Especificidade na infecção de raízes por Azospirillum spp. em plantas com via fotossintética C3 e C4.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BALDANI, J. I.
Data de Publicação: 1981
Outros Autores: PEREIRA, P. A. A., ROCHA, R. E. M. DA, DOBEREINER, J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/601584
Resumo: Resultados anteriores sobre a especificidade hospedeira na infecção de gramíneas com Azospirillum spp foram confirmados no presente trabalho, com maior número de espécies. No solo ocorreram as duas espécies de Azospirillum - A. brasilense e A. lipoferum - e, ainda estirpes denitrificantes (nir+) e não denitrificantes (nir-). Os isolamentos de raízes esterilizadas de cereais de clima temperado com via fotossintética C3 (trigo, cevada, aveia, e centeio), foram predominantemente da espécie. A. brasilense; e os de raízes esterilizadas de gramíneas tropicais com via C4 foram predominantemente da espécie A. lipoferum. Em ambos os casos parece que as plantas, especialmente as C3, apresentam seletividade para estirpes não denitrificantes. A única exceção nestas observações foi a cana-de-açúcar, que se comportou como os cereais temperados. Por outro lado, a tiririca, uma Cyperacea com via C4, foi infectada por A. lipoferum, como as gramíneas com via C4.
id EMBR_054cf0de51bda668017a82204f80df4d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/601584
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Especificidade na infecção de raízes por Azospirillum spp. em plantas com via fotossintética C3 e C4.CerealClima TemperadoDoença de PlantaGramínea ForrageiraResultados anteriores sobre a especificidade hospedeira na infecção de gramíneas com Azospirillum spp foram confirmados no presente trabalho, com maior número de espécies. No solo ocorreram as duas espécies de Azospirillum - A. brasilense e A. lipoferum - e, ainda estirpes denitrificantes (nir+) e não denitrificantes (nir-). Os isolamentos de raízes esterilizadas de cereais de clima temperado com via fotossintética C3 (trigo, cevada, aveia, e centeio), foram predominantemente da espécie. A. brasilense; e os de raízes esterilizadas de gramíneas tropicais com via C4 foram predominantemente da espécie A. lipoferum. Em ambos os casos parece que as plantas, especialmente as C3, apresentam seletividade para estirpes não denitrificantes. A única exceção nestas observações foi a cana-de-açúcar, que se comportou como os cereais temperados. Por outro lado, a tiririca, uma Cyperacea com via C4, foi infectada por A. lipoferum, como as gramíneas com via C4.JOSE IVO BALDANI, CNPAB; JOHANNA DÖBEREINER, PESQUISADORA IN MEMORIAN EMBRAPA AGROBIOLOGIA.BALDANI, J. I.PEREIRA, P. A. A.ROCHA, R. E. M. DADOBEREINER, J.2016-09-30T22:35:36Z2016-09-30T22:35:36Z1995-06-2719812016-09-30T22:35:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.16, n.3, p. 325-330, maio/jun.1981.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/601584porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:51:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/601584Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:51:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:51:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Especificidade na infecção de raízes por Azospirillum spp. em plantas com via fotossintética C3 e C4.
title Especificidade na infecção de raízes por Azospirillum spp. em plantas com via fotossintética C3 e C4.
spellingShingle Especificidade na infecção de raízes por Azospirillum spp. em plantas com via fotossintética C3 e C4.
BALDANI, J. I.
Cereal
Clima Temperado
Doença de Planta
Gramínea Forrageira
title_short Especificidade na infecção de raízes por Azospirillum spp. em plantas com via fotossintética C3 e C4.
title_full Especificidade na infecção de raízes por Azospirillum spp. em plantas com via fotossintética C3 e C4.
title_fullStr Especificidade na infecção de raízes por Azospirillum spp. em plantas com via fotossintética C3 e C4.
title_full_unstemmed Especificidade na infecção de raízes por Azospirillum spp. em plantas com via fotossintética C3 e C4.
title_sort Especificidade na infecção de raízes por Azospirillum spp. em plantas com via fotossintética C3 e C4.
author BALDANI, J. I.
author_facet BALDANI, J. I.
PEREIRA, P. A. A.
ROCHA, R. E. M. DA
DOBEREINER, J.
author_role author
author2 PEREIRA, P. A. A.
ROCHA, R. E. M. DA
DOBEREINER, J.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE IVO BALDANI, CNPAB; JOHANNA DÖBEREINER, PESQUISADORA IN MEMORIAN EMBRAPA AGROBIOLOGIA.
dc.contributor.author.fl_str_mv BALDANI, J. I.
PEREIRA, P. A. A.
ROCHA, R. E. M. DA
DOBEREINER, J.
dc.subject.por.fl_str_mv Cereal
Clima Temperado
Doença de Planta
Gramínea Forrageira
topic Cereal
Clima Temperado
Doença de Planta
Gramínea Forrageira
description Resultados anteriores sobre a especificidade hospedeira na infecção de gramíneas com Azospirillum spp foram confirmados no presente trabalho, com maior número de espécies. No solo ocorreram as duas espécies de Azospirillum - A. brasilense e A. lipoferum - e, ainda estirpes denitrificantes (nir+) e não denitrificantes (nir-). Os isolamentos de raízes esterilizadas de cereais de clima temperado com via fotossintética C3 (trigo, cevada, aveia, e centeio), foram predominantemente da espécie. A. brasilense; e os de raízes esterilizadas de gramíneas tropicais com via C4 foram predominantemente da espécie A. lipoferum. Em ambos os casos parece que as plantas, especialmente as C3, apresentam seletividade para estirpes não denitrificantes. A única exceção nestas observações foi a cana-de-açúcar, que se comportou como os cereais temperados. Por outro lado, a tiririca, uma Cyperacea com via C4, foi infectada por A. lipoferum, como as gramíneas com via C4.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981
1995-06-27
2016-09-30T22:35:36Z
2016-09-30T22:35:36Z
2016-09-30T22:35:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.16, n.3, p. 325-330, maio/jun.1981.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/601584
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.16, n.3, p. 325-330, maio/jun.1981.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/601584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503425996619776