Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: condicionamento do solo e intensificação da produção de lavouras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVARENGA, R. C.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: PORFÍRIO-DA-SILVA, V., GONTIJO NETO, M. M., VIANA, M. C. M., VILELA, L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/868431
Resumo: A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) deve ser conduzida dentro de princípios técnicos que permitam a maximização da produtividade sem perder de vista a sustentabilidade. O condicionamento inicial do solo deve ser realizado, tomando por base as necessidades de manejo e de conservação do solo e da água, além das exigências das culturas, componentes mais exigentes da ILPF. A disposição das faixas de cultivo e das linhas de plantio das árvores deve ser em nível, utilizando o Sistema Plantio Direto (SPD). Maior espaçamento entre renques de árvores favorece o desempenho e o período de ocupação das faixas pelas lavouras. O milho e o sorgo ajustam-se bem ao consórcio com a pastagem, pois o porte maior dessas culturas confere maior poder de competição com o capim, em comparação com outras de porte baixo. À luz dos resultados disponíveis e das experiências realizadas por técnicos e produtores em diferentes regiões do estado de Minas Gerais e, também, em outros Estados, pode-se afirmar que o Sistema ILPF é estratégia tecnológica viável, que pode contribuir, marcadarnente, para a melhoria dos sistemas de produção agropecuários. Para alcançar o máximo desses sistemas, primeiro é necessário planejar corretamente, depois selecionar as alternativas técnicas e economicamente viáveis e, por fim, decidir por aquela que melhor se ajuste a uma situação em particular.
id EMBR_07366810338b6a0efc498048655e9852
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/868431
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: condicionamento do solo e intensificação da produção de lavouras.Integração Lavoura-Pecuária-FlorestaSustentabilidadeConservação da ÁguaConservação do SoloA Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) deve ser conduzida dentro de princípios técnicos que permitam a maximização da produtividade sem perder de vista a sustentabilidade. O condicionamento inicial do solo deve ser realizado, tomando por base as necessidades de manejo e de conservação do solo e da água, além das exigências das culturas, componentes mais exigentes da ILPF. A disposição das faixas de cultivo e das linhas de plantio das árvores deve ser em nível, utilizando o Sistema Plantio Direto (SPD). Maior espaçamento entre renques de árvores favorece o desempenho e o período de ocupação das faixas pelas lavouras. O milho e o sorgo ajustam-se bem ao consórcio com a pastagem, pois o porte maior dessas culturas confere maior poder de competição com o capim, em comparação com outras de porte baixo. À luz dos resultados disponíveis e das experiências realizadas por técnicos e produtores em diferentes regiões do estado de Minas Gerais e, também, em outros Estados, pode-se afirmar que o Sistema ILPF é estratégia tecnológica viável, que pode contribuir, marcadarnente, para a melhoria dos sistemas de produção agropecuários. Para alcançar o máximo desses sistemas, primeiro é necessário planejar corretamente, depois selecionar as alternativas técnicas e economicamente viáveis e, por fim, decidir por aquela que melhor se ajuste a uma situação em particular.RAMON COSTA ALVARENGA, CNPMS; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; MARIA CELUTA MACHADO VIANA, EPAMIG; LOURIVAL VILELA, CPAC.ALVARENGA, R. C.PORFÍRIO-DA-SILVA, V.GONTIJO NETO, M. M.VIANA, M. C. M.VILELA, L.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2010-12-0120102018-05-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInforme Agropecuário, Belo Horizonte, v. 31, n. 257, p. 59-67, jul./ago. 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/868431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:29:56Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/868431Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:29:56Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: condicionamento do solo e intensificação da produção de lavouras.
title Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: condicionamento do solo e intensificação da produção de lavouras.
spellingShingle Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: condicionamento do solo e intensificação da produção de lavouras.
ALVARENGA, R. C.
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Sustentabilidade
Conservação da Água
Conservação do Solo
title_short Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: condicionamento do solo e intensificação da produção de lavouras.
title_full Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: condicionamento do solo e intensificação da produção de lavouras.
title_fullStr Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: condicionamento do solo e intensificação da produção de lavouras.
title_full_unstemmed Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: condicionamento do solo e intensificação da produção de lavouras.
title_sort Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: condicionamento do solo e intensificação da produção de lavouras.
author ALVARENGA, R. C.
author_facet ALVARENGA, R. C.
PORFÍRIO-DA-SILVA, V.
GONTIJO NETO, M. M.
VIANA, M. C. M.
VILELA, L.
author_role author
author2 PORFÍRIO-DA-SILVA, V.
GONTIJO NETO, M. M.
VIANA, M. C. M.
VILELA, L.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAMON COSTA ALVARENGA, CNPMS; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; MARIA CELUTA MACHADO VIANA, EPAMIG; LOURIVAL VILELA, CPAC.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVARENGA, R. C.
PORFÍRIO-DA-SILVA, V.
GONTIJO NETO, M. M.
VIANA, M. C. M.
VILELA, L.
dc.subject.por.fl_str_mv Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Sustentabilidade
Conservação da Água
Conservação do Solo
topic Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Sustentabilidade
Conservação da Água
Conservação do Solo
description A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) deve ser conduzida dentro de princípios técnicos que permitam a maximização da produtividade sem perder de vista a sustentabilidade. O condicionamento inicial do solo deve ser realizado, tomando por base as necessidades de manejo e de conservação do solo e da água, além das exigências das culturas, componentes mais exigentes da ILPF. A disposição das faixas de cultivo e das linhas de plantio das árvores deve ser em nível, utilizando o Sistema Plantio Direto (SPD). Maior espaçamento entre renques de árvores favorece o desempenho e o período de ocupação das faixas pelas lavouras. O milho e o sorgo ajustam-se bem ao consórcio com a pastagem, pois o porte maior dessas culturas confere maior poder de competição com o capim, em comparação com outras de porte baixo. À luz dos resultados disponíveis e das experiências realizadas por técnicos e produtores em diferentes regiões do estado de Minas Gerais e, também, em outros Estados, pode-se afirmar que o Sistema ILPF é estratégia tecnológica viável, que pode contribuir, marcadarnente, para a melhoria dos sistemas de produção agropecuários. Para alcançar o máximo desses sistemas, primeiro é necessário planejar corretamente, depois selecionar as alternativas técnicas e economicamente viáveis e, por fim, decidir por aquela que melhor se ajuste a uma situação em particular.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
2010
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-05-29T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 31, n. 257, p. 59-67, jul./ago. 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/868431
identifier_str_mv Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 31, n. 257, p. 59-67, jul./ago. 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/868431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695249175150592