Chemical attributes of an Argisoil of the Vale do São Francisco after melon growth with phosphate and potash rocks biofertilizers.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STAMFORD, N. P.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MOURA, P. M., LIRA JÚNIOR, M. A., SANTOS, C. E. de R., DUENHAS, L. H., GAVA, C. A. T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/853989
Resumo: A aplicação de fertilizantes pode promover mudanças na reação do solo e na disponibilidade de nutrientes importantes para as plantas. A produção de biofertilizantes a partir de rochas é um processo prático que reduz o consumo de energia e aumenta a disponibilidade de nutrientes no solo. Em experimento de campo foram avaliados os efeitos de biofertilizantes produzidos com rochas, além do enxofre elementar inoculado com Acidithiobacillus , em atributos químicos de um Argissolo do Vale do São Francisco após cultivo do melão, em comparação com fertilizantes minerais solúveis. Usou-se o fatorial 3 2+2, em blocos casualizados, com biofertilizante fosfatado (PB) e potássico (KB), em quantidades correspondentes à adição de superfosfato simples (SS) e cloreto de potássio (KCl), o dobro e o triplo da recomendação. Foram usados tratamentos adicionais com SS+KCl na quantidade recomendada e o controle sem adição de P e K (P0K0). Os biofertilizantes reduziram o pH do solo, e os teores mais elevados de P e K disponíveis foram obtidos com aplicação de PB e KB nas doses mais elevadas. Os maiores teores de Mg foram obtidos com o biofertilizante KB na dose 240 kg ha -1, em função da liberação de Mg da biotita. Os biofertilizantes de rochas com P e K podem ser usados como alternativa a fertilizantes solúveis, devido ao maior efeito residual para P, Ca e Mg do solo, especialmente em solos alcalinos ou para solos ácidos após a calagem.
id EMBR_0dcea36cf96b8f8c0aa199024f0ed7da
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/853989
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Chemical attributes of an Argisoil of the Vale do São Francisco after melon growth with phosphate and potash rocks biofertilizers.Rocha potássicaVale do São FranciscoFertilizante biológicoSulfur oxidationMelãoBiofertilizanteSoloManejo do SoloRocha FosfatadaAcidithiobacillusMelonsA aplicação de fertilizantes pode promover mudanças na reação do solo e na disponibilidade de nutrientes importantes para as plantas. A produção de biofertilizantes a partir de rochas é um processo prático que reduz o consumo de energia e aumenta a disponibilidade de nutrientes no solo. Em experimento de campo foram avaliados os efeitos de biofertilizantes produzidos com rochas, além do enxofre elementar inoculado com Acidithiobacillus , em atributos químicos de um Argissolo do Vale do São Francisco após cultivo do melão, em comparação com fertilizantes minerais solúveis. Usou-se o fatorial 3 2+2, em blocos casualizados, com biofertilizante fosfatado (PB) e potássico (KB), em quantidades correspondentes à adição de superfosfato simples (SS) e cloreto de potássio (KCl), o dobro e o triplo da recomendação. Foram usados tratamentos adicionais com SS+KCl na quantidade recomendada e o controle sem adição de P e K (P0K0). Os biofertilizantes reduziram o pH do solo, e os teores mais elevados de P e K disponíveis foram obtidos com aplicação de PB e KB nas doses mais elevadas. Os maiores teores de Mg foram obtidos com o biofertilizante KB na dose 240 kg ha -1, em função da liberação de Mg da biotita. Os biofertilizantes de rochas com P e K podem ser usados como alternativa a fertilizantes solúveis, devido ao maior efeito residual para P, Ca e Mg do solo, especialmente em solos alcalinos ou para solos ácidos após a calagem.NEWTON P. STAMFORD; PATRÍCIA M. MOURA; MÁRIO A. LIRA JÚNIOR; CAROLINA ETIENNE DE R. SANTOS; LUÍZA HELENA DUENHAS; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA.STAMFORD, N. P.MOURA, P. M.LIRA JÚNIOR, M. A.SANTOS, C. E. de R.DUENHAS, L. H.GAVA, C. A. T.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2010-05-2720092016-05-20T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHorticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 27, n. 4, p. 447-452, 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/853989enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:56:07Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/853989Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:56:07falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:56:07Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Chemical attributes of an Argisoil of the Vale do São Francisco after melon growth with phosphate and potash rocks biofertilizers.
title Chemical attributes of an Argisoil of the Vale do São Francisco after melon growth with phosphate and potash rocks biofertilizers.
spellingShingle Chemical attributes of an Argisoil of the Vale do São Francisco after melon growth with phosphate and potash rocks biofertilizers.
