Variáveis hidrológicas e fósforo solúvel na enxurrada em duas formas de semeadura direta com aplicação de dejeto suíno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, F. T.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BERTOL, I., AMARAL, A. J. do, WERNER, R. de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030984
Resumo: A semeadura direta reduz a erosão hídrica em relação ao preparo convencional com revolvimento de solo, no entanto é fonte de contaminação ambiental pelos nutrientes solúveis perdidos na enxurrada. O trabalho objetivou avaliar o efeito do uso de hastes sulcadoras acopladas à semeadora sobre o escoamento superficial e a infiltração de água no solo em semeadura direta, e quantificar os teores e as perdas de fósforo solúvel na enxurrada com aplicação no solo de dejeto líquido de suínos. O experimento foi realizado em 2009, em São José do Cerrito/SC, num Nitossolo Bruno. Foi aplicada chuva simulada com intensidade de 70 mm h-1 durante 90 min, em parcelas com uso de semeadora equipada com discos duplos (SDD) e com discos duplos + hastes sulcadoras (SDH). Em adicional, antes do teste, foram aplicadas doses de 0; 30; e 60 m3 ha-1 de dejeto líquido de suínos no SDH e doses de 15; 45; e 75 m3 ha-1 de dejeto no SDD. Foram efetuadas leituras da taxa de enxurrada e coletadas amostras para determinação do fósforo solúvel. O volume e a taxa máxima de enxurrada são menores enquanto o tempo de início da enxurrada, a infiltração total e a velocidade básica de infiltração de água no solo são maiores no SDH em comparação ao SDD. Os teores e as perdas de fósforo solúvel na enxurrada aumentam proporcionalmente com a dose de dejeto de suínos; no entanto, o uso das hastes na semeadora tende a reduzir os teores e as perdas do elemento na enxurrada.
id EMBR_016ec89482f3dfa0deebe843fa3c635a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1030984
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Variáveis hidrológicas e fósforo solúvel na enxurrada em duas formas de semeadura direta com aplicação de dejeto suíno.Chuva simuladaAdubação orgânicaEutrofizaçãoErosão HídricaA semeadura direta reduz a erosão hídrica em relação ao preparo convencional com revolvimento de solo, no entanto é fonte de contaminação ambiental pelos nutrientes solúveis perdidos na enxurrada. O trabalho objetivou avaliar o efeito do uso de hastes sulcadoras acopladas à semeadora sobre o escoamento superficial e a infiltração de água no solo em semeadura direta, e quantificar os teores e as perdas de fósforo solúvel na enxurrada com aplicação no solo de dejeto líquido de suínos. O experimento foi realizado em 2009, em São José do Cerrito/SC, num Nitossolo Bruno. Foi aplicada chuva simulada com intensidade de 70 mm h-1 durante 90 min, em parcelas com uso de semeadora equipada com discos duplos (SDD) e com discos duplos + hastes sulcadoras (SDH). Em adicional, antes do teste, foram aplicadas doses de 0; 30; e 60 m3 ha-1 de dejeto líquido de suínos no SDH e doses de 15; 45; e 75 m3 ha-1 de dejeto no SDD. Foram efetuadas leituras da taxa de enxurrada e coletadas amostras para determinação do fósforo solúvel. O volume e a taxa máxima de enxurrada são menores enquanto o tempo de início da enxurrada, a infiltração total e a velocidade básica de infiltração de água no solo são maiores no SDH em comparação ao SDD. Os teores e as perdas de fósforo solúvel na enxurrada aumentam proporcionalmente com a dose de dejeto de suínos; no entanto, o uso das hastes na semeadora tende a reduzir os teores e as perdas do elemento na enxurrada.FABRÍCIO TONDELLO BARBOSA, UDESC; ILDEGARDIS BERTOL, UDESC; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; ROMEU DE SOUZA WERNER, UDESC.BARBOSA, F. T.BERTOL, I.AMARAL, A. J. doWERNER, R. de S.2015-12-08T11:11:11Z2015-12-08T11:11:11Z2015-12-0820152016-01-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 14, n. 2, p. 162-168, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:22:18Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1030984Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:22:18falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:22:18Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis hidrológicas e fósforo solúvel na enxurrada em duas formas de semeadura direta com aplicação de dejeto suíno.
