Desenvolvimento e produtividade do milho BRS Gorutuba sob diferentes lâminas de irrigação e adubação orgânica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, R. F. de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: OLIVEIRA, A. R. de, SIMOES, W. L., SANTOS, M. L. de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093147
Resumo: O desenvolvimento e a produtividade do milho em regiões semiáridas dependem principalmente da disponibilidade hídrica e da fertilização do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes lâminas de irrigação na presença e ausência de esterco caprino no desenvolvimento e no potencial produtivo do milho BRS Gorutuba m condições semiáridas. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados num esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas representadas por quatro níveis de água, com base na evapotranspiração da cultura (ETc): 30; 60; 90; 120% e as subparcelas representadas pela presençaou ausência de esterco caprino, com quatro repetições. Aos 69 dias (milho verde) e 100 dias após o plantio (milho seco) foram avaliadas as variáveis de desenvolvimento e de produtividade da cultura. No milho verde, a altura de plantas aumentou com a maior disponibilidade hídrica do solo. O diâmetro do colmo e a produtividade de espigas, na presença de esterco caprino, aumentaram com a reposição hídrica. Os maiores valores de biomassa fresca e seca da parte aérea foram alcançados com o aumento da lâmina aplicada, na presença de esterco. No milho seco, a produtividade de espigas com palha e sem palha , a produtividade de grãos e o peso de 100 grãos tendem a aumentar com maiores reposições hídricas, independentemente da presença de esterco. A aplicação de lâminas de irrigação e a adubação com esterco caprino influenciam de forma positiva os componentes de crescimento e de produção da cultivar de milho BRS Gorutuba, apresentando valores de produtividade superiores aos encontrados em áreas dependentes de chuva no semiárido.
id EMBR_126d50c722b5b4fc97c0f23eecaf165f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1093147
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento e produtividade do milho BRS Gorutuba sob diferentes lâminas de irrigação e adubação orgânica.Eficiência no uso da águaEsterco caprinoSemiáridoMilhoIrrigaçãoAdubo VerdeAdubação VerdeZea mays subsp. maysO desenvolvimento e a produtividade do milho em regiões semiáridas dependem principalmente da disponibilidade hídrica e da fertilização do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes lâminas de irrigação na presença e ausência de esterco caprino no desenvolvimento e no potencial produtivo do milho BRS Gorutuba m condições semiáridas. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados num esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas representadas por quatro níveis de água, com base na evapotranspiração da cultura (ETc): 30; 60; 90; 120% e as subparcelas representadas pela presençaou ausência de esterco caprino, com quatro repetições. Aos 69 dias (milho verde) e 100 dias após o plantio (milho seco) foram avaliadas as variáveis de desenvolvimento e de produtividade da cultura. No milho verde, a altura de plantas aumentou com a maior disponibilidade hídrica do solo. O diâmetro do colmo e a produtividade de espigas, na presença de esterco caprino, aumentaram com a reposição hídrica. Os maiores valores de biomassa fresca e seca da parte aérea foram alcançados com o aumento da lâmina aplicada, na presença de esterco. No milho seco, a produtividade de espigas com palha e sem palha , a produtividade de grãos e o peso de 100 grãos tendem a aumentar com maiores reposições hídricas, independentemente da presença de esterco. A aplicação de lâminas de irrigação e a adubação com esterco caprino influenciam de forma positiva os componentes de crescimento e de produção da cultivar de milho BRS Gorutuba, apresentando valores de produtividade superiores aos encontrados em áreas dependentes de chuva no semiárido.ROSELI FREIRE DE MELO, CPATSA; ANDERSON RAMOS DE OLIVEIRA, CPATSA; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; MERCIA LUCIANA DE SOUZA SANTOS, Estagiária da Embrapa Semiárido/UPE.MELO, R. F. deOLIVEIRA, A. R. deSIMOES, W. L.SANTOS, M. L. de S.2018-07-11T00:37:57Z2018-07-11T00:37:57Z2018-07-1020182018-07-11T00:37:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Científica Intelletto, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-07-11T00:38:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1093147Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-07-11T00:38:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e produtividade do milho BRS Gorutuba sob diferentes lâminas de irrigação e adubação orgânica.
title Desenvolvimento e produtividade do milho BRS Gorutuba sob diferentes lâminas de irrigação e adubação orgânica.
spellingShingle Desenvolvimento e produtividade do milho BRS Gorutuba sob diferentes lâminas de irrigação e adubação orgânica.
