Coquetéis vegetais e sistemas de manejo alterando a qualidade do solo e produtividade da mangueira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRANDÃO, S. da S.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GIONGO, V., OLSZEVSKI, N., SALVIANO, A. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1073814
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar alterações em características químicas e na estabilidade estrutural do solo e, na produtividade da mangueira após cinco cultivos de dois tipos de coquetéis vegetais e manutenção da vegetação espontânea em dois sistemas de manejo do solo. O experimento foi conduzido no delineamento em blocos casualizados com quatro repetições, com os tratamentos dispostos em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas por 2 sistemas de manejo (com e sem revolvimento do solo) e, as subparcelas por 3 tipos de adubação verde (CV1 - 75% leguminosas + 25% gramíneas e oleaginosas; CV2 - 25% leguminosas + 75% gramíneas e oleaginosas e uma vegetação espontânea (VE)). Em cada unidade experimental foram coletadas, nas entrelinhas das mangueiras, amostras indeformadas para avaliação da estabilidade de agregados e amostras deformadas para determinação dos teores de MO, Ca, Mg e K trocáveis, P assimilável e N total. As amostras foram coletadas nas profundidades 0-5, 5-10, 10-20, 20-40 cm. Foi avaliada também a produtividade da mangueira (t ha-1). Os cinco ciclos de cultivo sucessivos de coquetéis vegetais e de manutenção da vegetação espontânea alteraram os teores de P, MO e N. Os coquetéis vegetais promoveram maiores produtividades de manga em relação à vegetação espontânea, mas não alteraram a qualidade dos frutos.
id EMBR_05dcdd7757a4e082765867ddeb114dbc
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1073814
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Coquetéis vegetais e sistemas de manejo alterando a qualidade do solo e produtividade da mangueira.Estabilidade de agregadosCoquetel vegetalGreen manureMangoMangaAdubação verdeFertilidade do soloMangifera IndicaProdução VegetalSoil fertilityO objetivo deste trabalho foi avaliar alterações em características químicas e na estabilidade estrutural do solo e, na produtividade da mangueira após cinco cultivos de dois tipos de coquetéis vegetais e manutenção da vegetação espontânea em dois sistemas de manejo do solo. O experimento foi conduzido no delineamento em blocos casualizados com quatro repetições, com os tratamentos dispostos em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas por 2 sistemas de manejo (com e sem revolvimento do solo) e, as subparcelas por 3 tipos de adubação verde (CV1 - 75% leguminosas + 25% gramíneas e oleaginosas; CV2 - 25% leguminosas + 75% gramíneas e oleaginosas e uma vegetação espontânea (VE)). Em cada unidade experimental foram coletadas, nas entrelinhas das mangueiras, amostras indeformadas para avaliação da estabilidade de agregados e amostras deformadas para determinação dos teores de MO, Ca, Mg e K trocáveis, P assimilável e N total. As amostras foram coletadas nas profundidades 0-5, 5-10, 10-20, 20-40 cm. Foi avaliada também a produtividade da mangueira (t ha-1). Os cinco ciclos de cultivo sucessivos de coquetéis vegetais e de manutenção da vegetação espontânea alteraram os teores de P, MO e N. Os coquetéis vegetais promoveram maiores produtividades de manga em relação à vegetação espontânea, mas não alteraram a qualidade dos frutos.SHEILA DA SILVA BRANDÃO, Mestranda; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; NELCI OLSZEVSKI, Professor da UNIVASF; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO, CPATSA.BRANDÃO, S. da S.GIONGO, V.OLSZEVSKI, N.SALVIANO, A. M.2017-08-09T11:11:11Z2017-08-09T11:11:11Z2017-08-0920172018-01-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 10, n. 4, p. 1079-1089, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1073814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:51:55Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1073814Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:51:55falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:51:55Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Coquetéis vegetais e sistemas de manejo alterando a qualidade do solo e produtividade da mangueira.
title Coquetéis vegetais e sistemas de manejo alterando a qualidade do solo e produtividade da mangueira.
spellingShingle Coquetéis vegetais e sistemas de manejo alterando a qualidade do solo e produtividade da mangueira.
BRANDÃO, S. da S.
Estabilidade de agregados
Coquetel vegetal
Green manure
Mango
Manga
Adubação verde
Fertilidade do solo
Mangifera Indica
Produção Vegetal
Soil fertility
title_short Coquetéis vegetais e sistemas de manejo alterando a qualidade do solo e produtividade da mangueira.
title_full Coquetéis vegetais e sistemas de manejo alterando a qualidade do solo e produtividade da mangueira.
title_fullStr Coquetéis vegetais e sistemas de manejo alterando a qualidade do solo e produtividade da mangueira.
title_full_unstemmed Coquetéis vegetais e sistemas de manejo alterando a qualidade do solo e produtividade da mangueira.
title_sort Coquetéis vegetais e sistemas de manejo alterando a qualidade do solo e produtividade da mangueira.
author BRANDÃO, S. da S.
author_facet BRANDÃO, S. da S.
GIONGO, V.
OLSZEVSKI, N.
SALVIANO, A. M.
author_role author
author2 GIONGO, V.
OLSZEVSKI, N.
SALVIANO, A. M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SHEILA DA SILVA BRANDÃO, Mestranda; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; NELCI OLSZEVSKI, Professor da UNIVASF; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRANDÃO, S. da S.
GIONGO, V.
OLSZEVSKI, N.
SALVIANO, A. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Estabilidade de agregados
Coquetel vegetal
Green manure
Mango
Manga
Adubação verde
Fertilidade do solo
Mangifera Indica
Produção Vegetal
Soil fertility
topic Estabilidade de agregados
Coquetel vegetal
Green manure
Mango
Manga
Adubação verde
Fertilidade do solo
Mangifera Indica
Produção Vegetal
Soil fertility
description O objetivo deste trabalho foi avaliar alterações em características químicas e na estabilidade estrutural do solo e, na produtividade da mangueira após cinco cultivos de dois tipos de coquetéis vegetais e manutenção da vegetação espontânea em dois sistemas de manejo do solo. O experimento foi conduzido no delineamento em blocos casualizados com quatro repetições, com os tratamentos dispostos em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas por 2 sistemas de manejo (com e sem revolvimento do solo) e, as subparcelas por 3 tipos de adubação verde (CV1 - 75% leguminosas + 25% gramíneas e oleaginosas; CV2 - 25% leguminosas + 75% gramíneas e oleaginosas e uma vegetação espontânea (VE)). Em cada unidade experimental foram coletadas, nas entrelinhas das mangueiras, amostras indeformadas para avaliação da estabilidade de agregados e amostras deformadas para determinação dos teores de MO, Ca, Mg e K trocáveis, P assimilável e N total. As amostras foram coletadas nas profundidades 0-5, 5-10, 10-20, 20-40 cm. Foi avaliada também a produtividade da mangueira (t ha-1). Os cinco ciclos de cultivo sucessivos de coquetéis vegetais e de manutenção da vegetação espontânea alteraram os teores de P, MO e N. Os coquetéis vegetais promoveram maiores produtividades de manga em relação à vegetação espontânea, mas não alteraram a qualidade dos frutos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-09T11:11:11Z
2017-08-09T11:11:11Z
2017-08-09
2017
2018-01-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 10, n. 4, p. 1079-1089, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1073814
identifier_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 10, n. 4, p. 1079-1089, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1073814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503440298147840