Superação da dormência e condições para germinação de sementes de malva (Urena lobata L.).

Bibliographic Details
Main Author: FIGUEIREDO, F. J. C.
Publication Date: 1977
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Download full: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/401720
Summary: No presente trabalho, foram utilizadas sementes recém-colhidas de malva (Urena lobata L.) da cultivar ligeira, proveniente de um campo de produção de sementes localizado em Irituia, Para. As sementes submetidas a diversos tratamentos de superação de dormência a diversas temperaturas e substratos de germinação, em presença e ausência da luz. Foram também estudados os dias de contagem para o teste de germinação, peso de mil sementes, e, em função deste, foi estabelecido o tamanho aproximado d amostra de trabalho. Os resultados obtidos acusaram que a melhor temperatura para germinação de sementes de malva, e de 30oC constantes. Observou-se também, que a ausência de luz somente causa uma redução na percentagem final de germinação quando o teste e conduzido sob temperatura de 350C. O teste de germinação de sementes de malva, quando realizado sob a melhor temperatura, 30oC, mostrou que os melhores substratos são papel mata-borrão azul importado e papel-filtro. Ao submeterem-se as sementes de malva a diversos tratamentos para superação da dormência em laboratório, verificou-se que os mais eficientes são imersão em ácido sulfúrico concentrado, por 30 minutos, e a imersão em agua a 100oC imediatamente conservada em ambiente a 30oC, 40 minutos. O método de aquecimento a 90oC durante 120 minutos, embora não tão eficaz quanto o tratamento com ácido sulfúrico concentrado e com agua quente, e o mais práticos para superação da dormência de grande quantidade de sementes.
id EMBR_12d0632a2aadc4a4e49d17891f2406c8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/401720
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Superação da dormência e condições para germinação de sementes de malva (Urena lobata L.).Teste de germinaçãoEfeito do armazenamentoTemperatura de germinaçãoGerminabilityDormência da SementeMalvaUrena Lobatadormancygerminationseed storageseedstemperatureNo presente trabalho, foram utilizadas sementes recém-colhidas de malva (Urena lobata L.) da cultivar ligeira, proveniente de um campo de produção de sementes localizado em Irituia, Para. As sementes submetidas a diversos tratamentos de superação de dormência a diversas temperaturas e substratos de germinação, em presença e ausência da luz. Foram também estudados os dias de contagem para o teste de germinação, peso de mil sementes, e, em função deste, foi estabelecido o tamanho aproximado d amostra de trabalho. Os resultados obtidos acusaram que a melhor temperatura para germinação de sementes de malva, e de 30oC constantes. Observou-se também, que a ausência de luz somente causa uma redução na percentagem final de germinação quando o teste e conduzido sob temperatura de 350C. O teste de germinação de sementes de malva, quando realizado sob a melhor temperatura, 30oC, mostrou que os melhores substratos são papel mata-borrão azul importado e papel-filtro. Ao submeterem-se as sementes de malva a diversos tratamentos para superação da dormência em laboratório, verificou-se que os mais eficientes são imersão em ácido sulfúrico concentrado, por 30 minutos, e a imersão em agua a 100oC imediatamente conservada em ambiente a 30oC, 40 minutos. O método de aquecimento a 90oC durante 120 minutos, embora não tão eficaz quanto o tratamento com ácido sulfúrico concentrado e com agua quente, e o mais práticos para superação da dormência de grande quantidade de sementes.Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Orientador: Flávio Popinigis.FRANCISCO JOSE CAMARA FIGUEIREDO, CPATU.FIGUEIREDO, F. J. C.2022-11-28T13:01:20Z2022-11-28T13:01:20Z1998-03-181977info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis98 f.1977.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/401720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-11-28T13:01:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/401720Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-11-28T13:01:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-11-28T13:01:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Superação da dormência e condições para germinação de sementes de malva (Urena lobata L.).
title Superação da dormência e condições para germinação de sementes de malva (Urena lobata L.).
spellingShingle Superação da dormência e condições para germinação de sementes de malva (Urena lobata L.).
FIGUEIREDO, F. J. C.
Teste de germinação
Efeito do armazenamento
Temperatura de germinação
Germinability
Dormência da Semente
Malva
Urena Lobata
dormancy
germination
seed storage
seeds
temperature
title_short Superação da dormência e condições para germinação de sementes de malva (Urena lobata L.).
title_full Superação da dormência e condições para germinação de sementes de malva (Urena lobata L.).
title_fullStr Superação da dormência e condições para germinação de sementes de malva (Urena lobata L.).
title_full_unstemmed Superação da dormência e condições para germinação de sementes de malva (Urena lobata L.).
title_sort Superação da dormência e condições para germinação de sementes de malva (Urena lobata L.).
author FIGUEIREDO, F. J. C.
author_facet FIGUEIREDO, F. J. C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FRANCISCO JOSE CAMARA FIGUEIREDO, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIREDO, F. J. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Teste de germinação
Efeito do armazenamento
Temperatura de germinação
Germinability
Dormência da Semente
Malva
Urena Lobata
dormancy
germination
seed storage
seeds
temperature
topic Teste de germinação
Efeito do armazenamento
Temperatura de germinação
Germinability
Dormência da Semente
Malva
Urena Lobata
dormancy
germination
seed storage
seeds
temperature
description No presente trabalho, foram utilizadas sementes recém-colhidas de malva (Urena lobata L.) da cultivar ligeira, proveniente de um campo de produção de sementes localizado em Irituia, Para. As sementes submetidas a diversos tratamentos de superação de dormência a diversas temperaturas e substratos de germinação, em presença e ausência da luz. Foram também estudados os dias de contagem para o teste de germinação, peso de mil sementes, e, em função deste, foi estabelecido o tamanho aproximado d amostra de trabalho. Os resultados obtidos acusaram que a melhor temperatura para germinação de sementes de malva, e de 30oC constantes. Observou-se também, que a ausência de luz somente causa uma redução na percentagem final de germinação quando o teste e conduzido sob temperatura de 350C. O teste de germinação de sementes de malva, quando realizado sob a melhor temperatura, 30oC, mostrou que os melhores substratos são papel mata-borrão azul importado e papel-filtro. Ao submeterem-se as sementes de malva a diversos tratamentos para superação da dormência em laboratório, verificou-se que os mais eficientes são imersão em ácido sulfúrico concentrado, por 30 minutos, e a imersão em agua a 100oC imediatamente conservada em ambiente a 30oC, 40 minutos. O método de aquecimento a 90oC durante 120 minutos, embora não tão eficaz quanto o tratamento com ácido sulfúrico concentrado e com agua quente, e o mais práticos para superação da dormência de grande quantidade de sementes.
publishDate 1977
dc.date.none.fl_str_mv 1977
1998-03-18
2022-11-28T13:01:20Z
2022-11-28T13:01:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1977.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/401720
identifier_str_mv 1977.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/401720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503534948909056