Influência do aumento do CO2 no crescimento inicial e nas trocas gasosas do meloeiro amarelo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, L. F. de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: OLIVEIRA, N. P. dos S., SILVA, R. M. e, BEZERRA, M. A., ANGELOTTI, F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031963
Resumo: Os debates sobre mudanças climáticas globais têm apresentado interesse tanto da comunidade científica como da população. Estudos apontam que até o final de 2050 a concentração de CO2 passará dos atuais 384 ppm para 550 ppm. Diante desse cenário, o comportamento produtivo das plantas poderá ser alterado. Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento inicial e as trocas gasosas de plantas de meloeiro sob alta concentração de CO2. O experimento foi realizado na Embrapa Semiárido (Petrolina – PE). Foram utilizadas estufas de topo aberto para cultivo das plantas e aplicação dos tratamentos: 1- Estufa com plástico lateral mais adição de CO2 (550 ppm); 2- Estufa com plástico e CO2 ambiente e 3- Sem plástico e CO2 ambiente. O delineamento experimental foi em blocos, com três repetições. A irrigação e a adubação foram realizadas de acordo com as recomendações técnicas da cultura. A mensuração das variáveis de crescimento foi realizada a cada cinco dias enquanto as trocas gasosas foram mensuradas no final do experimento (30 dias após o transplantio). A fotossíntese líquida e a transpiração das plantas foram maiores no tratamento com 550 ppm. Entretanto, aos 30 dias, o crescimento das plantas foi afetado negativamente, supostamente, pelo aumento da temperatura resultante do ambiente das câmaras com CO2. De acordo com os resultados, o manejo do meloeiro terá que sofrer alterações para se adaptar às mudanças climáticas, visando continuar sendo uma ótima opção de renda para os produtores rurais da região do Semiárido.
id EMBR_12b1eef2aab2f208c6259ad09cbee22e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1031963
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência do aumento do CO2 no crescimento inicial e nas trocas gasosas do meloeiro amarelo.CultivoMudanças ClimáticasMelonMelãoEfeito estufaCarbonoCucumis MeloOs debates sobre mudanças climáticas globais têm apresentado interesse tanto da comunidade científica como da população. Estudos apontam que até o final de 2050 a concentração de CO2 passará dos atuais 384 ppm para 550 ppm. Diante desse cenário, o comportamento produtivo das plantas poderá ser alterado. Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento inicial e as trocas gasosas de plantas de meloeiro sob alta concentração de CO2. O experimento foi realizado na Embrapa Semiárido (Petrolina – PE). Foram utilizadas estufas de topo aberto para cultivo das plantas e aplicação dos tratamentos: 1- Estufa com plástico lateral mais adição de CO2 (550 ppm); 2- Estufa com plástico e CO2 ambiente e 3- Sem plástico e CO2 ambiente. O delineamento experimental foi em blocos, com três repetições. A irrigação e a adubação foram realizadas de acordo com as recomendações técnicas da cultura. A mensuração das variáveis de crescimento foi realizada a cada cinco dias enquanto as trocas gasosas foram mensuradas no final do experimento (30 dias após o transplantio). A fotossíntese líquida e a transpiração das plantas foram maiores no tratamento com 550 ppm. Entretanto, aos 30 dias, o crescimento das plantas foi afetado negativamente, supostamente, pelo aumento da temperatura resultante do ambiente das câmaras com CO2. De acordo com os resultados, o manejo do meloeiro terá que sofrer alterações para se adaptar às mudanças climáticas, visando continuar sendo uma ótima opção de renda para os produtores rurais da região do Semiárido.Número especial IV SMUD 2015.LAÍSE FERREIRA DE ARAÚJO, Doutoranda da UFC; NADJA PAULA DOS SANTOS OLIVEIRA, Graduanda da UPE; RODRIGO MOURA E SILVA, Graduando da UPE; MARLOS ALVES BEZERRA, CNPAT; FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA.ARAÚJO, L. F. deOLIVEIRA, N. P. dos S.SILVA, R. M. eBEZERRA, M. A.ANGELOTTI, F.2015-12-17T11:11:11Z2015-12-17T11:11:11Z2015-12-1720152016-02-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 8, p. 439-453, 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031963porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:26:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1031963Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:26:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do aumento do CO2 no crescimento inicial e nas trocas gasosas do meloeiro amarelo.
title Influência do aumento do CO2 no crescimento inicial e nas trocas gasosas do meloeiro amarelo.
spellingShingle Influência do aumento do CO2 no crescimento inicial e nas trocas gasosas do meloeiro amarelo.
