Protective effect and economic impact of insecticide application methods on barley.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STOETZER, A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: KAWAKAMI, J., MARSARO JÚNIOR, A. L., LAU, D., PEREIRA, P. R. V. da S., ANTONIAZZI, N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007379
Resumo: Avalia o efeito protetor de diferentes formas de aplicação de inseticida sobre a transmissão do nanismo amarelo em cultivares de cevada, bem como determina os custos de produção e o lucro líquido destes manejos. Os experimentos foram realizados durante as safras 2011 e 2012, tendo-se utilizado os seguintes manejos nas parcelas principais: T1, tratamento de sementes com inseticida (TS) + inseticida na parte aérea aplicado quinzenalmente; T2, apenas TS; T3, inseticida aplicado à parte aérea, quando foi atingido o nível de controle de afídeos (NC); T4, sem inseticida; e T5, TS + inseticida na parte aérea, quando o NC foi atingido. As subparcelas foram constituídas de diferentes cultivares de cevada: BRS Cauê, BRS Brau e MN 6021. Foram utilizados os inseticidas lambda‑cialotrina (piretroide) e thiametoxam (neonicotinoide). Houve diferenças no índice de doença do nanismo amarelo em ambas as safras para os diferentes manejos, enquanto o dano ao rendimento de grãos foi influenciado pelo ano e pela população de afídeos. Os custos de produção e lucro líquido diferiram entre os tratamentos. Constatou-se que o tratamento de sementes com inseticida é suficiente para reduzir a epidemia do nanismo‑amarelo em anos com baixa pressão populacional de afídeos; porém, em anos com maiores populações, a aplicação de inseticida à parte aérea também se torna necessária.
id EMBR_06c37ec1c9059b65b3b4f614a6ff6142
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1007379
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Protective effect and economic impact of insecticide application methods on barley.Yellow dwarf diseaseTratamento de sementeNanismo amareloCevadaHordeum VulgareRhopalosiphum PadiMetopolophium dirhodumSeed treatmentAvalia o efeito protetor de diferentes formas de aplicação de inseticida sobre a transmissão do nanismo amarelo em cultivares de cevada, bem como determina os custos de produção e o lucro líquido destes manejos. Os experimentos foram realizados durante as safras 2011 e 2012, tendo-se utilizado os seguintes manejos nas parcelas principais: T1, tratamento de sementes com inseticida (TS) + inseticida na parte aérea aplicado quinzenalmente; T2, apenas TS; T3, inseticida aplicado à parte aérea, quando foi atingido o nível de controle de afídeos (NC); T4, sem inseticida; e T5, TS + inseticida na parte aérea, quando o NC foi atingido. As subparcelas foram constituídas de diferentes cultivares de cevada: BRS Cauê, BRS Brau e MN 6021. Foram utilizados os inseticidas lambda‑cialotrina (piretroide) e thiametoxam (neonicotinoide). Houve diferenças no índice de doença do nanismo amarelo em ambas as safras para os diferentes manejos, enquanto o dano ao rendimento de grãos foi influenciado pelo ano e pela população de afídeos. Os custos de produção e lucro líquido diferiram entre os tratamentos. Constatou-se que o tratamento de sementes com inseticida é suficiente para reduzir a epidemia do nanismo‑amarelo em anos com baixa pressão populacional de afídeos; porém, em anos com maiores populações, a aplicação de inseticida à parte aérea também se torna necessária.ALFRED STOETZER, Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária; JACKSON KAWAKAMI, Universidade Estadual do Centro-Oeste; ALBERTO LUIZ MARSARO JÚNIOR, CNPT; DOUGLAS LAU, CNPT; PAULO ROBERTO VALLE DA S PEREIRA, CNPT; NOEMIR ANTONIAZZI, Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária.STOETZER, A.KAWAKAMI, J.MARSARO JÚNIOR, A. L.LAU, D.PEREIRA, P. R. V. da S.ANTONIAZZI, N.2015-02-01T11:11:11Z2015-02-01T11:11:11Z2015-02-0120142017-04-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 49, n. 3, p. 153-162, mar. 2014.0100-204Xhttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007379enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:03:32Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1007379Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:03:32falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:03:32Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Protective effect and economic impact of insecticide application methods on barley.
title Protective effect and economic impact of insecticide application methods on barley.
spellingShingle Protective effect and economic impact of insecticide application methods on barley.
