Avaliação e ganho genético estimado para o volume de procedências de grevilea em três diferentes locais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, E. G.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: NEVES, E. J. M., SHIMIZU, J. Y., FERREIRA, C. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311585
Resumo: Vinte e uma procedências de grevilea (Grevillea robusta Cunn.) foram testadas em duas diferentes regiões do estado do Paraná (Nova Esperança e Quedas do Iguaçu) e numa região do Estado de São Paulo (Anhembi). Para comparar o desempenho das procedências australianas com o material comercialmente disponível no mercado brasileiro foi incluído como testemunha, um lote de sementes coletado pelo Instituto Ambiental do Paraná em Maringá-PR. Os testes foram instalados em blocos ao acaso, com parcelas retangulares de seis plantas, no espaçamento de 3 m x 3 m, com 15 repetições. Dentre as dez procedências de maior crescimento em Anhembi, cinco (Duck Creek, Fine Flower, Rappville, Bottle Creek, McPherson ?s Creek) encontram-se também, entre as de maior crescimento em Quedas do Iguaçu e Nova Esperança. O ambiente não interferiu, significativamente, na hierarquia das procedências de grevílea. Por conseguinte, as sementes produzidas pelas procedências de maior crescimento num desses locais poderão ser intercambiadas entre os locais testados, sem prejuízo na produção de madeira. As melhores procedências de Grevillea robusta para as regiões Quedas do Iguaçu e Nova Esperança no Paraná e Anhembi em São Paulo provêm basicamente de uma mesma região do estado de New South Wales, na Austrália.
id EMBR_0563d6695a9595ea1b7c7da4da1e9e86
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311585
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação e ganho genético estimado para o volume de procedências de grevilea em três diferentes locais.Ganho genéticoGenetic gainGrevillea RobustaMadeiraProcedênciaprovenancewoodVinte e uma procedências de grevilea (Grevillea robusta Cunn.) foram testadas em duas diferentes regiões do estado do Paraná (Nova Esperança e Quedas do Iguaçu) e numa região do Estado de São Paulo (Anhembi). Para comparar o desempenho das procedências australianas com o material comercialmente disponível no mercado brasileiro foi incluído como testemunha, um lote de sementes coletado pelo Instituto Ambiental do Paraná em Maringá-PR. Os testes foram instalados em blocos ao acaso, com parcelas retangulares de seis plantas, no espaçamento de 3 m x 3 m, com 15 repetições. Dentre as dez procedências de maior crescimento em Anhembi, cinco (Duck Creek, Fine Flower, Rappville, Bottle Creek, McPherson ?s Creek) encontram-se também, entre as de maior crescimento em Quedas do Iguaçu e Nova Esperança. O ambiente não interferiu, significativamente, na hierarquia das procedências de grevílea. Por conseguinte, as sementes produzidas pelas procedências de maior crescimento num desses locais poderão ser intercambiadas entre os locais testados, sem prejuízo na produção de madeira. As melhores procedências de Grevillea robusta para as regiões Quedas do Iguaçu e Nova Esperança no Paraná e Anhembi em São Paulo provêm basicamente de uma mesma região do estado de New South Wales, na Austrália.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2005-10-1820032015-02-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 46, p. 3-20, jan./jun. 2003.1517-6371http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311585porMARTINS, E. G.NEVES, E. J. M.SHIMIZU, J. Y.FERREIRA, C. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2015-02-11T08:58:59Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311585Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542015-02-11T08:58:59falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542015-02-11T08:58:59Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e ganho genético estimado para o volume de procedências de grevilea em três diferentes locais.
title Avaliação e ganho genético estimado para o volume de procedências de grevilea em três diferentes locais.
spellingShingle Avaliação e ganho genético estimado para o volume de procedências de grevilea em três diferentes locais.
MARTINS, E. G.
Ganho genético
Genetic gain
Grevillea Robusta
Madeira
Procedência
provenance
wood
title_short Avaliação e ganho genético estimado para o volume de procedências de grevilea em três diferentes locais.
title_full Avaliação e ganho genético estimado para o volume de procedências de grevilea em três diferentes locais.
title_fullStr Avaliação e ganho genético estimado para o volume de procedências de grevilea em três diferentes locais.
title_full_unstemmed Avaliação e ganho genético estimado para o volume de procedências de grevilea em três diferentes locais.
title_sort Avaliação e ganho genético estimado para o volume de procedências de grevilea em três diferentes locais.
author MARTINS, E. G.
author_facet MARTINS, E. G.
NEVES, E. J. M.
SHIMIZU, J. Y.
FERREIRA, C. A.
author_role author
author2 NEVES, E. J. M.
SHIMIZU, J. Y.
FERREIRA, C. A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, E. G.
NEVES, E. J. M.
SHIMIZU, J. Y.
FERREIRA, C. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Ganho genético
Genetic gain
Grevillea Robusta
Madeira
Procedência
provenance
wood
topic Ganho genético
Genetic gain
Grevillea Robusta
Madeira
Procedência
provenance
wood
description Vinte e uma procedências de grevilea (Grevillea robusta Cunn.) foram testadas em duas diferentes regiões do estado do Paraná (Nova Esperança e Quedas do Iguaçu) e numa região do Estado de São Paulo (Anhembi). Para comparar o desempenho das procedências australianas com o material comercialmente disponível no mercado brasileiro foi incluído como testemunha, um lote de sementes coletado pelo Instituto Ambiental do Paraná em Maringá-PR. Os testes foram instalados em blocos ao acaso, com parcelas retangulares de seis plantas, no espaçamento de 3 m x 3 m, com 15 repetições. Dentre as dez procedências de maior crescimento em Anhembi, cinco (Duck Creek, Fine Flower, Rappville, Bottle Creek, McPherson ?s Creek) encontram-se também, entre as de maior crescimento em Quedas do Iguaçu e Nova Esperança. O ambiente não interferiu, significativamente, na hierarquia das procedências de grevílea. Por conseguinte, as sementes produzidas pelas procedências de maior crescimento num desses locais poderão ser intercambiadas entre os locais testados, sem prejuízo na produção de madeira. As melhores procedências de Grevillea robusta para as regiões Quedas do Iguaçu e Nova Esperança no Paraná e Anhembi em São Paulo provêm basicamente de uma mesma região do estado de New South Wales, na Austrália.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2005-10-18
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 46, p. 3-20, jan./jun. 2003.
1517-6371
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311585
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 46, p. 3-20, jan./jun. 2003.
1517-6371
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503324155772928