MELO, R. F. de
Eficiência no uso da água
Esterco caprino
Semiárido
Milho
Irrigação
Adubo Verde
Adubação Verde
Zea mays subsp. mays
title_short Desenvolvimento e produtividade do milho BRS Gorutuba sob diferentes lâminas de irrigação e adubação orgânica.
title_full Desenvolvimento e produtividade do milho BRS Gorutuba sob diferentes lâminas de irrigação e adubação orgânica.
title_fullStr Desenvolvimento e produtividade do milho BRS Gorutuba sob diferentes lâminas de irrigação e adubação orgânica.
title_full_unstemmed Desenvolvimento e produtividade do milho BRS Gorutuba sob diferentes lâminas de irrigação e adubação orgânica.
title_sort Desenvolvimento e produtividade do milho BRS Gorutuba sob diferentes lâminas de irrigação e adubação orgânica.
author MELO, R. F. de
author_facet MELO, R. F. de
OLIVEIRA, A. R. de
SIMOES, W. L.
SANTOS, M. L. de S.
author_role author
author2 OLIVEIRA, A. R. de
SIMOES, W. L.
SANTOS, M. L. de S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSELI FREIRE DE MELO, CPATSA; ANDERSON RAMOS DE OLIVEIRA, CPATSA; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; MERCIA LUCIANA DE SOUZA SANTOS, Estagiária da Embrapa Semiárido/UPE.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, R. F. de
OLIVEIRA, A. R. de
SIMOES, W. L.
SANTOS, M. L. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Eficiência no uso da água
Esterco caprino
Semiárido
Milho
Irrigação
Adubo Verde
Adubação Verde
Zea mays subsp. mays
topic Eficiência no uso da água
Esterco caprino
Semiárido
Milho
Irrigação
Adubo Verde
Adubação Verde
Zea mays subsp. mays
description O desenvolvimento e a produtividade do milho em regiões semiáridas dependem principalmente da disponibilidade hídrica e da fertilização do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes lâminas de irrigação na presença e ausência de esterco caprino no desenvolvimento e no potencial produtivo do milho BRS Gorutuba m condições semiáridas. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados num esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas representadas por quatro níveis de água, com base na evapotranspiração da cultura (ETc): 30; 60; 90; 120% e as subparcelas representadas pela presençaou ausência de esterco caprino, com quatro repetições. Aos 69 dias (milho verde) e 100 dias após o plantio (milho seco) foram avaliadas as variáveis de desenvolvimento e de produtividade da cultura. No milho verde, a altura de plantas aumentou com a maior disponibilidade hídrica do solo. O diâmetro do colmo e a produtividade de espigas, na presença de esterco caprino, aumentaram com a reposição hídrica. Os maiores valores de biomassa fresca e seca da parte aérea foram alcançados com o aumento da lâmina aplicada, na presença de esterco. No milho seco, a produtividade de espigas com palha e sem palha , a produtividade de grãos e o peso de 100 grãos tendem a aumentar com maiores reposições hídricas, independentemente da presença de esterco. A aplicação de lâminas de irrigação e a adubação com esterco caprino influenciam de forma positiva os componentes de crescimento e de produção da cultivar de milho BRS Gorutuba, apresentando valores de produtividade superiores aos encontrados em áreas dependentes de chuva no semiárido.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11T00:37:57Z
2018-07-11T00:37:57Z
2018-07-10
2018
2018-07-11T00:37:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Científica Intelletto, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093147
identifier_str_mv Revista Científica Intelletto, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1093147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721337713491968