STOETZER, A.
Yellow dwarf disease
Tratamento de semente
Nanismo amarelo
Cevada
Hordeum Vulgare
Rhopalosiphum Padi
Metopolophium dirhodum
Seed treatment
title_short Protective effect and economic impact of insecticide application methods on barley.
title_full Protective effect and economic impact of insecticide application methods on barley.
title_fullStr Protective effect and economic impact of insecticide application methods on barley.
title_full_unstemmed Protective effect and economic impact of insecticide application methods on barley.
title_sort Protective effect and economic impact of insecticide application methods on barley.
author STOETZER, A.
author_facet STOETZER, A.
KAWAKAMI, J.
MARSARO JÚNIOR, A. L.
LAU, D.
PEREIRA, P. R. V. da S.
ANTONIAZZI, N.
author_role author
author2 KAWAKAMI, J.
MARSARO JÚNIOR, A. L.
LAU, D.
PEREIRA, P. R. V. da S.
ANTONIAZZI, N.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALFRED STOETZER, Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária; JACKSON KAWAKAMI, Universidade Estadual do Centro-Oeste; ALBERTO LUIZ MARSARO JÚNIOR, CNPT; DOUGLAS LAU, CNPT; PAULO ROBERTO VALLE DA S PEREIRA, CNPT; NOEMIR ANTONIAZZI, Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária.
dc.contributor.author.fl_str_mv STOETZER, A.
KAWAKAMI, J.
MARSARO JÚNIOR, A. L.
LAU, D.
PEREIRA, P. R. V. da S.
ANTONIAZZI, N.
dc.subject.por.fl_str_mv Yellow dwarf disease
Tratamento de semente
Nanismo amarelo
Cevada
Hordeum Vulgare
Rhopalosiphum Padi
Metopolophium dirhodum
Seed treatment
topic Yellow dwarf disease
Tratamento de semente
Nanismo amarelo
Cevada
Hordeum Vulgare
Rhopalosiphum Padi
Metopolophium dirhodum
Seed treatment
description Avalia o efeito protetor de diferentes formas de aplicação de inseticida sobre a transmissão do nanismo amarelo em cultivares de cevada, bem como determina os custos de produção e o lucro líquido destes manejos. Os experimentos foram realizados durante as safras 2011 e 2012, tendo-se utilizado os seguintes manejos nas parcelas principais: T1, tratamento de sementes com inseticida (TS) + inseticida na parte aérea aplicado quinzenalmente; T2, apenas TS; T3, inseticida aplicado à parte aérea, quando foi atingido o nível de controle de afídeos (NC); T4, sem inseticida; e T5, TS + inseticida na parte aérea, quando o NC foi atingido. As subparcelas foram constituídas de diferentes cultivares de cevada: BRS Cauê, BRS Brau e MN 6021. Foram utilizados os inseticidas lambda‑cialotrina (piretroide) e thiametoxam (neonicotinoide). Houve diferenças no índice de doença do nanismo amarelo em ambas as safras para os diferentes manejos, enquanto o dano ao rendimento de grãos foi influenciado pelo ano e pela população de afídeos. Os custos de produção e lucro líquido diferiram entre os tratamentos. Constatou-se que o tratamento de sementes com inseticida é suficiente para reduzir a epidemia do nanismo‑amarelo em anos com baixa pressão populacional de afídeos; porém, em anos com maiores populações, a aplicação de inseticida à parte aérea também se torna necessária.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-01T11:11:11Z
2015-02-01T11:11:11Z
2015-02-01
2017-04-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 49, n. 3, p. 153-162, mar. 2014.
0100-204X
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007379
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 49, n. 3, p. 153-162, mar. 2014.
0100-204X
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007379
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503401501884416