Resposta de feijão-caupi à inoculação com estirpes nativas de rizóbio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIOS, R. da M.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: FERREIRA, N. dos S., BORGES, W. L.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060455
Resumo: O feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.] é uma cultura cultivada em todo o Brasil e possui uma grande capacidade de fixar nitrogênio atmosférico por meio da simbiose com rizóbio. O feijão-caupi, quando bem nodulado, pode dispensar outras fontes de N e alcançar alta produtividade. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes estirpes de rizóbio isoladas dos genótipos BRS Tumucumaque, BRS Mazagão, BRS Nova Era e BRS Amapá, sobre o acúmulo de biomassa do genótipo BRS Tumucumaque. Foram realizados dois experimentos em condição de casa de vegetação, ambos em delineamento de blocos ao acaso com três blocos e 30 tratamentos. Foram testadas 28 bactérias nativas, além dos tratamentos com a aplicação de nitrogênio mineral e controle sem inoculação e sem aplicação de nitrogênio. A coleta foi realizada aos 44 dias após o plantio. Os resultados de matéria seca da parte aérea (MSPA) foram submetidos à análise de variância e ao teste Tukey para comparações múltiplas de médias. Embora o acúmulo de matéria seca tenha variado entre os tratamentos, não houve diferença significativa entre, em ambos os experimentos. No primeiro e no segundo experimento o acumulo de MSPA foi maior no tratamento com aplicação do nitrogênio mineral, com uma média de 1,6 g vaso-1 e 3,19 g vaso-1, respectivamente. Dentre as estirpes testadas a que acumulou maior MSPA no experimento foram as isoladas da BRS Nova Era. Os resultados mostram que as estirpes testadas foram capazes de promover acúmulo de matéria seca de parte aérea do feijão-caupi de forma similar ao tratamento que recebeu a aplicação de 100 mg de N por vaso.
id EMBR_00db00260a789fcff20afb95f8d6a620
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1060455
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Resposta de feijão-caupi à inoculação com estirpes nativas de rizóbio.Fixação Biológica de NitrogênioInoculanteO feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.] é uma cultura cultivada em todo o Brasil e possui uma grande capacidade de fixar nitrogênio atmosférico por meio da simbiose com rizóbio. O feijão-caupi, quando bem nodulado, pode dispensar outras fontes de N e alcançar alta produtividade. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes estirpes de rizóbio isoladas dos genótipos BRS Tumucumaque, BRS Mazagão, BRS Nova Era e BRS Amapá, sobre o acúmulo de biomassa do genótipo BRS Tumucumaque. Foram realizados dois experimentos em condição de casa de vegetação, ambos em delineamento de blocos ao acaso com três blocos e 30 tratamentos. Foram testadas 28 bactérias nativas, além dos tratamentos com a aplicação de nitrogênio mineral e controle sem inoculação e sem aplicação de nitrogênio. A coleta foi realizada aos 44 dias após o plantio. Os resultados de matéria seca da parte aérea (MSPA) foram submetidos à análise de variância e ao teste Tukey para comparações múltiplas de médias. Embora o acúmulo de matéria seca tenha variado entre os tratamentos, não houve diferença significativa entre, em ambos os experimentos. No primeiro e no segundo experimento o acumulo de MSPA foi maior no tratamento com aplicação do nitrogênio mineral, com uma média de 1,6 g vaso-1 e 3,19 g vaso-1, respectivamente. Dentre as estirpes testadas a que acumulou maior MSPA no experimento foram as isoladas da BRS Nova Era. Os resultados mostram que as estirpes testadas foram capazes de promover acúmulo de matéria seca de parte aérea do feijão-caupi de forma similar ao tratamento que recebeu a aplicação de 100 mg de N por vaso.RAYANE DA MOTA RIOS, UNIFAP; NATÁLIA DOS SANTOS FERREIRA, UFRRJ; WARDSSON LUSTRINO BORGES, CPAF-AP.RIOS, R. da M.FERREIRA, N. dos S.BORGES, W. L.2017-01-11T11:11:11Z2017-01-11T11:11:11Z2017-01-1120162017-03-09T11:11:11ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 43.In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAPÁ, 2., 2016, Macapá. Resumos... Macapá: Embrapa Amapá, 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:01:53Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1060455Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:01:53Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Resposta de feijão-caupi à inoculação com estirpes nativas de rizóbio.