title Variáveis hidrológicas e fósforo solúvel na enxurrada em duas formas de semeadura direta com aplicação de dejeto suíno.
spellingShingle Variáveis hidrológicas e fósforo solúvel na enxurrada em duas formas de semeadura direta com aplicação de dejeto suíno.
BARBOSA, F. T.
Chuva simulada
Adubação orgânica
Eutrofização
Erosão Hídrica
title_short Variáveis hidrológicas e fósforo solúvel na enxurrada em duas formas de semeadura direta com aplicação de dejeto suíno.
title_full Variáveis hidrológicas e fósforo solúvel na enxurrada em duas formas de semeadura direta com aplicação de dejeto suíno.
title_fullStr Variáveis hidrológicas e fósforo solúvel na enxurrada em duas formas de semeadura direta com aplicação de dejeto suíno.
title_full_unstemmed Variáveis hidrológicas e fósforo solúvel na enxurrada em duas formas de semeadura direta com aplicação de dejeto suíno.
title_sort Variáveis hidrológicas e fósforo solúvel na enxurrada em duas formas de semeadura direta com aplicação de dejeto suíno.
author BARBOSA, F. T.
author_facet BARBOSA, F. T.
BERTOL, I.
AMARAL, A. J. do
WERNER, R. de S.
author_role author
author2 BERTOL, I.
AMARAL, A. J. do
WERNER, R. de S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FABRÍCIO TONDELLO BARBOSA, UDESC; ILDEGARDIS BERTOL, UDESC; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; ROMEU DE SOUZA WERNER, UDESC.
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, F. T.
BERTOL, I.
AMARAL, A. J. do
WERNER, R. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Chuva simulada
Adubação orgânica
Eutrofização
Erosão Hídrica
topic Chuva simulada
Adubação orgânica
Eutrofização
Erosão Hídrica
description A semeadura direta reduz a erosão hídrica em relação ao preparo convencional com revolvimento de solo, no entanto é fonte de contaminação ambiental pelos nutrientes solúveis perdidos na enxurrada. O trabalho objetivou avaliar o efeito do uso de hastes sulcadoras acopladas à semeadora sobre o escoamento superficial e a infiltração de água no solo em semeadura direta, e quantificar os teores e as perdas de fósforo solúvel na enxurrada com aplicação no solo de dejeto líquido de suínos. O experimento foi realizado em 2009, em São José do Cerrito/SC, num Nitossolo Bruno. Foi aplicada chuva simulada com intensidade de 70 mm h-1 durante 90 min, em parcelas com uso de semeadora equipada com discos duplos (SDD) e com discos duplos + hastes sulcadoras (SDH). Em adicional, antes do teste, foram aplicadas doses de 0; 30; e 60 m3 ha-1 de dejeto líquido de suínos no SDH e doses de 15; 45; e 75 m3 ha-1 de dejeto no SDD. Foram efetuadas leituras da taxa de enxurrada e coletadas amostras para determinação do fósforo solúvel. O volume e a taxa máxima de enxurrada são menores enquanto o tempo de início da enxurrada, a infiltração total e a velocidade básica de infiltração de água no solo são maiores no SDH em comparação ao SDD. Os teores e as perdas de fósforo solúvel na enxurrada aumentam proporcionalmente com a dose de dejeto de suínos; no entanto, o uso das hastes na semeadora tende a reduzir os teores e as perdas do elemento na enxurrada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-08T11:11:11Z
2015-12-08T11:11:11Z
2015-12-08
2015
2016-01-29T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 14, n. 2, p. 162-168, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030984
identifier_str_mv Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 14, n. 2, p. 162-168, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503414939385856