Implantação, manejo e utilização do sistema agroflorestal cercas vivas de Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. na Costa Rica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAGGIO, A. J.
Data de Publicação: 1982
Outros Autores: HEUVELDOP, J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282253
Resumo: O melhor aproveitamento de agroecossistemas pouco produtivos, para a racionalização no uso da terra e a identificação de espécies para usos múltiplos, que cumpram objetivos sócio-econômicos e ecológicos, são aspectos que justificam esse trabalho. Efetuou-se um levantamento, a nível de Costa Rica, com o intuito de codificar o conhecimento dos agricultores quanto aos fatores que influem na implantação, manejo e utilização das cercas vivas de Gliricidia sepium. Foram selecionadas cinco zonas ecológicas para o levantamento, nas quais também se tomaram amostras de partes vegetais para análises físico-químicas. Para a implantação das cercas vivas, as atividades objetivam a máxima taxa de sobrevivência das estacas. Os aspectos mais importantes são: estado fisiológico das árvores para o corte, idade e dimensões das estacas, profundidade de plantio e fixação dos arames. A poda periódica é fundamental para a manutenção e uso adequado na produção de estacas, lenha e proteção contra o vento. A espécie não é utilizada plenamente pelos agricultores, sendo possível um aumento dos produtos e serviços. A análise dos tecidos detectou que as folhas contém maior quantidade de N, P e Ca, em comparação com os talos tenros. Nos casos de K e Mg, não houve diferença entre partes vegetais. Pela quantidade de proteína bruta ( X = 26,8%) e valores da digestibilidade in vitro ( X = 66,6%), as folhas de Gliricidia são adequadas para uso como forragem. O potencial da espécie para produção de biomassa nas cercas vivas justifica pesquisas que determinem sua capacidade em regime de cortes sucessivos.
id EMBR_04a78d6c76ca710aeb83800b1018120c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282253
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Implantação, manejo e utilização do sistema agroflorestal cercas vivas de Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. na Costa Rica.Cerca vivaLiving fenceBiomassaEstacaGliricidia sepiumO melhor aproveitamento de agroecossistemas pouco produtivos, para a racionalização no uso da terra e a identificação de espécies para usos múltiplos, que cumpram objetivos sócio-econômicos e ecológicos, são aspectos que justificam esse trabalho. Efetuou-se um levantamento, a nível de Costa Rica, com o intuito de codificar o conhecimento dos agricultores quanto aos fatores que influem na implantação, manejo e utilização das cercas vivas de Gliricidia sepium. Foram selecionadas cinco zonas ecológicas para o levantamento, nas quais também se tomaram amostras de partes vegetais para análises físico-químicas. Para a implantação das cercas vivas, as atividades objetivam a máxima taxa de sobrevivência das estacas. Os aspectos mais importantes são: estado fisiológico das árvores para o corte, idade e dimensões das estacas, profundidade de plantio e fixação dos arames. A poda periódica é fundamental para a manutenção e uso adequado na produção de estacas, lenha e proteção contra o vento. A espécie não é utilizada plenamente pelos agricultores, sendo possível um aumento dos produtos e serviços. A análise dos tecidos detectou que as folhas contém maior quantidade de N, P e Ca, em comparação com os talos tenros. Nos casos de K e Mg, não houve diferença entre partes vegetais. Pela quantidade de proteína bruta ( X = 26,8%) e valores da digestibilidade in vitro ( X = 66,6%), as folhas de Gliricidia são adequadas para uso como forragem. O potencial da espécie para produção de biomassa nas cercas vivas justifica pesquisas que determinem sua capacidade em regime de cortes sucessivos.Baggio, EMBRAPA-URPFCS, Heudeldop, CATIE.BAGGIO, A. J.HEUVELDOP, J.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1996-10-2119822015-02-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 5, p. 19-52, dez. 1982.0101-1057http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:55:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282253Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:55:43falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:55:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação, manejo e utilização do sistema agroflorestal cercas vivas de Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. na Costa Rica.
title Implantação, manejo e utilização do sistema agroflorestal cercas vivas de Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. na Costa Rica.
spellingShingle Implantação, manejo e utilização do sistema agroflorestal cercas vivas de Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. na Costa Rica.
BAGGIO, A. J.
Cerca viva
Living fence
Biomassa
Estaca
Gliricidia sepium
title_short Implantação, manejo e utilização do sistema agroflorestal cercas vivas de Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. na Costa Rica.
title_full Implantação, manejo e utilização do sistema agroflorestal cercas vivas de Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. na Costa Rica.
title_fullStr Implantação, manejo e utilização do sistema agroflorestal cercas vivas de Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. na Costa Rica.
title_full_unstemmed Implantação, manejo e utilização do sistema agroflorestal cercas vivas de Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. na Costa Rica.
title_sort Implantação, manejo e utilização do sistema agroflorestal cercas vivas de Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. na Costa Rica.
author BAGGIO, A. J.
author_facet BAGGIO, A. J.
HEUVELDOP, J.
author_role author
author2 HEUVELDOP, J.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baggio, EMBRAPA-URPFCS, Heudeldop, CATIE.
dc.contributor.author.fl_str_mv BAGGIO, A. J.
HEUVELDOP, J.
dc.subject.por.fl_str_mv Cerca viva
Living fence
Biomassa
Estaca
Gliricidia sepium
topic Cerca viva
Living fence
Biomassa
Estaca
Gliricidia sepium
description O melhor aproveitamento de agroecossistemas pouco produtivos, para a racionalização no uso da terra e a identificação de espécies para usos múltiplos, que cumpram objetivos sócio-econômicos e ecológicos, são aspectos que justificam esse trabalho. Efetuou-se um levantamento, a nível de Costa Rica, com o intuito de codificar o conhecimento dos agricultores quanto aos fatores que influem na implantação, manejo e utilização das cercas vivas de Gliricidia sepium. Foram selecionadas cinco zonas ecológicas para o levantamento, nas quais também se tomaram amostras de partes vegetais para análises físico-químicas. Para a implantação das cercas vivas, as atividades objetivam a máxima taxa de sobrevivência das estacas. Os aspectos mais importantes são: estado fisiológico das árvores para o corte, idade e dimensões das estacas, profundidade de plantio e fixação dos arames. A poda periódica é fundamental para a manutenção e uso adequado na produção de estacas, lenha e proteção contra o vento. A espécie não é utilizada plenamente pelos agricultores, sendo possível um aumento dos produtos e serviços. A análise dos tecidos detectou que as folhas contém maior quantidade de N, P e Ca, em comparação com os talos tenros. Nos casos de K e Mg, não houve diferença entre partes vegetais. Pela quantidade de proteína bruta ( X = 26,8%) e valores da digestibilidade in vitro ( X = 66,6%), as folhas de Gliricidia são adequadas para uso como forragem. O potencial da espécie para produção de biomassa nas cercas vivas justifica pesquisas que determinem sua capacidade em regime de cortes sucessivos.
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982
1996-10-21
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 5, p. 19-52, dez. 1982.
0101-1057
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282253
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 5, p. 19-52, dez. 1982.
0101-1057
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503323608416256