Avaliação de divergência genética em coqueiro (Cocos nucifera L.) usando marcadores RAPD em amostras de plantas individuais ou compostas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WADT, L. H. de O.
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/511260
Resumo: Avaliou-se a divergência genética entre três ecotipos de coqueiro gigante, por meio de marcadores RAPD em amostras individuais e compostas. Os ecotipos estudados foram representados pelos acessos: Rennell (GRL), Oeste Africano (GOA) e Brasil-Praia do Forte (GBrPF), pertencentes a colecao de germoplasma do banco Ativo de germoplasma de coco, do Centro de Pesquisa Agropecuaria do tabuleiro Costeiros da EBRAPA, em Aracaju, SE, sendo amostrado 21 plantas de cada acesso. O ecotipo de Rennell mostrou-se bastante divergente , geneticamente, dos demais, sendo os ecotipos do Oeste Africano e do Brasil-Praia do Forte proximos entre si, porem, distintos. Todos os tres ecotipos apresentaram alta proporcao de genes fixados, sendo o ecotipo do Brasil o mais heterogeneo. A proporcao minima de DNA paraamplicacao de fragmentosRAPD em amostras compostas variou de menos de 6,7% a 25% em funcao da intensidade inicial da banda e do genotipo da planta, ou seja, se o loco estava em homozigose ou heterozigose. Considerando locos com mesma intersidade inicial dabanda, a proporcao foi, em media, de 11%. Repeticoes de amostras compostas nao forma adequadas paraestimar a frequencia de presenca dos marcadores RAPD nos locos, sendo as amostrs individuais mais adequadas, mesmo com poucas repeticoes. O uso de amostras compostas foi recomendado para avaliacao de um grande numero de populacoes seja para fazer uma selecao inicial daqueles mais divergentes ou para conhecer a posicao relativa dos acessos em banco de germoplasma....
id EMBR_03304c395776dde9f271b86b81fc8998
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/511260
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação de divergência genética em coqueiro (Cocos nucifera L.) usando marcadores RAPD em amostras de plantas individuais ou compostas.Divergência genéticaMarcadores RAPDPlantas individuaisPlantas compostasCoqueiro giganteAvaliou-se a divergência genética entre três ecotipos de coqueiro gigante, por meio de marcadores RAPD em amostras individuais e compostas. Os ecotipos estudados foram representados pelos acessos: Rennell (GRL), Oeste Africano (GOA) e Brasil-Praia do Forte (GBrPF), pertencentes a colecao de germoplasma do banco Ativo de germoplasma de coco, do Centro de Pesquisa Agropecuaria do tabuleiro Costeiros da EBRAPA, em Aracaju, SE, sendo amostrado 21 plantas de cada acesso. O ecotipo de Rennell mostrou-se bastante divergente , geneticamente, dos demais, sendo os ecotipos do Oeste Africano e do Brasil-Praia do Forte proximos entre si, porem, distintos. Todos os tres ecotipos apresentaram alta proporcao de genes fixados, sendo o ecotipo do Brasil o mais heterogeneo. A proporcao minima de DNA paraamplicacao de fragmentosRAPD em amostras compostas variou de menos de 6,7% a 25% em funcao da intensidade inicial da banda e do genotipo da planta, ou seja, se o loco estava em homozigose ou heterozigose. Considerando locos com mesma intersidade inicial dabanda, a proporcao foi, em media, de 11%. Repeticoes de amostras compostas nao forma adequadas paraestimar a frequencia de presenca dos marcadores RAPD nos locos, sendo as amostrs individuais mais adequadas, mesmo com poucas repeticoes. O uso de amostras compostas foi recomendado para avaliacao de um grande numero de populacoes seja para fazer uma selecao inicial daqueles mais divergentes ou para conhecer a posicao relativa dos acessos em banco de germoplasma....Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes. Orientador: Ney Sussumu Sakiyama.LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-AC.WADT, L. H. de O.2017-05-25T17:10:37Z2017-05-25T17:10:37Z2009-03-2619972019-11-08T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis109 f.1997.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/511260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-05-26T01:42:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/511260Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-05-26T01:42:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de divergência genética em coqueiro (Cocos nucifera L.) usando marcadores RAPD em amostras de plantas individuais ou compostas.
title Avaliação de divergência genética em coqueiro (Cocos nucifera L.) usando marcadores RAPD em amostras de plantas individuais ou compostas.
spellingShingle Avaliação de divergência genética em coqueiro (Cocos nucifera L.) usando marcadores RAPD em amostras de plantas individuais ou compostas.
WADT, L. H. de O.
Divergência genética
Marcadores RAPD
Plantas individuais
Plantas compostas
Coqueiro gigante
title_short Avaliação de divergência genética em coqueiro (Cocos nucifera L.) usando marcadores RAPD em amostras de plantas individuais ou compostas.
title_full Avaliação de divergência genética em coqueiro (Cocos nucifera L.) usando marcadores RAPD em amostras de plantas individuais ou compostas.
title_fullStr Avaliação de divergência genética em coqueiro (Cocos nucifera L.) usando marcadores RAPD em amostras de plantas individuais ou compostas.
title_full_unstemmed Avaliação de divergência genética em coqueiro (Cocos nucifera L.) usando marcadores RAPD em amostras de plantas individuais ou compostas.
title_sort Avaliação de divergência genética em coqueiro (Cocos nucifera L.) usando marcadores RAPD em amostras de plantas individuais ou compostas.
author WADT, L. H. de O.
author_facet WADT, L. H. de O.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-AC.
dc.contributor.author.fl_str_mv WADT, L. H. de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Divergência genética
Marcadores RAPD
Plantas individuais
Plantas compostas
Coqueiro gigante
topic Divergência genética
Marcadores RAPD
Plantas individuais
Plantas compostas
Coqueiro gigante
description Avaliou-se a divergência genética entre três ecotipos de coqueiro gigante, por meio de marcadores RAPD em amostras individuais e compostas. Os ecotipos estudados foram representados pelos acessos: Rennell (GRL), Oeste Africano (GOA) e Brasil-Praia do Forte (GBrPF), pertencentes a colecao de germoplasma do banco Ativo de germoplasma de coco, do Centro de Pesquisa Agropecuaria do tabuleiro Costeiros da EBRAPA, em Aracaju, SE, sendo amostrado 21 plantas de cada acesso. O ecotipo de Rennell mostrou-se bastante divergente , geneticamente, dos demais, sendo os ecotipos do Oeste Africano e do Brasil-Praia do Forte proximos entre si, porem, distintos. Todos os tres ecotipos apresentaram alta proporcao de genes fixados, sendo o ecotipo do Brasil o mais heterogeneo. A proporcao minima de DNA paraamplicacao de fragmentosRAPD em amostras compostas variou de menos de 6,7% a 25% em funcao da intensidade inicial da banda e do genotipo da planta, ou seja, se o loco estava em homozigose ou heterozigose. Considerando locos com mesma intersidade inicial dabanda, a proporcao foi, em media, de 11%. Repeticoes de amostras compostas nao forma adequadas paraestimar a frequencia de presenca dos marcadores RAPD nos locos, sendo as amostrs individuais mais adequadas, mesmo com poucas repeticoes. O uso de amostras compostas foi recomendado para avaliacao de um grande numero de populacoes seja para fazer uma selecao inicial daqueles mais divergentes ou para conhecer a posicao relativa dos acessos em banco de germoplasma....
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
2009-03-26
2017-05-25T17:10:37Z
2017-05-25T17:10:37Z
2019-11-08T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1997.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/511260
identifier_str_mv 1997.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/511260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695470450900992