Divergência fenotípica entre acessos de uvas de mesa no Semi-Árido brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORGES, R. M. E.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: GONCALVES, N. P. da S., GOMES, A. P. de O., ALVES, E. O. dos S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160141
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a divergência fenotípica em uvas da Coleção da Embrapa Semi-Árido, com base em oito variáveis morfoagronômicas avaliadas nos anos 2005 e 2006. Nas uvas com sementes, a análise por componentes principais identificou oito grupos contrastantes. As variáveis mais relevantes, quanto à divergência genética, foram peso e comprimento de bagas. Em uvas sem sementes, formou-se apenas um grupo, e as variáveis mais relevantes foram peso de bagas e produção. A distância euclidiana média padronizada no grupo com sementes mostrou que 41% dos acessos apresentaram estimativas acima da média geral. No grupo sem sementes, o percentual foi de 47%. Foi observada concordância de resultados com os componentes principais. Pelo UPGMA, formaram-se três grandes grupos das uvas com sementes: o primeiro, com 14 acessos; o segundo, com seis acessos e similaridade de 56%; e o terceiro, com 19 acessos e similaridade de 73%. Das uvas sem sementes, formaram-se três grupos: um, com 11 acessos e similaridade de 59%; outro, com sete acessos e similaridade de 58%; e o terceiro com apenas um acesso. Sugere-se que os acessos com maior divergência quanto aos caracteres estudados sejam utilizados para a obtenção de híbridos de videira.
id EMBR_0bf4c8bffeab3eec1797e7de4eed9461
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160141
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Divergência fenotípica entre acessos de uvas de mesa no Semi-Árido brasileiro.Uva de mesaUva sem sementeDescritores de videiraDivergência genéticaMelhoramento genéticoVideiraUvaVitis ViniferaGrapesO objetivo deste trabalho foi avaliar a divergência fenotípica em uvas da Coleção da Embrapa Semi-Árido, com base em oito variáveis morfoagronômicas avaliadas nos anos 2005 e 2006. Nas uvas com sementes, a análise por componentes principais identificou oito grupos contrastantes. As variáveis mais relevantes, quanto à divergência genética, foram peso e comprimento de bagas. Em uvas sem sementes, formou-se apenas um grupo, e as variáveis mais relevantes foram peso de bagas e produção. A distância euclidiana média padronizada no grupo com sementes mostrou que 41% dos acessos apresentaram estimativas acima da média geral. No grupo sem sementes, o percentual foi de 47%. Foi observada concordância de resultados com os componentes principais. Pelo UPGMA, formaram-se três grandes grupos das uvas com sementes: o primeiro, com 14 acessos; o segundo, com seis acessos e similaridade de 56%; e o terceiro, com 19 acessos e similaridade de 73%. Das uvas sem sementes, formaram-se três grupos: um, com 11 acessos e similaridade de 59%; outro, com sete acessos e similaridade de 58%; e o terceiro com apenas um acesso. Sugere-se que os acessos com maior divergência quanto aos caracteres estudados sejam utilizados para a obtenção de híbridos de videira.RITA MERCIA ESTIGARRIBIA B FAUSTINO, CPATSANADJA POLLYANNA DA SILVA GONCALVES, CPATSAANA PATRÍCIA DE OLIVEIRA GOMESELAINI OLIVEIRA DOS SANTOS ALVES, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Itabuna.BORGES, R. M. E.GONCALVES, N. P. da S.GOMES, A. P. de O.ALVES, E. O. dos S.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2008-09-0320082017-05-17T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, n. 8, p. 1025-1030. ago. 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:15:52Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160141Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:15:52falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:15:52Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Divergência fenotípica entre acessos de uvas de mesa no Semi-Árido brasileiro.
title Divergência fenotípica entre acessos de uvas de mesa no Semi-Árido brasileiro.
spellingShingle Divergência fenotípica entre acessos de uvas de mesa no Semi-Árido brasileiro.
BORGES, R. M. E.
Uva de mesa
Uva sem semente
Descritores de videira
Divergência genética
Melhoramento genético
Videira
Uva
Vitis Vinifera
Grapes
title_short Divergência fenotípica entre acessos de uvas de mesa no Semi-Árido brasileiro.
title_full Divergência fenotípica entre acessos de uvas de mesa no Semi-Árido brasileiro.
title_fullStr Divergência fenotípica entre acessos de uvas de mesa no Semi-Árido brasileiro.
title_full_unstemmed Divergência fenotípica entre acessos de uvas de mesa no Semi-Árido brasileiro.
title_sort Divergência fenotípica entre acessos de uvas de mesa no Semi-Árido brasileiro.
author BORGES, R. M. E.
author_facet BORGES, R. M. E.
GONCALVES, N. P. da S.
GOMES, A. P. de O.
ALVES, E. O. dos S.
author_role author
author2 GONCALVES, N. P. da S.
GOMES, A. P. de O.
ALVES, E. O. dos S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RITA MERCIA ESTIGARRIBIA B FAUSTINO, CPATSA
NADJA POLLYANNA DA SILVA GONCALVES, CPATSA
ANA PATRÍCIA DE OLIVEIRA GOMES
ELAINI OLIVEIRA DOS SANTOS ALVES, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Itabuna.
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES, R. M. E.
GONCALVES, N. P. da S.
GOMES, A. P. de O.
ALVES, E. O. dos S.
dc.subject.por.fl_str_mv Uva de mesa
Uva sem semente
Descritores de videira
Divergência genética
Melhoramento genético
Videira
Uva
Vitis Vinifera
Grapes
topic Uva de mesa
Uva sem semente
Descritores de videira
Divergência genética
Melhoramento genético
Videira
Uva
Vitis Vinifera
Grapes
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a divergência fenotípica em uvas da Coleção da Embrapa Semi-Árido, com base em oito variáveis morfoagronômicas avaliadas nos anos 2005 e 2006. Nas uvas com sementes, a análise por componentes principais identificou oito grupos contrastantes. As variáveis mais relevantes, quanto à divergência genética, foram peso e comprimento de bagas. Em uvas sem sementes, formou-se apenas um grupo, e as variáveis mais relevantes foram peso de bagas e produção. A distância euclidiana média padronizada no grupo com sementes mostrou que 41% dos acessos apresentaram estimativas acima da média geral. No grupo sem sementes, o percentual foi de 47%. Foi observada concordância de resultados com os componentes principais. Pelo UPGMA, formaram-se três grandes grupos das uvas com sementes: o primeiro, com 14 acessos; o segundo, com seis acessos e similaridade de 56%; e o terceiro, com 19 acessos e similaridade de 73%. Das uvas sem sementes, formaram-se três grupos: um, com 11 acessos e similaridade de 59%; outro, com sete acessos e similaridade de 58%; e o terceiro com apenas um acesso. Sugere-se que os acessos com maior divergência quanto aos caracteres estudados sejam utilizados para a obtenção de híbridos de videira.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-03
2008
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2017-05-17T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, n. 8, p. 1025-1030. ago. 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160141
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, n. 8, p. 1025-1030. ago. 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503333576179712