Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZUCARELI, C.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: BRZEZINSKI, C. R., ABATI, J., HENNING, F. A., RAMOS JUNIOR, E. U., NAKAGAWA, J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/981118
Resumo: O teste de lixiviação de íons de potássio, cálcio e magnésio é baseado na integridade das membranas celulares das sementes, sendo considerado um procedimento rápido para a avaliação do vigor em sementes de várias espécies. Porém, para sementes de milho doce não se têm informações necessárias para a validação deste procedimento. Com isso, o trabalho teve como objetivo obter informações que permitam o aperfeiçoamento dos testes de lixiviação de potássio, cálcio e magnésio para a avaliação do vigor em sementes de milho doce. Foram utilizados 14 lotes de sementes de milho doce de duas cultivares, BR-401 e BR-402. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com três repetições. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada por meio dos testes de germinação, condutividade elétrica, emergência a campo, lixiviação de potássio, de cálcio e de magnésio. Os testes de lixiviação de potássio e magnésio foram eficientes na avaliação do vigor em sementes de milho doce. A condutividade elétrica apresentou correlação negativa com a emergência de plântulas e positiva com a lixiviação de íons de potássio e magnésio.
id EMBR_0411b5c42cf4bee5f9e51c7ed17c563f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/981118
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.MilhoSementeQualidadeCornSeed qualityO teste de lixiviação de íons de potássio, cálcio e magnésio é baseado na integridade das membranas celulares das sementes, sendo considerado um procedimento rápido para a avaliação do vigor em sementes de várias espécies. Porém, para sementes de milho doce não se têm informações necessárias para a validação deste procedimento. Com isso, o trabalho teve como objetivo obter informações que permitam o aperfeiçoamento dos testes de lixiviação de potássio, cálcio e magnésio para a avaliação do vigor em sementes de milho doce. Foram utilizados 14 lotes de sementes de milho doce de duas cultivares, BR-401 e BR-402. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com três repetições. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada por meio dos testes de germinação, condutividade elétrica, emergência a campo, lixiviação de potássio, de cálcio e de magnésio. Os testes de lixiviação de potássio e magnésio foram eficientes na avaliação do vigor em sementes de milho doce. A condutividade elétrica apresentou correlação negativa com a emergência de plântulas e positiva com a lixiviação de íons de potássio e magnésio.CLAUDEMIR ZUCARELI, UEL; CRISTIAN RAFAEL BRZEZINSKI, UEL; JULIA ABATI, UEL; FERNANDO AUGUSTO HENNING, CNPSO; EDISON ULISSES RAMOS JUNIOR, CNPSO; JOÃO NAKAGAWA, FCA/UNESP.ZUCARELI, C.BRZEZINSKI, C. R.ABATI, J.HENNING, F. A.RAMOS JUNIOR, E. U.NAKAGAWA, J.2014-02-25T11:11:11Z2014-02-25T11:11:11Z2014-02-2520132017-09-05T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInformativo ABRATES, Londrina, v. 23, n. 3, p. 56-60, dez. 2013.0103-667Xhttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/981118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:59:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/981118Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:59:47falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:59:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.
title Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.
spellingShingle Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.
ZUCARELI, C.
Milho
Semente
Qualidade
Corn
Seed quality
title_short Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.
title_full Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.
title_fullStr Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.
title_full_unstemmed Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.
title_sort Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.
author ZUCARELI, C.
author_facet ZUCARELI, C.
BRZEZINSKI, C. R.
ABATI, J.
HENNING, F. A.
RAMOS JUNIOR, E. U.
NAKAGAWA, J.
author_role author
author2 BRZEZINSKI, C. R.
ABATI, J.
HENNING, F. A.
RAMOS JUNIOR, E. U.
NAKAGAWA, J.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLAUDEMIR ZUCARELI, UEL; CRISTIAN RAFAEL BRZEZINSKI, UEL; JULIA ABATI, UEL; FERNANDO AUGUSTO HENNING, CNPSO; EDISON ULISSES RAMOS JUNIOR, CNPSO; JOÃO NAKAGAWA, FCA/UNESP.
dc.contributor.author.fl_str_mv ZUCARELI, C.
BRZEZINSKI, C. R.
ABATI, J.
HENNING, F. A.
RAMOS JUNIOR, E. U.
NAKAGAWA, J.
dc.subject.por.fl_str_mv Milho
Semente
Qualidade
Corn
Seed quality
topic Milho
Semente
Qualidade
Corn
Seed quality
description O teste de lixiviação de íons de potássio, cálcio e magnésio é baseado na integridade das membranas celulares das sementes, sendo considerado um procedimento rápido para a avaliação do vigor em sementes de várias espécies. Porém, para sementes de milho doce não se têm informações necessárias para a validação deste procedimento. Com isso, o trabalho teve como objetivo obter informações que permitam o aperfeiçoamento dos testes de lixiviação de potássio, cálcio e magnésio para a avaliação do vigor em sementes de milho doce. Foram utilizados 14 lotes de sementes de milho doce de duas cultivares, BR-401 e BR-402. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com três repetições. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada por meio dos testes de germinação, condutividade elétrica, emergência a campo, lixiviação de potássio, de cálcio e de magnésio. Os testes de lixiviação de potássio e magnésio foram eficientes na avaliação do vigor em sementes de milho doce. A condutividade elétrica apresentou correlação negativa com a emergência de plântulas e positiva com a lixiviação de íons de potássio e magnésio.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-02-25T11:11:11Z
2014-02-25T11:11:11Z
2014-02-25
2017-09-05T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informativo ABRATES, Londrina, v. 23, n. 3, p. 56-60, dez. 2013.
0103-667X
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/981118
identifier_str_mv Informativo ABRATES, Londrina, v. 23, n. 3, p. 56-60, dez. 2013.
0103-667X
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/981118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503387459354624