de mandioca.
title_fullStr Influência das diferentes seções do terço médio da planta na multiplicação rápida de mandioca.
title_full_unstemmed Influência das diferentes seções do terço médio da planta na multiplicação rápida de mandioca.
title_sort Influência das diferentes seções do terço médio da planta na multiplicação rápida de mandioca.
author AQUILES, K. R.
author_facet AQUILES, K. R.
MATTOS, J. K. de A.
UESUGI, C. H.
VIEIRA, E. A.
FIALHO, J. de F.
author_role author
author2 MATTOS, J. K. de A.
UESUGI, C. H.
VIEIRA, E. A.
FIALHO, J. de F.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv KLEITON RODRIGUES AQUILES; JEAN KLEBER DE ABREU MATTOS; CARLOS HIDEMI UESUGI; EDUARDO ALANO VIEIRA, CPAC; JOSEFINO DE FREITAS FIALHO, CPAC.
dc.contributor.author.fl_str_mv AQUILES, K. R.
MATTOS, J. K. de A.
UESUGI, C. H.
VIEIRA, E. A.
FIALHO, J. de F.
dc.subject.por.fl_str_mv Multiplicação vegetativa
Manihot Esculenta
Mandioca
Muda
topic Multiplicação vegetativa
Manihot Esculenta
Mandioca
Muda
description A mandioca é cultivada principalmente para obtenção de raízes tuberosas ricas em carboidratos, utilizadas na alimentação humana e animal. Porém, a cultura da mandioca apresenta baixa taxa de multiplicação. O objetivo do estudo foi avaliar a capacidade de produção de brotos herbáceos enraizados e de mudas aclimatadas a partir de estacas binodais obtidas da parte basal, intermediária e apical do terço intermediário da rama de mandioca, pelo método de propagação rápida, por meio da utilização de miniestufas individualizadas e recipientes alternativos. O material de plantio utilizado foi proveniente de plantas da variedade Americana, da qual foram obtidas minimanivas binodais dos seguimentos basal, intermediário e apical do terço médio da planta. Três minimanivas foram plantadas em vasos plásticos de 2 litros, contendo uma mistura de latossolo vermelho, areia, esterco bovino curtido e vermiculita. Foram colocados recipientes plásticos transparentes sobre cada vaso a fim de manter a umidade e favorecer a brotação. Os caracteres número de brotos herbáceos, porcentagem de brotação, número de brotos enraizados e número de mudas aclimatadas, foram influenciados pelo fator segmento do terço médio. O segmento basal do terço médio é o mais indicado para a propagação rápida de mandioca.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-16T19:13:41Z
2022-05-16T19:13:41Z
2022-05-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, , v. 4, n. 3, jul./set. 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143080
identifier_str_mv Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, , v. 4, n. 3, jul./set. 2021.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 4537-4549
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695637213282304