Solarização do solo para o controle da murcha de Verticillium do tomate e da berinjela e seus efeitos sobre as comunidades de plantas invasoras e micro-artrópodos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GHINI, R.
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: BETTIOL, W., SPADOTTO, C. A., MORAES, G. J., MINEIRO, J. L. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/11656
Resumo: A solarização do solo por 30 e 50 dias reduziu a ocorrência da murcha de Verticillium dahliae na cultura de tomate e apresentou efeito residual na cultura subsequente de berinjelas. Porém, não houve aumento de produção das duas culturas. As plantas invasoras foram sensivelmente reduzidas com a solarização, sendo que a importância relativa das dicotiledoneas foi maior na testemunha e com brometo de metila, enquanto que, com a solarização, a importância relativa de gramíneas e dicotiledoneas foi semelhante. De modo que, a solarização e o brometo de metila reduziram acentuadamente as populações de diversos grupos de ácaros e insetos, sendo que 11,5 meses após os tratamentos, as populações voltaram a ser semelhantes a testemunha.
id EMBR_0c190d9b4ba6478b570b98f229aa7a4a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/11656
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Solarização do solo para o controle da murcha de Verticillium do tomate e da berinjela e seus efeitos sobre as comunidades de plantas invasoras e micro-artrópodos.SolarizaçãoControlePlanta daninhaPlanta invasoraMicro-artrópodoComunidadeBerinjelaDoençaFungoInsetoMurcha de VerticilliumTomateVerticillium DahliaeSoloA solarização do solo por 30 e 50 dias reduziu a ocorrência da murcha de Verticillium dahliae na cultura de tomate e apresentou efeito residual na cultura subsequente de berinjelas. Porém, não houve aumento de produção das duas culturas. As plantas invasoras foram sensivelmente reduzidas com a solarização, sendo que a importância relativa das dicotiledoneas foi maior na testemunha e com brometo de metila, enquanto que, com a solarização, a importância relativa de gramíneas e dicotiledoneas foi semelhante. De modo que, a solarização e o brometo de metila reduziram acentuadamente as populações de diversos grupos de ácaros e insetos, sendo que 11,5 meses após os tratamentos, as populações voltaram a ser semelhantes a testemunha.RAQUEL GHINI, CNPMA; WAGNER BETTIOL, CNPMA; CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, EMBRAPA-CNPMA; GILBERTO J. MORAES, EMBRAPA-CNPMA; J. L. C. MINEIRO, EMBRAPA-CNPMA.GHINI, R.BETTIOL, W.SPADOTTO, C. A.MORAES, G. J.MINEIRO, J. L. C.2016-11-17T12:01:23Z2016-11-17T12:01:23Z1994-04-0119932016-11-17T12:01:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFitopatologia Brasileira, v.18, p.267, ago. 1993. Suplemento.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/11656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:46:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/11656Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:46:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Solarização do solo para o controle da murcha de Verticillium do tomate e da berinjela e seus efeitos sobre as comunidades de plantas invasoras e micro-artrópodos.
title Solarização do solo para o controle da murcha de Verticillium do tomate e da berinjela e seus efeitos sobre as comunidades de plantas invasoras e micro-artrópodos.
spellingShingle Solarização do solo para o controle da murcha de Verticillium do tomate e da berinjela e seus efeitos sobre as comunidades de plantas invasoras e micro-artrópodos.
GHINI, R.
Solarização
Controle
Planta daninha
Planta invasora
Micro-artrópodo
Comunidade
Berinjela
Doença
Fungo
Inseto
Murcha de Verticillium
Tomate
Verticillium Dahliae
Solo
title_short Solarização do solo para o controle da murcha de Verticillium do tomate e da berinjela e seus efeitos sobre as comunidades de plantas invasoras e micro-artrópodos.
title_full Solarização do solo para o controle da murcha de Verticillium do tomate e da berinjela e seus efeitos sobre as comunidades de plantas invasoras e micro-artrópodos.
title_fullStr Solarização do solo para o controle da murcha de Verticillium do tomate e da berinjela e seus efeitos sobre as comunidades de plantas invasoras e micro-artrópodos.
title_full_unstemmed Solarização do solo para o controle da murcha de Verticillium do tomate e da berinjela e seus efeitos sobre as comunidades de plantas invasoras e micro-artrópodos.
title_sort Solarização do solo para o controle da murcha de Verticillium do tomate e da berinjela e seus efeitos sobre as comunidades de plantas invasoras e micro-artrópodos.
author GHINI, R.
author_facet GHINI, R.
BETTIOL, W.
SPADOTTO, C. A.
MORAES, G. J.
MINEIRO, J. L. C.
author_role author
author2 BETTIOL, W.
SPADOTTO, C. A.
MORAES, G. J.
MINEIRO, J. L. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAQUEL GHINI, CNPMA; WAGNER BETTIOL, CNPMA; CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, EMBRAPA-CNPMA; GILBERTO J. MORAES, EMBRAPA-CNPMA; J. L. C. MINEIRO, EMBRAPA-CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv GHINI, R.
BETTIOL, W.
SPADOTTO, C. A.
MORAES, G. J.
MINEIRO, J. L. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Solarização
Controle
Planta daninha
Planta invasora
Micro-artrópodo
Comunidade
Berinjela
Doença
Fungo
Inseto
Murcha de Verticillium
Tomate
Verticillium Dahliae
Solo
topic Solarização
Controle
Planta daninha
Planta invasora
Micro-artrópodo
Comunidade
Berinjela
Doença
Fungo
Inseto
Murcha de Verticillium
Tomate
Verticillium Dahliae
Solo
description A solarização do solo por 30 e 50 dias reduziu a ocorrência da murcha de Verticillium dahliae na cultura de tomate e apresentou efeito residual na cultura subsequente de berinjelas. Porém, não houve aumento de produção das duas culturas. As plantas invasoras foram sensivelmente reduzidas com a solarização, sendo que a importância relativa das dicotiledoneas foi maior na testemunha e com brometo de metila, enquanto que, com a solarização, a importância relativa de gramíneas e dicotiledoneas foi semelhante. De modo que, a solarização e o brometo de metila reduziram acentuadamente as populações de diversos grupos de ácaros e insetos, sendo que 11,5 meses após os tratamentos, as populações voltaram a ser semelhantes a testemunha.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1994-04-01
2016-11-17T12:01:23Z
2016-11-17T12:01:23Z
2016-11-17T12:01:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fitopatologia Brasileira, v.18, p.267, ago. 1993. Suplemento.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/11656
identifier_str_mv Fitopatologia Brasileira, v.18, p.267, ago. 1993. Suplemento.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/11656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721222206554112