Arborização, floricultura e paisagismo com plantas da Caatinga.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVAREZ, I. A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: KIILL, L. H. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003459
Resumo: A flora da Caatinga apresenta grande potencial em termos de arborização e paisagismo devido à rusticidade de suas espécies. O ambiente urbano demanda plantas que exijam a menor quantidade de irrigação e tratos possíveis. O conhecimento do real potencial das espécies vegetais do bioma Caatinga pode, além de outros fatores, contribuir para a menor perda de diversidade biológica, diminuir a perda de material genético e melhorar a qualidade de vida da população por meio do uso sustentável de seus recursos. Aqui retratamos alguns das principais questões para implantar uma arborização e floricultura com plantas da Caatinga e de que forma seria a aplicação dessas no paisagismo das cidades e no comércio. Ainda destacamos algumas espécies com potencial ornamental de ocorrência na Caatinga, entre elas das famílias Leguminosae, Convolvulaceae, Bignoniaceae e Cactaceae.
id EMBR_02240f29a4d85d7b9865c0bef7b0714b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1003459
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Arborização, floricultura e paisagismo com plantas da Caatinga.Ecologia urbanaPlantas da CaatingaMudas da CaatingaArborização urbanaSemiáridoNatural resourceBioma caatingaCaatingaFloriculturaPaisagismoArborizaçãoRecurso naturalFloraA flora da Caatinga apresenta grande potencial em termos de arborização e paisagismo devido à rusticidade de suas espécies. O ambiente urbano demanda plantas que exijam a menor quantidade de irrigação e tratos possíveis. O conhecimento do real potencial das espécies vegetais do bioma Caatinga pode, além de outros fatores, contribuir para a menor perda de diversidade biológica, diminuir a perda de material genético e melhorar a qualidade de vida da população por meio do uso sustentável de seus recursos. Aqui retratamos alguns das principais questões para implantar uma arborização e floricultura com plantas da Caatinga e de que forma seria a aplicação dessas no paisagismo das cidades e no comércio. Ainda destacamos algumas espécies com potencial ornamental de ocorrência na Caatinga, entre elas das famílias Leguminosae, Convolvulaceae, Bignoniaceae e Cactaceae.Edição das Palestras do V Workshop de Tecnologia e Fisiologia de Sementes e Mudas, Petrolina, dez. 2014.IVAN ANDRE ALVAREZ, CNPM; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.ALVAREZ, I. A.KIILL, L. H. P.2014-12-22T11:11:11Z2014-12-22T11:11:11Z2014-12-2220142014-12-22T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInformativo ABRATES, Brasília, DF, v. 24, n. 3, p. 63-67, dez. 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:38:45Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1003459Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:38:45Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Arborização, floricultura e paisagismo com plantas da Caatinga.
title Arborização, floricultura e paisagismo com plantas da Caatinga.
spellingShingle Arborização, floricultura e paisagismo com plantas da Caatinga.
ALVAREZ, I. A.
Ecologia urbana
Plantas da Caatinga
Mudas da Caatinga
Arborização urbana
Semiárido
Natural resource
Bioma caatinga
Caatinga
Floricultura
Paisagismo
Arborização
Recurso natural
Flora
title_short Arborização, floricultura e paisagismo com plantas da Caatinga.
title_full Arborização, floricultura e paisagismo com plantas da Caatinga.
title_fullStr Arborização, floricultura e paisagismo com plantas da Caatinga.
title_full_unstemmed Arborização, floricultura e paisagismo com plantas da Caatinga.
title_sort Arborização, floricultura e paisagismo com plantas da Caatinga.
author ALVAREZ, I. A.
author_facet ALVAREZ, I. A.
KIILL, L. H. P.
author_role author
author2 KIILL, L. H. P.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IVAN ANDRE ALVAREZ, CNPM; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVAREZ, I. A.
KIILL, L. H. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia urbana
Plantas da Caatinga
Mudas da Caatinga
Arborização urbana
Semiárido
Natural resource
Bioma caatinga
Caatinga
Floricultura
Paisagismo
Arborização
Recurso natural
Flora
topic Ecologia urbana
Plantas da Caatinga
Mudas da Caatinga
Arborização urbana
Semiárido
Natural resource
Bioma caatinga
Caatinga
Floricultura
Paisagismo
Arborização
Recurso natural
Flora
description A flora da Caatinga apresenta grande potencial em termos de arborização e paisagismo devido à rusticidade de suas espécies. O ambiente urbano demanda plantas que exijam a menor quantidade de irrigação e tratos possíveis. O conhecimento do real potencial das espécies vegetais do bioma Caatinga pode, além de outros fatores, contribuir para a menor perda de diversidade biológica, diminuir a perda de material genético e melhorar a qualidade de vida da população por meio do uso sustentável de seus recursos. Aqui retratamos alguns das principais questões para implantar uma arborização e floricultura com plantas da Caatinga e de que forma seria a aplicação dessas no paisagismo das cidades e no comércio. Ainda destacamos algumas espécies com potencial ornamental de ocorrência na Caatinga, entre elas das famílias Leguminosae, Convolvulaceae, Bignoniaceae e Cactaceae.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-22T11:11:11Z
2014-12-22T11:11:11Z
2014-12-22
2014
2014-12-22T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informativo ABRATES, Brasília, DF, v. 24, n. 3, p. 63-67, dez. 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003459
identifier_str_mv Informativo ABRATES, Brasília, DF, v. 24, n. 3, p. 63-67, dez. 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695358539530240