Uso atual e quantificação de áreas degradadas na Margem do Rio São Francisco no Município Petrolina-PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, T. J. F.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SA, I. B., PETRERE, V. G., OLIVEIRA NETO, M. B. de, TAURA, T. A., ARAUJO FILHO, J. C. de, SILVA, M. S. L. da, OLIVEIRA, W. da S., LUCENA, A. M. A. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/514094
Resumo: O Submédio do Vale do São Francisco tem passando por constantes alterações antrópicas. Dessa maneira, muitas áreas sem aptidão para o uso agrícola são cultivadas, atingindo inclusive a vegetação ciliar. O objetivo deste estudo foi fortalecer estudos ambientais para a preservação da vegetação ciliar, avaliar o uso atual e quantificar as áreas degradadas para o Programa de Revitalização do Rio São Francisco, no município de Petrolina-PE. Para o mapeamento do uso atual dos solos e quantificação de áreas degradadas, foram realizados estudos básicos para validação e definição de metodologia. No município, praticamente toda a vegetação ciliar foi retirada e a grande maioria dos solos relacionados aos sedimentos fluviais encontram-se salinizados e degradados. Muitos já estão improdutivos e devido ao elevado nível de salinização do solo, as espécies nativas não conseguem se regenerar, cedendo lugar a plantas invasoras com é o caso da algaroba. As áreas que, por normas legais não poderiam ter sido desmatadas (toda a área de vegetação ciliar e áreas impróprias para a agricultura, etc), devem ser recuperadas por meio da regeneração natural e/ou de incentivos de políticas públicas.
id EMBR_06519b3e755a7e7124713d967129dcb8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/514094
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Uso atual e quantificação de áreas degradadas na Margem do Rio São Francisco no Município Petrolina-PE.Uso atualÁreas degradadasRio São FranciscoO Submédio do Vale do São Francisco tem passando por constantes alterações antrópicas. Dessa maneira, muitas áreas sem aptidão para o uso agrícola são cultivadas, atingindo inclusive a vegetação ciliar. O objetivo deste estudo foi fortalecer estudos ambientais para a preservação da vegetação ciliar, avaliar o uso atual e quantificar as áreas degradadas para o Programa de Revitalização do Rio São Francisco, no município de Petrolina-PE. Para o mapeamento do uso atual dos solos e quantificação de áreas degradadas, foram realizados estudos básicos para validação e definição de metodologia. No município, praticamente toda a vegetação ciliar foi retirada e a grande maioria dos solos relacionados aos sedimentos fluviais encontram-se salinizados e degradados. Muitos já estão improdutivos e devido ao elevado nível de salinização do solo, as espécies nativas não conseguem se regenerar, cedendo lugar a plantas invasoras com é o caso da algaroba. As áreas que, por normas legais não poderiam ter sido desmatadas (toda a área de vegetação ciliar e áreas impróprias para a agricultura, etc), devem ser recuperadas por meio da regeneração natural e/ou de incentivos de políticas públicas.TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; IEDO BEZERRA SA, CPATSA; VANDERLISE GIONGO PETRERE, CPATSA; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; TATIANA AYAKO TAURA, CPATSA; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; WAGNER DA SILVA OLIVEIRA, ESTAGIÁRIO EMBRAPA SEMI-ÁRIDO; ANDREA MARIA ALVES DE LUCENA, ESTAGIÁRIA EMBRAPA SOLOS.CUNHA, T. J. F.SA, I. B.PETRERE, V. G.OLIVEIRA NETO, M. B. deTAURA, T. A.ARAUJO FILHO, J. C. deSILVA, M. S. L. daOLIVEIRA, W. da S.LUCENA, A. M. A. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2009-10-1620092012-12-05T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/514094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:45:39Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/514094Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:45:39Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso atual e quantificação de áreas degradadas na Margem do Rio São Francisco no Município Petrolina-PE.
title Uso atual e quantificação de áreas degradadas na Margem do Rio São Francisco no Município Petrolina-PE.
spellingShingle Uso atual e quantificação de áreas degradadas na Margem do Rio São Francisco no Município Petrolina-PE.
CUNHA, T. J. F.
Uso atual
Áreas degradadas
Rio São Francisco
title_short Uso atual e quantificação de áreas degradadas na Margem do Rio São Francisco no Município Petrolina-PE.
title_full Uso atual e quantificação de áreas degradadas na Margem do Rio São Francisco no Município Petrolina-PE.
title_fullStr Uso atual e quantificação de áreas degradadas na Margem do Rio São Francisco no Município Petrolina-PE.
title_full_unstemmed Uso atual e quantificação de áreas degradadas na Margem do Rio São Francisco no Município Petrolina-PE.
title_sort Uso atual e quantificação de áreas degradadas na Margem do Rio São Francisco no Município Petrolina-PE.
author CUNHA, T. J. F.
author_facet CUNHA, T. J. F.
SA, I. B.
PETRERE, V. G.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
TAURA, T. A.
ARAUJO FILHO, J. C. de
SILVA, M. S. L. da
OLIVEIRA, W. da S.
LUCENA, A. M. A. de
author_role author
author2 SA, I. B.
PETRERE, V. G.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
TAURA, T. A.
ARAUJO FILHO, J. C. de
SILVA, M. S. L. da
OLIVEIRA, W. da S.
LUCENA, A. M. A. de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; IEDO BEZERRA SA, CPATSA; VANDERLISE GIONGO PETRERE, CPATSA; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; TATIANA AYAKO TAURA, CPATSA; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; WAGNER DA SILVA OLIVEIRA, ESTAGIÁRIO EMBRAPA SEMI-ÁRIDO; ANDREA MARIA ALVES DE LUCENA, ESTAGIÁRIA EMBRAPA SOLOS.
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, T. J. F.
SA, I. B.
PETRERE, V. G.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
TAURA, T. A.
ARAUJO FILHO, J. C. de
SILVA, M. S. L. da
OLIVEIRA, W. da S.
LUCENA, A. M. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Uso atual
Áreas degradadas
Rio São Francisco
topic Uso atual
Áreas degradadas
Rio São Francisco
description O Submédio do Vale do São Francisco tem passando por constantes alterações antrópicas. Dessa maneira, muitas áreas sem aptidão para o uso agrícola são cultivadas, atingindo inclusive a vegetação ciliar. O objetivo deste estudo foi fortalecer estudos ambientais para a preservação da vegetação ciliar, avaliar o uso atual e quantificar as áreas degradadas para o Programa de Revitalização do Rio São Francisco, no município de Petrolina-PE. Para o mapeamento do uso atual dos solos e quantificação de áreas degradadas, foram realizados estudos básicos para validação e definição de metodologia. No município, praticamente toda a vegetação ciliar foi retirada e a grande maioria dos solos relacionados aos sedimentos fluviais encontram-se salinizados e degradados. Muitos já estão improdutivos e devido ao elevado nível de salinização do solo, as espécies nativas não conseguem se regenerar, cedendo lugar a plantas invasoras com é o caso da algaroba. As áreas que, por normas legais não poderiam ter sido desmatadas (toda a área de vegetação ciliar e áreas impróprias para a agricultura, etc), devem ser recuperadas por meio da regeneração natural e/ou de incentivos de políticas públicas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-16
2009
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2012-12-05T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/514094
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/514094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695265481555968