Forestry restoration in abandoned pastures of Urochloa by different sizes of brushwood.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRAGOSO, R. de O.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CARPANEZZI, A. A., ZUFFELLATO- RIBAS, K. C., KOEHLER, H. S
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1069605
Resumo: A galharia é um método de complexação ambiental, que consiste no aproveitamento de resíduos vegetais. Esse método, quando bem estabelecido tecnicamente, pode exercer influência sobre a qualidade da cama de sementes, favorecendo o estabelecimento de plantas nativas e a restauração do ecossistema. Dessa forma, objetivou-se avaliar a eficiência de galharia para a indução da regeneração natural de espécies nativas em área coberta por gramíneas exóticas inibidoras do gênero Urochloa, bem como verificar o tamanho mínimo necessário para conter a reinvasão das forrageiras. Como hipótese, adotou-se a largura mínima de 4 m como suficiente para o estabelecimento da regeneração natural, antes da reocupação das forrageiras. O experimento foi conduzido entre maio 2014 e maio 2016 em Morretes-PR, na Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas. Foram implantados sete tamanhos de galharia: 6 x 1, 6 x 2, 6 x 3, 6 x 4, 6 x 5, 6 x 6 m e testemunha. As espécies lenhosas foram identificadas e contadas e a porcentagem de cobertura herbácea estimada após 4, 8, 12, 18 e 24 meses. Não se verificou retomada da sucessão natural por espécies nativas. Independentemente do tamanho, a galharia foi ineficiente para conter a reinvasão pelas gramíneas a partir das bordas das parcelas e, como pilha de resíduos, dificultou o estabelecimento de espécies lenhosas. Para a criação de safe sites e consequente restauração via regeneração natural, faz-se necessária a eliminação local das forrageiras Urochloa, sem a qual espécies nativas terão pouca probabilidade de sobreviver.
id EMBR_1232f33f9907e0f931e823ff16686211
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1069605
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Forestry restoration in abandoned pastures of Urochloa by different sizes of brushwood.InibiçãoRecuperação de ecossistemaNucleaçãoRegeneração NaturalUrochloaA galharia é um método de complexação ambiental, que consiste no aproveitamento de resíduos vegetais. Esse método, quando bem estabelecido tecnicamente, pode exercer influência sobre a qualidade da cama de sementes, favorecendo o estabelecimento de plantas nativas e a restauração do ecossistema. Dessa forma, objetivou-se avaliar a eficiência de galharia para a indução da regeneração natural de espécies nativas em área coberta por gramíneas exóticas inibidoras do gênero Urochloa, bem como verificar o tamanho mínimo necessário para conter a reinvasão das forrageiras. Como hipótese, adotou-se a largura mínima de 4 m como suficiente para o estabelecimento da regeneração natural, antes da reocupação das forrageiras. O experimento foi conduzido entre maio 2014 e maio 2016 em Morretes-PR, na Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas. Foram implantados sete tamanhos de galharia: 6 x 1, 6 x 2, 6 x 3, 6 x 4, 6 x 5, 6 x 6 m e testemunha. As espécies lenhosas foram identificadas e contadas e a porcentagem de cobertura herbácea estimada após 4, 8, 12, 18 e 24 meses. Não se verificou retomada da sucessão natural por espécies nativas. Independentemente do tamanho, a galharia foi ineficiente para conter a reinvasão pelas gramíneas a partir das bordas das parcelas e, como pilha de resíduos, dificultou o estabelecimento de espécies lenhosas. Para a criação de safe sites e consequente restauração via regeneração natural, faz-se necessária a eliminação local das forrageiras Urochloa, sem a qual espécies nativas terão pouca probabilidade de sobreviver.ROSIMERI DE OLIVEIRA FRAGOSO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA; ANTONIO APARECIDO CARPANEZZI, CNPF; KATIA CHRISTINA ZUFFELLATO- RIBAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA; HENRIQUE SOARES KOEHLER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA.FRAGOSO, R. de O.CARPANEZZI, A. A.ZUFFELLATO- RIBAS, K. C.KOEHLER, H. S2017-05-15T11:11:11Z2017-05-15T11:11:11Z2017-05-1520172017-05-15T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCerne, Lavras, v. 23, n. 1, p. 85-93, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1069605enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:24:41Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1069605Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:24:41falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:24:41Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Forestry restoration in abandoned pastures of Urochloa by different sizes of brushwood.
title Forestry restoration in abandoned pastures of Urochloa by different sizes of brushwood.
spellingShingle Forestry restoration in abandoned pastures of Urochloa by different sizes of brushwood.