title Resposta de feijão-caupi à inoculação com estirpes nativas de rizóbio.
spellingShingle Resposta de feijão-caupi à inoculação com estirpes nativas de rizóbio.
RIOS, R. da M.
Fixação Biológica de Nitrogênio
Inoculante
title_short Resposta de feijão-caupi à inoculação com estirpes nativas de rizóbio.
title_full Resposta de feijão-caupi à inoculação com estirpes nativas de rizóbio.
title_fullStr Resposta de feijão-caupi à inoculação com estirpes nativas de rizóbio.
title_full_unstemmed Resposta de feijão-caupi à inoculação com estirpes nativas de rizóbio.
title_sort Resposta de feijão-caupi à inoculação com estirpes nativas de rizóbio.
author RIOS, R. da M.
author_facet RIOS, R. da M.
FERREIRA, N. dos S.
BORGES, W. L.
author_role author
author2 FERREIRA, N. dos S.
BORGES, W. L.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAYANE DA MOTA RIOS, UNIFAP; NATÁLIA DOS SANTOS FERREIRA, UFRRJ; WARDSSON LUSTRINO BORGES, CPAF-AP.
dc.contributor.author.fl_str_mv RIOS, R. da M.
FERREIRA, N. dos S.
BORGES, W. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Fixação Biológica de Nitrogênio
Inoculante
topic Fixação Biológica de Nitrogênio
Inoculante
description O feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.] é uma cultura cultivada em todo o Brasil e possui uma grande capacidade de fixar nitrogênio atmosférico por meio da simbiose com rizóbio. O feijão-caupi, quando bem nodulado, pode dispensar outras fontes de N e alcançar alta produtividade. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes estirpes de rizóbio isoladas dos genótipos BRS Tumucumaque, BRS Mazagão, BRS Nova Era e BRS Amapá, sobre o acúmulo de biomassa do genótipo BRS Tumucumaque. Foram realizados dois experimentos em condição de casa de vegetação, ambos em delineamento de blocos ao acaso com três blocos e 30 tratamentos. Foram testadas 28 bactérias nativas, além dos tratamentos com a aplicação de nitrogênio mineral e controle sem inoculação e sem aplicação de nitrogênio. A coleta foi realizada aos 44 dias após o plantio. Os resultados de matéria seca da parte aérea (MSPA) foram submetidos à análise de variância e ao teste Tukey para comparações múltiplas de médias. Embora o acúmulo de matéria seca tenha variado entre os tratamentos, não houve diferença significativa entre, em ambos os experimentos. No primeiro e no segundo experimento o acumulo de MSPA foi maior no tratamento com aplicação do nitrogênio mineral, com uma média de 1,6 g vaso-1 e 3,19 g vaso-1, respectivamente. Dentre as estirpes testadas a que acumulou maior MSPA no experimento foram as isoladas da BRS Nova Era. Os resultados mostram que as estirpes testadas foram capazes de promover acúmulo de matéria seca de parte aérea do feijão-caupi de forma similar ao tratamento que recebeu a aplicação de 100 mg de N por vaso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-01-11T11:11:11Z
2017-01-11T11:11:11Z
2017-01-11
2017-03-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAPÁ, 2., 2016, Macapá. Resumos... Macapá: Embrapa Amapá, 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060455
identifier_str_mv In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAPÁ, 2., 2016, Macapá. Resumos... Macapá: Embrapa Amapá, 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1060455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 43.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695454880595968