ARAÚJO, L. F. de
Cultivo
Mudanças Climáticas
Melon
Melão
Efeito estufa
Carbono
Cucumis Melo
title_short Influência do aumento do CO2 no crescimento inicial e nas trocas gasosas do meloeiro amarelo.
title_full Influência do aumento do CO2 no crescimento inicial e nas trocas gasosas do meloeiro amarelo.
title_fullStr Influência do aumento do CO2 no crescimento inicial e nas trocas gasosas do meloeiro amarelo.
title_full_unstemmed Influência do aumento do CO2 no crescimento inicial e nas trocas gasosas do meloeiro amarelo.
title_sort Influência do aumento do CO2 no crescimento inicial e nas trocas gasosas do meloeiro amarelo.
author ARAÚJO, L. F. de
author_facet ARAÚJO, L. F. de
OLIVEIRA, N. P. dos S.
SILVA, R. M. e
BEZERRA, M. A.
ANGELOTTI, F.
author_role author
author2 OLIVEIRA, N. P. dos S.
SILVA, R. M. e
BEZERRA, M. A.
ANGELOTTI, F.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LAÍSE FERREIRA DE ARAÚJO, Doutoranda da UFC; NADJA PAULA DOS SANTOS OLIVEIRA, Graduanda da UPE; RODRIGO MOURA E SILVA, Graduando da UPE; MARLOS ALVES BEZERRA, CNPAT; FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, L. F. de
OLIVEIRA, N. P. dos S.
SILVA, R. M. e
BEZERRA, M. A.
ANGELOTTI, F.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultivo
Mudanças Climáticas
Melon
Melão
Efeito estufa
Carbono
Cucumis Melo
topic Cultivo
Mudanças Climáticas
Melon
Melão
Efeito estufa
Carbono
Cucumis Melo
description Os debates sobre mudanças climáticas globais têm apresentado interesse tanto da comunidade científica como da população. Estudos apontam que até o final de 2050 a concentração de CO2 passará dos atuais 384 ppm para 550 ppm. Diante desse cenário, o comportamento produtivo das plantas poderá ser alterado. Este trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento inicial e as trocas gasosas de plantas de meloeiro sob alta concentração de CO2. O experimento foi realizado na Embrapa Semiárido (Petrolina – PE). Foram utilizadas estufas de topo aberto para cultivo das plantas e aplicação dos tratamentos: 1- Estufa com plástico lateral mais adição de CO2 (550 ppm); 2- Estufa com plástico e CO2 ambiente e 3- Sem plástico e CO2 ambiente. O delineamento experimental foi em blocos, com três repetições. A irrigação e a adubação foram realizadas de acordo com as recomendações técnicas da cultura. A mensuração das variáveis de crescimento foi realizada a cada cinco dias enquanto as trocas gasosas foram mensuradas no final do experimento (30 dias após o transplantio). A fotossíntese líquida e a transpiração das plantas foram maiores no tratamento com 550 ppm. Entretanto, aos 30 dias, o crescimento das plantas foi afetado negativamente, supostamente, pelo aumento da temperatura resultante do ambiente das câmaras com CO2. De acordo com os resultados, o manejo do meloeiro terá que sofrer alterações para se adaptar às mudanças climáticas, visando continuar sendo uma ótima opção de renda para os produtores rurais da região do Semiárido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17T11:11:11Z
2015-12-17T11:11:11Z
2015-12-17
2015
2016-02-11T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 8, p. 439-453, 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031963
identifier_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 8, p. 439-453, 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695411823968256