FRAGOSO, R. de O.
Inibição
Recuperação de ecossistema
Nucleação
Regeneração Natural
Urochloa
title_short Forestry restoration in abandoned pastures of Urochloa by different sizes of brushwood.
title_full Forestry restoration in abandoned pastures of Urochloa by different sizes of brushwood.
title_fullStr Forestry restoration in abandoned pastures of Urochloa by different sizes of brushwood.
title_full_unstemmed Forestry restoration in abandoned pastures of Urochloa by different sizes of brushwood.
title_sort Forestry restoration in abandoned pastures of Urochloa by different sizes of brushwood.
author FRAGOSO, R. de O.
author_facet FRAGOSO, R. de O.
CARPANEZZI, A. A.
ZUFFELLATO- RIBAS, K. C.
KOEHLER, H. S
author_role author
author2 CARPANEZZI, A. A.
ZUFFELLATO- RIBAS, K. C.
KOEHLER, H. S
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSIMERI DE OLIVEIRA FRAGOSO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA; ANTONIO APARECIDO CARPANEZZI, CNPF; KATIA CHRISTINA ZUFFELLATO- RIBAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA; HENRIQUE SOARES KOEHLER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRAGOSO, R. de O.
CARPANEZZI, A. A.
ZUFFELLATO- RIBAS, K. C.
KOEHLER, H. S
dc.subject.por.fl_str_mv Inibição
Recuperação de ecossistema
Nucleação
Regeneração Natural
Urochloa
topic Inibição
Recuperação de ecossistema
Nucleação
Regeneração Natural
Urochloa
description A galharia é um método de complexação ambiental, que consiste no aproveitamento de resíduos vegetais. Esse método, quando bem estabelecido tecnicamente, pode exercer influência sobre a qualidade da cama de sementes, favorecendo o estabelecimento de plantas nativas e a restauração do ecossistema. Dessa forma, objetivou-se avaliar a eficiência de galharia para a indução da regeneração natural de espécies nativas em área coberta por gramíneas exóticas inibidoras do gênero Urochloa, bem como verificar o tamanho mínimo necessário para conter a reinvasão das forrageiras. Como hipótese, adotou-se a largura mínima de 4 m como suficiente para o estabelecimento da regeneração natural, antes da reocupação das forrageiras. O experimento foi conduzido entre maio 2014 e maio 2016 em Morretes-PR, na Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas. Foram implantados sete tamanhos de galharia: 6 x 1, 6 x 2, 6 x 3, 6 x 4, 6 x 5, 6 x 6 m e testemunha. As espécies lenhosas foram identificadas e contadas e a porcentagem de cobertura herbácea estimada após 4, 8, 12, 18 e 24 meses. Não se verificou retomada da sucessão natural por espécies nativas. Independentemente do tamanho, a galharia foi ineficiente para conter a reinvasão pelas gramíneas a partir das bordas das parcelas e, como pilha de resíduos, dificultou o estabelecimento de espécies lenhosas. Para a criação de safe sites e consequente restauração via regeneração natural, faz-se necessária a eliminação local das forrageiras Urochloa, sem a qual espécies nativas terão pouca probabilidade de sobreviver.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-15T11:11:11Z
2017-05-15T11:11:11Z
2017-05-15
2017
2017-05-15T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cerne, Lavras, v. 23, n. 1, p. 85-93, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1069605
identifier_str_mv Cerne, Lavras, v. 23, n. 1, p. 85-93, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1069605
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503436051415040