Método para mapeamento de locos controladores de características oligogênicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, R. B.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: BARROS, W. S., MURO-ABAD, J. I., TOMAZ, R. S., CRUZ, C. D., BARROS, E. G. de, ARAÚJO, E. F. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710820
Resumo: Características oligogênicas de distribuição discreta e expressão governada por poucos genes de maior efeito têm se mostrado importantes na condução dos programas de melhoramento, com destaque para a resposta de resistência das plantas às doenças. Métodos tradicionais de detecção de QTL's, que pressupõem normalidade e herança governada por múltiplos fatores, não deveriam ser utilizados para mapeamento dessas características de distribuição discreta e interação epistática predominante. O objetivo deste trabalho é avaliar os resultados de um método para mapeamento e detecção de locos controladores da expressão de características oligogênicas, OTL's (Oligogenic Trait Loci). Esse método, definido como MMCO (Método de Mapeamento de Características Oligogênicas), utiliza funções de verossimilhança para obtenção de estimativas de ligação fatorial entre locos marcadores e locos controladores de características oligogênicas. Os resultados indicam que o método foi adequado para detecção de OTL's em populações F2 relativamente pequenas, compostas por 200 indivíduos, e que a determinação a priori do padrão de herança é condição necessária para a utilização dessa estratégia, que se diferencia por atender as pressuposições de análise, não necessitar de informação prévia de ordenamento entre as marcas e por permitir a obtenção de estimativas a partir da informação contida em todas as classes genotípicas.
id EMBR_022bd27fabb72aeff1c2ab8cc1a5ca18
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/710820
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Método para mapeamento de locos controladores de características oligogênicas.Mapeamento genéticoLocos controladores de características oligênicasOligogenic trait lociCaracterísticas oligogênicas de distribuição discreta e expressão governada por poucos genes de maior efeito têm se mostrado importantes na condução dos programas de melhoramento, com destaque para a resposta de resistência das plantas às doenças. Métodos tradicionais de detecção de QTL's, que pressupõem normalidade e herança governada por múltiplos fatores, não deveriam ser utilizados para mapeamento dessas características de distribuição discreta e interação epistática predominante. O objetivo deste trabalho é avaliar os resultados de um método para mapeamento e detecção de locos controladores da expressão de características oligogênicas, OTL's (Oligogenic Trait Loci). Esse método, definido como MMCO (Método de Mapeamento de Características Oligogênicas), utiliza funções de verossimilhança para obtenção de estimativas de ligação fatorial entre locos marcadores e locos controladores de características oligogênicas. Os resultados indicam que o método foi adequado para detecção de OTL's em populações F2 relativamente pequenas, compostas por 200 indivíduos, e que a determinação a priori do padrão de herança é condição necessária para a utilização dessa estratégia, que se diferencia por atender as pressuposições de análise, não necessitar de informação prévia de ordenamento entre as marcas e por permitir a obtenção de estimativas a partir da informação contida em todas as classes genotípicas.RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-RO; WILLIAN SILVA BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; JÚPITER ISRAEL MURO-ABAD, ARACRUZ CELULOSE; RAFAEL SIMÕES TOMAZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; COSME DAMIÃO CRUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; EVERALDO GONÇALVES DE BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ELZA FERNANDES DE ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.ROCHA, R. B.BARROS, W. S.MURO-ABAD, J. I.TOMAZ, R. S.CRUZ, C. D.BARROS, E. G. deARAÚJO, E. F. de2024-07-23T13:55:34Z2024-07-23T13:55:34Z2010-02-232010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Rural, v. 40, n. 2, p. 332-338, fev. 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-07-23T13:55:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/710820Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-07-23T13:55:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Método para mapeamento de locos controladores de características oligogênicas.
title Método para mapeamento de locos controladores de características oligogênicas.
spellingShingle Método para mapeamento de locos controladores de características oligogênicas.
ROCHA, R. B.
Mapeamento genético
Locos controladores de características oligênicas
Oligogenic trait loci
title_short Método para mapeamento de locos controladores de características oligogênicas.
title_full Método para mapeamento de locos controladores de características oligogênicas.
title_fullStr Método para mapeamento de locos controladores de características oligogênicas.
title_full_unstemmed Método para mapeamento de locos controladores de características oligogênicas.
title_sort Método para mapeamento de locos controladores de características oligogênicas.
author ROCHA, R. B.
author_facet ROCHA, R. B.
BARROS, W. S.
MURO-ABAD, J. I.
TOMAZ, R. S.
CRUZ, C. D.
BARROS, E. G. de
ARAÚJO, E. F. de
author_role author
author2 BARROS, W. S.
MURO-ABAD, J. I.
TOMAZ, R. S.
CRUZ, C. D.
BARROS, E. G. de
ARAÚJO, E. F. de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-RO; WILLIAN SILVA BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; JÚPITER ISRAEL MURO-ABAD, ARACRUZ CELULOSE; RAFAEL SIMÕES TOMAZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; COSME DAMIÃO CRUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; EVERALDO GONÇALVES DE BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ELZA FERNANDES DE ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, R. B.
BARROS, W. S.
MURO-ABAD, J. I.
TOMAZ, R. S.
CRUZ, C. D.
BARROS, E. G. de
ARAÚJO, E. F. de
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento genético
Locos controladores de características oligênicas
Oligogenic trait loci
topic Mapeamento genético
Locos controladores de características oligênicas
Oligogenic trait loci
description Características oligogênicas de distribuição discreta e expressão governada por poucos genes de maior efeito têm se mostrado importantes na condução dos programas de melhoramento, com destaque para a resposta de resistência das plantas às doenças. Métodos tradicionais de detecção de QTL's, que pressupõem normalidade e herança governada por múltiplos fatores, não deveriam ser utilizados para mapeamento dessas características de distribuição discreta e interação epistática predominante. O objetivo deste trabalho é avaliar os resultados de um método para mapeamento e detecção de locos controladores da expressão de características oligogênicas, OTL's (Oligogenic Trait Loci). Esse método, definido como MMCO (Método de Mapeamento de Características Oligogênicas), utiliza funções de verossimilhança para obtenção de estimativas de ligação fatorial entre locos marcadores e locos controladores de características oligogênicas. Os resultados indicam que o método foi adequado para detecção de OTL's em populações F2 relativamente pequenas, compostas por 200 indivíduos, e que a determinação a priori do padrão de herança é condição necessária para a utilização dessa estratégia, que se diferencia por atender as pressuposições de análise, não necessitar de informação prévia de ordenamento entre as marcas e por permitir a obtenção de estimativas a partir da informação contida em todas as classes genotípicas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-23
2010
2024-07-23T13:55:34Z
2024-07-23T13:55:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Rural, v. 40, n. 2, p. 332-338, fev. 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710820
identifier_str_mv Ciência Rural, v. 40, n. 2, p. 332-338, fev. 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/710820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695715514646528