DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948872 |
Resumo: | Busca-se investigar se o jornalismo de blogs constitui-se como nova categoria para o webjornalismo fazendo-se um estudo de caso sobre o Blog Noblat. Pretende-se descobrir o que o uso dos blogs pode acrescentar de novo à prática cotidiana do jornalismo. Faz-se uma análise textual qualitativa a partir de uma análise documental e de uma entrevista individual aberta e semi-estruturada com o jornalista. Analisa-se como Ricardo Noblat apropria-se profissionalmente do blog, uma nova tecnologia para produção de conteúdos on-line, observando como explora as potencialidades que esta oferece. A partir de uma observação sistematizada, selecionam-se dez aspectos do webjornalismo presentes no blog que são abordados segundo três perspectivas: a) blogs e a relação entre os meios noticiosos; b) blogs e a relação entre jornalismo/blogueiro e os leitores internautas; c) blogs e o 'ser jornalista' ou 'fazer jornalismo'. Como resultado tem-se que os blogs podem se constituir como uma nova categoria de webjornalismo genuinamente surgida a partir da internet: apresentam um novo modelo de organização do conteúdo rompendo com um padrão jornalístico predominante durante décadas nas diversas mídias noticiosas. Possibilitam uma nova relação entre jornalistas e leitores onde o diálogo é mais constante e as trocas entre os interagentes do processo comunicativo são facilitadas, ocorrendo de forma mais ágil. Podem tornar o jornalista mais humilde perante seu público e instigam-no a uma auto-reflexão mais constante devido à maior confrontação com opiniões dos leitores. Conclui-se que os blogs permitem que o jornalista atue com mais autonomia e liberdade frente aos chefes e empresas jornalísticas e que, ao mesmo tempo, assegurem seu status como mediador da realidade perante a sociedade, ainda desempenhando a função de intermediário no processo de apreensão do mundo factual. |
id |
EMBR_014a10954dcd8fbc2af490c44be69e8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/948872 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT.BlogMídiaTecnologiaJornalismoInternetBusca-se investigar se o jornalismo de blogs constitui-se como nova categoria para o webjornalismo fazendo-se um estudo de caso sobre o Blog Noblat. Pretende-se descobrir o que o uso dos blogs pode acrescentar de novo à prática cotidiana do jornalismo. Faz-se uma análise textual qualitativa a partir de uma análise documental e de uma entrevista individual aberta e semi-estruturada com o jornalista. Analisa-se como Ricardo Noblat apropria-se profissionalmente do blog, uma nova tecnologia para produção de conteúdos on-line, observando como explora as potencialidades que esta oferece. A partir de uma observação sistematizada, selecionam-se dez aspectos do webjornalismo presentes no blog que são abordados segundo três perspectivas: a) blogs e a relação entre os meios noticiosos; b) blogs e a relação entre jornalismo/blogueiro e os leitores internautas; c) blogs e o 'ser jornalista' ou 'fazer jornalismo'. Como resultado tem-se que os blogs podem se constituir como uma nova categoria de webjornalismo genuinamente surgida a partir da internet: apresentam um novo modelo de organização do conteúdo rompendo com um padrão jornalístico predominante durante décadas nas diversas mídias noticiosas. Possibilitam uma nova relação entre jornalistas e leitores onde o diálogo é mais constante e as trocas entre os interagentes do processo comunicativo são facilitadas, ocorrendo de forma mais ágil. Podem tornar o jornalista mais humilde perante seu público e instigam-no a uma auto-reflexão mais constante devido à maior confrontação com opiniões dos leitores. Conclui-se que os blogs permitem que o jornalista atue com mais autonomia e liberdade frente aos chefes e empresas jornalísticas e que, ao mesmo tempo, assegurem seu status como mediador da realidade perante a sociedade, ainda desempenhando a função de intermediário no processo de apreensão do mundo factual.Dissertação (Mestrado em Comunicação e Novas Tecnologias) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.JULIANA LUCIA ESCOBAR, SCT.ESCOBAR, J. L.2018-09-04T01:25:00Z2018-09-04T01:25:00Z2013-02-0820072018-09-04T01:25:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis272 f.2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-09-04T01:25:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/948872Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-09-04T01:25:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-09-04T01:25:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT. |
title |
DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT. |
spellingShingle |
DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT. ESCOBAR, J. L. Blog Mídia Tecnologia Jornalismo Internet |
title_short |
DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT. |
title_full |
DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT. |
title_fullStr |
DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT. |
title_full_unstemmed |
DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT. |
title_sort |
DEU NO POST: blogs como nova categoria de webjornalismo: um estudo de caso sobre o Blog do NOBLAT. |
author |
ESCOBAR, J. L. |
author_facet |
ESCOBAR, J. L. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
JULIANA LUCIA ESCOBAR, SCT. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ESCOBAR, J. L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Mídia Tecnologia Jornalismo Internet |
topic |
Blog Mídia Tecnologia Jornalismo Internet |
description |
Busca-se investigar se o jornalismo de blogs constitui-se como nova categoria para o webjornalismo fazendo-se um estudo de caso sobre o Blog Noblat. Pretende-se descobrir o que o uso dos blogs pode acrescentar de novo à prática cotidiana do jornalismo. Faz-se uma análise textual qualitativa a partir de uma análise documental e de uma entrevista individual aberta e semi-estruturada com o jornalista. Analisa-se como Ricardo Noblat apropria-se profissionalmente do blog, uma nova tecnologia para produção de conteúdos on-line, observando como explora as potencialidades que esta oferece. A partir de uma observação sistematizada, selecionam-se dez aspectos do webjornalismo presentes no blog que são abordados segundo três perspectivas: a) blogs e a relação entre os meios noticiosos; b) blogs e a relação entre jornalismo/blogueiro e os leitores internautas; c) blogs e o 'ser jornalista' ou 'fazer jornalismo'. Como resultado tem-se que os blogs podem se constituir como uma nova categoria de webjornalismo genuinamente surgida a partir da internet: apresentam um novo modelo de organização do conteúdo rompendo com um padrão jornalístico predominante durante décadas nas diversas mídias noticiosas. Possibilitam uma nova relação entre jornalistas e leitores onde o diálogo é mais constante e as trocas entre os interagentes do processo comunicativo são facilitadas, ocorrendo de forma mais ágil. Podem tornar o jornalista mais humilde perante seu público e instigam-no a uma auto-reflexão mais constante devido à maior confrontação com opiniões dos leitores. Conclui-se que os blogs permitem que o jornalista atue com mais autonomia e liberdade frente aos chefes e empresas jornalísticas e que, ao mesmo tempo, assegurem seu status como mediador da realidade perante a sociedade, ainda desempenhando a função de intermediário no processo de apreensão do mundo factual. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2013-02-08 2018-09-04T01:25:00Z 2018-09-04T01:25:00Z 2018-09-04T01:25:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2007. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948872 |
identifier_str_mv |
2007. |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/948872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
272 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503461660786688 |