Energia ultrasônica associada a estabilidade de agregados de um latossolo sob sistemas de manejo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, F. da S.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082644
Resumo: A qualidade do solo pode ser estimada a partir de seus atributos químicos, físicos e biológicos, sendo que a estabilidade dos agregados pode ser empregada, com vantagens comparativas a outros atributos, como indicador físico da qualidade do solo. Para validar esse indicador foi realizado o presente estudo no período de maio a agosto de 2015, utilizando-se amostras de solo provenientes de um experimento de longa duração localizado em Dourados, MS. O trabalho foi dividido em três capítulos, sendo primeiro com objetivo de apresentar uma revisão bibliográfica geral sobre o tema. No capítulo II estão apresentados os procedimentos para calibração do equipamento de ultrassom e calcular a potência real emitida pela ponta da haste do sonificador. No capítulo III estão apresentados os métodos e a quantificação da energia necessária para rompimento de agregados e estimar a energia associada a estabilidade de macroagregados provenientes de diferentes sistemas de manejo do solo.
id EMBR_05ea03099d49ce0af41db90b9a7290bb
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1082644
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Energia ultrasônica associada a estabilidade de agregados de um latossolo sob sistemas de manejo.Integração lavoura pecuáriaIntegrated crop livestockPastureMatéria OrgânicaPastagemorganic matterA qualidade do solo pode ser estimada a partir de seus atributos químicos, físicos e biológicos, sendo que a estabilidade dos agregados pode ser empregada, com vantagens comparativas a outros atributos, como indicador físico da qualidade do solo. Para validar esse indicador foi realizado o presente estudo no período de maio a agosto de 2015, utilizando-se amostras de solo provenientes de um experimento de longa duração localizado em Dourados, MS. O trabalho foi dividido em três capítulos, sendo primeiro com objetivo de apresentar uma revisão bibliográfica geral sobre o tema. No capítulo II estão apresentados os procedimentos para calibração do equipamento de ultrassom e calcular a potência real emitida pela ponta da haste do sonificador. No capítulo III estão apresentados os métodos e a quantificação da energia necessária para rompimento de agregados e estimar a energia associada a estabilidade de macroagregados provenientes de diferentes sistemas de manejo do solo.Orientada por: Dr. Júlio César Salton; Co-orientada por: Dra. Michely TomaziFABRÍCIA DA SILVA RAMOS, MESTRANDA EM AGRONOMIA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, AQUIDAUANA, MS.RAMOS, F. da S.2017-12-14T23:25:22Z2017-12-14T23:25:22Z2017-12-1420162018-03-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2016. 70 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Aquidauana, MS.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-12-14T23:25:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1082644Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-12-14T23:25:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-12-14T23:25:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Energia ultrasônica associada a estabilidade de agregados de um latossolo sob sistemas de manejo.
title Energia ultrasônica associada a estabilidade de agregados de um latossolo sob sistemas de manejo.
spellingShingle Energia ultrasônica associada a estabilidade de agregados de um latossolo sob sistemas de manejo.
RAMOS, F. da S.
Integração lavoura pecuária
Integrated crop livestock
Pasture
Matéria Orgânica
Pastagem
organic matter
title_short Energia ultrasônica associada a estabilidade de agregados de um latossolo sob sistemas de manejo.
title_full Energia ultrasônica associada a estabilidade de agregados de um latossolo sob sistemas de manejo.
title_fullStr Energia ultrasônica associada a estabilidade de agregados de um latossolo sob sistemas de manejo.
title_full_unstemmed Energia ultrasônica associada a estabilidade de agregados de um latossolo sob sistemas de manejo.
title_sort Energia ultrasônica associada a estabilidade de agregados de um latossolo sob sistemas de manejo.
author RAMOS, F. da S.
author_facet RAMOS, F. da S.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FABRÍCIA DA SILVA RAMOS, MESTRANDA EM AGRONOMIA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, AQUIDAUANA, MS.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, F. da S.
dc.subject.por.fl_str_mv Integração lavoura pecuária
Integrated crop livestock
Pasture
Matéria Orgânica
Pastagem
organic matter
topic Integração lavoura pecuária
Integrated crop livestock
Pasture
Matéria Orgânica
Pastagem
organic matter
description A qualidade do solo pode ser estimada a partir de seus atributos químicos, físicos e biológicos, sendo que a estabilidade dos agregados pode ser empregada, com vantagens comparativas a outros atributos, como indicador físico da qualidade do solo. Para validar esse indicador foi realizado o presente estudo no período de maio a agosto de 2015, utilizando-se amostras de solo provenientes de um experimento de longa duração localizado em Dourados, MS. O trabalho foi dividido em três capítulos, sendo primeiro com objetivo de apresentar uma revisão bibliográfica geral sobre o tema. No capítulo II estão apresentados os procedimentos para calibração do equipamento de ultrassom e calcular a potência real emitida pela ponta da haste do sonificador. No capítulo III estão apresentados os métodos e a quantificação da energia necessária para rompimento de agregados e estimar a energia associada a estabilidade de macroagregados provenientes de diferentes sistemas de manejo do solo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-12-14T23:25:22Z
2017-12-14T23:25:22Z
2017-12-14
2018-03-23T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2016. 70 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Aquidauana, MS.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082644
identifier_str_mv 2016. 70 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Aquidauana, MS.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503446580166656