Efeito de diferentes tensões de umidade no solo, em duas fases de desenvolvimento da planta, com relação ao crescimento e produção do arroz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, J. C.
Data de Publicação: 1974
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/473157
Resumo: No presente trabalho foi estudado o efeito de diferentes niveis do tensao de umidade do solo, em dois periodos de desenvolvimento da planta, sobre a producao de graos. principais componentes da producao e outras caracteristicas agronomicas do arroz, no ano agricola 1972-1973, na localidade de Vicosa, Minas Gerais. Os manejos d'agua estudados constaram de submersao continua durante todo o ciclo da planta, submersao ate ou a partir da diferenciacao floral, sucedida ou precedida, respectivamente, de irrigacao por aspersao sempre que a tensao de umidade no solo atingia 1, 3 ou 5 bares, e irrigacao por aspersao, aos mesmos niveis de tensao de umidade, durante todo o ciclo. O Cultivar usado foi o 'IAC 1246'. O experimento foi conduzido em vasos, mantidos no campo,protegidos das aguas de chuvas por uma cobertura de plastico movel. As determinacoes da tensoes de umidade foram realizadas atraves do metodo de Colman, sendo as celulas colocadas a 15 cm de profundidade. O delineamento adotado foi blocos ao acaso, com quatro repeticoes. Nas condicoes em que este estudo foi realizado, pode-se chegar as seguintes conclusoes: O arroz cultivado sob regime de submersao continua apresentou maior producao de graos quando comparada com os demais manejos d'agua estudados. Esta maior producao resultou, principalmente, de maior numero de graos por panicula e maior peso de graos. Tensoes de umidade na fase vegetativa, seguidos de submersao continua, a partir do inicio da diferenciacao floral, resultaram em producoes elevadas de (...)
id EMBR_0b7b31bbfeb277df96a42b70c93b55c6
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/473157
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito de diferentes tensões de umidade no solo, em duas fases de desenvolvimento da planta, com relação ao crescimento e produção do arroz.CultivoProductionGrowthArrozCrescimentoIrrigaçãoOryza SativaProduçãoriceNo presente trabalho foi estudado o efeito de diferentes niveis do tensao de umidade do solo, em dois periodos de desenvolvimento da planta, sobre a producao de graos. principais componentes da producao e outras caracteristicas agronomicas do arroz, no ano agricola 1972-1973, na localidade de Vicosa, Minas Gerais. Os manejos d'agua estudados constaram de submersao continua durante todo o ciclo da planta, submersao ate ou a partir da diferenciacao floral, sucedida ou precedida, respectivamente, de irrigacao por aspersao sempre que a tensao de umidade no solo atingia 1, 3 ou 5 bares, e irrigacao por aspersao, aos mesmos niveis de tensao de umidade, durante todo o ciclo. O Cultivar usado foi o 'IAC 1246'. O experimento foi conduzido em vasos, mantidos no campo,protegidos das aguas de chuvas por uma cobertura de plastico movel. As determinacoes da tensoes de umidade foram realizadas atraves do metodo de Colman, sendo as celulas colocadas a 15 cm de profundidade. O delineamento adotado foi blocos ao acaso, com quatro repeticoes. Nas condicoes em que este estudo foi realizado, pode-se chegar as seguintes conclusoes: O arroz cultivado sob regime de submersao continua apresentou maior producao de graos quando comparada com os demais manejos d'agua estudados. Esta maior producao resultou, principalmente, de maior numero de graos por panicula e maior peso de graos. Tensoes de umidade na fase vegetativa, seguidos de submersao continua, a partir do inicio da diferenciacao floral, resultaram em producoes elevadas de (...)Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS.CRUZ, J. C.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1996-12-1719742017-05-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis32 p.1974.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/473157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:56:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/473157Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:56:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de diferentes tensões de umidade no solo, em duas fases de desenvolvimento da planta, com relação ao crescimento e produção do arroz.
title Efeito de diferentes tensões de umidade no solo, em duas fases de desenvolvimento da planta, com relação ao crescimento e produção do arroz.
spellingShingle Efeito de diferentes tensões de umidade no solo, em duas fases de desenvolvimento da planta, com relação ao crescimento e produção do arroz.
CRUZ, J. C.
Cultivo
Production
Growth
Arroz
Crescimento
Irrigação
Oryza Sativa
Produção
rice
title_short Efeito de diferentes tensões de umidade no solo, em duas fases de desenvolvimento da planta, com relação ao crescimento e produção do arroz.
title_full Efeito de diferentes tensões de umidade no solo, em duas fases de desenvolvimento da planta, com relação ao crescimento e produção do arroz.
title_fullStr Efeito de diferentes tensões de umidade no solo, em duas fases de desenvolvimento da planta, com relação ao crescimento e produção do arroz.
title_full_unstemmed Efeito de diferentes tensões de umidade no solo, em duas fases de desenvolvimento da planta, com relação ao crescimento e produção do arroz.
title_sort Efeito de diferentes tensões de umidade no solo, em duas fases de desenvolvimento da planta, com relação ao crescimento e produção do arroz.
author CRUZ, J. C.
author_facet CRUZ, J. C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE CARLOS CRUZ, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, J. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultivo
Production
Growth
Arroz
Crescimento
Irrigação
Oryza Sativa
Produção
rice
topic Cultivo
Production
Growth
Arroz
Crescimento
Irrigação
Oryza Sativa
Produção
rice
description No presente trabalho foi estudado o efeito de diferentes niveis do tensao de umidade do solo, em dois periodos de desenvolvimento da planta, sobre a producao de graos. principais componentes da producao e outras caracteristicas agronomicas do arroz, no ano agricola 1972-1973, na localidade de Vicosa, Minas Gerais. Os manejos d'agua estudados constaram de submersao continua durante todo o ciclo da planta, submersao ate ou a partir da diferenciacao floral, sucedida ou precedida, respectivamente, de irrigacao por aspersao sempre que a tensao de umidade no solo atingia 1, 3 ou 5 bares, e irrigacao por aspersao, aos mesmos niveis de tensao de umidade, durante todo o ciclo. O Cultivar usado foi o 'IAC 1246'. O experimento foi conduzido em vasos, mantidos no campo,protegidos das aguas de chuvas por uma cobertura de plastico movel. As determinacoes da tensoes de umidade foram realizadas atraves do metodo de Colman, sendo as celulas colocadas a 15 cm de profundidade. O delineamento adotado foi blocos ao acaso, com quatro repeticoes. Nas condicoes em que este estudo foi realizado, pode-se chegar as seguintes conclusoes: O arroz cultivado sob regime de submersao continua apresentou maior producao de graos quando comparada com os demais manejos d'agua estudados. Esta maior producao resultou, principalmente, de maior numero de graos por panicula e maior peso de graos. Tensoes de umidade na fase vegetativa, seguidos de submersao continua, a partir do inicio da diferenciacao floral, resultaram em producoes elevadas de (...)
publishDate 1974
dc.date.none.fl_str_mv 1974
1996-12-17
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2017-05-25T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1974.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/473157
identifier_str_mv 1974.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/473157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695301741314048