STAMFORD, N. P.
Rocha potássica
Vale do São Francisco
Fertilizante biológico
Sulfur oxidation
Melão
Biofertilizante
Solo
Manejo do Solo
Rocha Fosfatada
Acidithiobacillus
Melons
title_short Chemical attributes of an Argisoil of the Vale do São Francisco after melon growth with phosphate and potash rocks biofertilizers.
title_full Chemical attributes of an Argisoil of the Vale do São Francisco after melon growth with phosphate and potash rocks biofertilizers.
title_fullStr Chemical attributes of an Argisoil of the Vale do São Francisco after melon growth with phosphate and potash rocks biofertilizers.
title_full_unstemmed Chemical attributes of an Argisoil of the Vale do São Francisco after melon growth with phosphate and potash rocks biofertilizers.
title_sort Chemical attributes of an Argisoil of the Vale do São Francisco after melon growth with phosphate and potash rocks biofertilizers.
author STAMFORD, N. P.
author_facet STAMFORD, N. P.
MOURA, P. M.
LIRA JÚNIOR, M. A.
SANTOS, C. E. de R.
DUENHAS, L. H.
GAVA, C. A. T.
author_role author
author2 MOURA, P. M.
LIRA JÚNIOR, M. A.
SANTOS, C. E. de R.
DUENHAS, L. H.
GAVA, C. A. T.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv NEWTON P. STAMFORD; PATRÍCIA M. MOURA; MÁRIO A. LIRA JÚNIOR; CAROLINA ETIENNE DE R. SANTOS; LUÍZA HELENA DUENHAS; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv STAMFORD, N. P.
MOURA, P. M.
LIRA JÚNIOR, M. A.
SANTOS, C. E. de R.
DUENHAS, L. H.
GAVA, C. A. T.
dc.subject.por.fl_str_mv Rocha potássica
Vale do São Francisco
Fertilizante biológico
Sulfur oxidation
Melão
Biofertilizante
Solo
Manejo do Solo
Rocha Fosfatada
Acidithiobacillus
Melons
topic Rocha potássica
Vale do São Francisco
Fertilizante biológico
Sulfur oxidation
Melão
Biofertilizante
Solo
Manejo do Solo
Rocha Fosfatada
Acidithiobacillus
Melons
description A aplicação de fertilizantes pode promover mudanças na reação do solo e na disponibilidade de nutrientes importantes para as plantas. A produção de biofertilizantes a partir de rochas é um processo prático que reduz o consumo de energia e aumenta a disponibilidade de nutrientes no solo. Em experimento de campo foram avaliados os efeitos de biofertilizantes produzidos com rochas, além do enxofre elementar inoculado com Acidithiobacillus , em atributos químicos de um Argissolo do Vale do São Francisco após cultivo do melão, em comparação com fertilizantes minerais solúveis. Usou-se o fatorial 3 2+2, em blocos casualizados, com biofertilizante fosfatado (PB) e potássico (KB), em quantidades correspondentes à adição de superfosfato simples (SS) e cloreto de potássio (KCl), o dobro e o triplo da recomendação. Foram usados tratamentos adicionais com SS+KCl na quantidade recomendada e o controle sem adição de P e K (P0K0). Os biofertilizantes reduziram o pH do solo, e os teores mais elevados de P e K disponíveis foram obtidos com aplicação de PB e KB nas doses mais elevadas. Os maiores teores de Mg foram obtidos com o biofertilizante KB na dose 240 kg ha -1, em função da liberação de Mg da biotita. Os biofertilizantes de rochas com P e K podem ser usados como alternativa a fertilizantes solúveis, devido ao maior efeito residual para P, Ca e Mg do solo, especialmente em solos alcalinos ou para solos ácidos após a calagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-05-27
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-05-20T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 27, n. 4, p. 447-452, 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/853989
identifier_str_mv Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 27, n. 4, p. 447-452, 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/853989
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503337060597760