Saberes tradicionais em uma unidade de conservação localizada em ambiente periurbano de várzea: etnobiologia da andirobeira (Carapa guianensis Aublet).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, M. N.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: CUNHA, H. F. A., LIRA-GUEDES, A. C., GOMES, S. C. P., GUEDES, M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986754
Resumo: As interações entre povos e comunidades tradicionais que convivem com a floresta e com populações urbanizadas ameaçam a manutenção dos saberes tradicionais associados ao uso dos recursos naturais. A partir desse pressuposto, o artigo identifica o conhecimento ecológico local (CEL) sobre as andirobeiras (Carapa guianensis Aublet), o uso dos produtos provenientes da espécie, o conhecimento sobre a extração do óleo de andiroba e a manutenção desse hábito na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha, Amapá. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 84 moradores e três grupos focais. Os resultados mostram que, aproximadamente, 76% dos moradores possuem CEL sobre a espécie e indicam como seus principais produtos o óleo das sementes e a madeira, enquanto 64% conhecem o processo de extração do óleo e 30% mantêm o hábito da extração. Os mais jovens conhecem o óleo, porém a maioria não vivenciou integralmente o processo de extração. Constatou-se que o CEL sobre as andirobeiras e a extração do óleo tende a se perder através das gerações, como consequência da urbanização da área e do uso limitado desse recurso florestal, principalmente devido à falta de informação dos moradores da APA sobre seu direito de uso do recurso.
id EMBR_0720f6cde136baf03c992bb87a4d5166
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/986754
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Saberes tradicionais em uma unidade de conservação localizada em ambiente periurbano de várzea: etnobiologia da andirobeira (Carapa guianensis Aublet).Conhecimento Ecológico LocalPercepção ambientalEtnobiologiaLocal Ecological KnowledgeEnvironmental perceptionEthnobiologyAmazonAmazoniaAs interações entre povos e comunidades tradicionais que convivem com a floresta e com populações urbanizadas ameaçam a manutenção dos saberes tradicionais associados ao uso dos recursos naturais. A partir desse pressuposto, o artigo identifica o conhecimento ecológico local (CEL) sobre as andirobeiras (Carapa guianensis Aublet), o uso dos produtos provenientes da espécie, o conhecimento sobre a extração do óleo de andiroba e a manutenção desse hábito na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha, Amapá. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 84 moradores e três grupos focais. Os resultados mostram que, aproximadamente, 76% dos moradores possuem CEL sobre a espécie e indicam como seus principais produtos o óleo das sementes e a madeira, enquanto 64% conhecem o processo de extração do óleo e 30% mantêm o hábito da extração. Os mais jovens conhecem o óleo, porém a maioria não vivenciou integralmente o processo de extração. Constatou-se que o CEL sobre as andirobeiras e a extração do óleo tende a se perder através das gerações, como consequência da urbanização da área e do uso limitado desse recurso florestal, principalmente devido à falta de informação dos moradores da APA sobre seu direito de uso do recurso.ANA CLAUDIA LIRA GUEDES, CPAF-AP; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP.SANTOS, M. N.CUNHA, H. F. A.LIRA-GUEDES, A. C.GOMES, S. C. P.GUEDES, M. C.2014-05-21T11:11:11Z2014-05-21T11:11:11Z2014-05-2120142017-03-20T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim do Museu Paraense Emilio Goeldi, Ciências Humanas, Belém, PA, v. 9, n. 1, p. 93-108, jan./abr. 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986754porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:18:38Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/986754Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:18:38falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:18:38Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes tradicionais em uma unidade de conservação localizada em ambiente periurbano de várzea: etnobiologia da andirobeira (Carapa guianensis Aublet).
title Saberes tradicionais em uma unidade de conservação localizada em ambiente periurbano de várzea: etnobiologia da andirobeira (Carapa guianensis Aublet).
spellingShingle Saberes tradicionais em uma unidade de conservação localizada em ambiente periurbano de várzea: etnobiologia da andirobeira (Carapa guianensis Aublet).
SANTOS, M. N.
Conhecimento Ecológico Local
Percepção ambiental
Etnobiologia
Local Ecological Knowledge
Environmental perception
Ethnobiology
Amazon
Amazonia
title_short Saberes tradicionais em uma unidade de conservação localizada em ambiente periurbano de várzea: etnobiologia da andirobeira (Carapa guianensis Aublet).
title_full Saberes tradicionais em uma unidade de conservação localizada em ambiente periurbano de várzea: etnobiologia da andirobeira (Carapa guianensis Aublet).
title_fullStr Saberes tradicionais em uma unidade de conservação localizada em ambiente periurbano de várzea: etnobiologia da andirobeira (Carapa guianensis Aublet).
title_full_unstemmed Saberes tradicionais em uma unidade de conservação localizada em ambiente periurbano de várzea: etnobiologia da andirobeira (Carapa guianensis Aublet).
title_sort Saberes tradicionais em uma unidade de conservação localizada em ambiente periurbano de várzea: etnobiologia da andirobeira (Carapa guianensis Aublet).
author SANTOS, M. N.
author_facet SANTOS, M. N.
CUNHA, H. F. A.
LIRA-GUEDES, A. C.
GOMES, S. C. P.
GUEDES, M. C.
author_role author
author2 CUNHA, H. F. A.
LIRA-GUEDES, A. C.
GOMES, S. C. P.
GUEDES, M. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANA CLAUDIA LIRA GUEDES, CPAF-AP; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, M. N.
CUNHA, H. F. A.
LIRA-GUEDES, A. C.
GOMES, S. C. P.
GUEDES, M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento Ecológico Local
Percepção ambiental
Etnobiologia
Local Ecological Knowledge
Environmental perception
Ethnobiology
Amazon
Amazonia
topic Conhecimento Ecológico Local
Percepção ambiental
Etnobiologia
Local Ecological Knowledge
Environmental perception
Ethnobiology
Amazon
Amazonia
description As interações entre povos e comunidades tradicionais que convivem com a floresta e com populações urbanizadas ameaçam a manutenção dos saberes tradicionais associados ao uso dos recursos naturais. A partir desse pressuposto, o artigo identifica o conhecimento ecológico local (CEL) sobre as andirobeiras (Carapa guianensis Aublet), o uso dos produtos provenientes da espécie, o conhecimento sobre a extração do óleo de andiroba e a manutenção desse hábito na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha, Amapá. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 84 moradores e três grupos focais. Os resultados mostram que, aproximadamente, 76% dos moradores possuem CEL sobre a espécie e indicam como seus principais produtos o óleo das sementes e a madeira, enquanto 64% conhecem o processo de extração do óleo e 30% mantêm o hábito da extração. Os mais jovens conhecem o óleo, porém a maioria não vivenciou integralmente o processo de extração. Constatou-se que o CEL sobre as andirobeiras e a extração do óleo tende a se perder através das gerações, como consequência da urbanização da área e do uso limitado desse recurso florestal, principalmente devido à falta de informação dos moradores da APA sobre seu direito de uso do recurso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-21T11:11:11Z
2014-05-21T11:11:11Z
2014-05-21
2014
2017-03-20T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi, Ciências Humanas, Belém, PA, v. 9, n. 1, p. 93-108, jan./abr. 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986754
identifier_str_mv Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi, Ciências Humanas, Belém, PA, v. 9, n. 1, p. 93-108, jan./abr. 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503390212915200