Altitude e temperatura: estudo do gradiente térmico no Rio Grande do Sul.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRITZSONS, E.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: WREGE, M. S., MANTOVANI, L. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022990
Resumo: A relação da altitude com a temperatura assume especial importância para as regiões tropicais e subtropicais, pois diferenças de algumas centenas de metros de altitude podem significar mudanças sensíveis no ambiente, na adaptação da biota e sucesso do cultivo agrícola. A temperatura do ar sofre alterações com a altitude, latitude e longitude, em geral, nesta ordem de importância. Em função do relevo e do posicionamento geográfico, cada local apresenta um gradiente térmico vertical médio específico. Neste trabalho, o estado do Rio Grande do Sul foi dividido em grupos climáticos homogêneos, pela análise de agrupamento, e foram compostas análises de correlação entre a temperatura média das quatro estações do ano e média anual, com as respectivas altitudes das estações meteorológicas dos grupos. Foram utilizadas 36 estações meteorológicas. A correlação da altitude com a temperatura média anual do verão foi mais forte comparada à temperatura média do inverno. Para os coeficientes de correlação mais elevados, foram obtidas retas de regressão linear simples e os respectivos coeficientes de determinação das retas. O gradiente térmico médio obtido para o conjunto de todas as estações meteorológicas foi de, aproximadamente, 0,75 oC a cada 100 metros de altitude e para o grupo das estações meteorológicas presentes na Serra do Nordeste do estado foi de 0,9 oC.
id EMBR_12f620e4109eb783df3965c6ee4f17a8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1022990
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Altitude e temperatura: estudo do gradiente térmico no Rio Grande do Sul.Gradiente térmicoAnálise de agrupamentoRegião sul da América do SulClimaA relação da altitude com a temperatura assume especial importância para as regiões tropicais e subtropicais, pois diferenças de algumas centenas de metros de altitude podem significar mudanças sensíveis no ambiente, na adaptação da biota e sucesso do cultivo agrícola. A temperatura do ar sofre alterações com a altitude, latitude e longitude, em geral, nesta ordem de importância. Em função do relevo e do posicionamento geográfico, cada local apresenta um gradiente térmico vertical médio específico. Neste trabalho, o estado do Rio Grande do Sul foi dividido em grupos climáticos homogêneos, pela análise de agrupamento, e foram compostas análises de correlação entre a temperatura média das quatro estações do ano e média anual, com as respectivas altitudes das estações meteorológicas dos grupos. Foram utilizadas 36 estações meteorológicas. A correlação da altitude com a temperatura média anual do verão foi mais forte comparada à temperatura média do inverno. Para os coeficientes de correlação mais elevados, foram obtidas retas de regressão linear simples e os respectivos coeficientes de determinação das retas. O gradiente térmico médio obtido para o conjunto de todas as estações meteorológicas foi de, aproximadamente, 0,75 oC a cada 100 metros de altitude e para o grupo das estações meteorológicas presentes na Serra do Nordeste do estado foi de 0,9 oC.ELENICE FRITZSONS, CNPF; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, UFPR.FRITZSONS, E.WREGE, M. S.MANTOVANI, L. E.2015-08-31T11:11:11Z2015-08-31T11:11:11Z2015-08-3120152016-02-02T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Climatologia, Curitiba, ano 11, v. 16, p. 108-119, jan./jul. 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:34:04Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1022990Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:34:04falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:34:04Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Altitude e temperatura: estudo do gradiente térmico no Rio Grande do Sul.
title Altitude e temperatura: estudo do gradiente térmico no Rio Grande do Sul.
spellingShingle Altitude e temperatura: estudo do gradiente térmico no Rio Grande do Sul.
FRITZSONS, E.
Gradiente térmico
Análise de agrupamento
Região sul da América do Sul
Clima
title_short Altitude e temperatura: estudo do gradiente térmico no Rio Grande do Sul.
title_full Altitude e temperatura: estudo do gradiente térmico no Rio Grande do Sul.
title_fullStr Altitude e temperatura: estudo do gradiente térmico no Rio Grande do Sul.
title_full_unstemmed Altitude e temperatura: estudo do gradiente térmico no Rio Grande do Sul.
title_sort Altitude e temperatura: estudo do gradiente térmico no Rio Grande do Sul.
author FRITZSONS, E.
author_facet FRITZSONS, E.
WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
author_role author
author2 WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELENICE FRITZSONS, CNPF; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; Luiz Eduardo Mantovani, UFPR.
dc.contributor.author.fl_str_mv FRITZSONS, E.
WREGE, M. S.
MANTOVANI, L. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Gradiente térmico
Análise de agrupamento
Região sul da América do Sul
Clima
topic Gradiente térmico
Análise de agrupamento
Região sul da América do Sul
Clima
description A relação da altitude com a temperatura assume especial importância para as regiões tropicais e subtropicais, pois diferenças de algumas centenas de metros de altitude podem significar mudanças sensíveis no ambiente, na adaptação da biota e sucesso do cultivo agrícola. A temperatura do ar sofre alterações com a altitude, latitude e longitude, em geral, nesta ordem de importância. Em função do relevo e do posicionamento geográfico, cada local apresenta um gradiente térmico vertical médio específico. Neste trabalho, o estado do Rio Grande do Sul foi dividido em grupos climáticos homogêneos, pela análise de agrupamento, e foram compostas análises de correlação entre a temperatura média das quatro estações do ano e média anual, com as respectivas altitudes das estações meteorológicas dos grupos. Foram utilizadas 36 estações meteorológicas. A correlação da altitude com a temperatura média anual do verão foi mais forte comparada à temperatura média do inverno. Para os coeficientes de correlação mais elevados, foram obtidas retas de regressão linear simples e os respectivos coeficientes de determinação das retas. O gradiente térmico médio obtido para o conjunto de todas as estações meteorológicas foi de, aproximadamente, 0,75 oC a cada 100 metros de altitude e para o grupo das estações meteorológicas presentes na Serra do Nordeste do estado foi de 0,9 oC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-31T11:11:11Z
2015-08-31T11:11:11Z
2015-08-31
2015
2016-02-02T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, ano 11, v. 16, p. 108-119, jan./jul. 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022990
identifier_str_mv Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, ano 11, v. 16, p. 108-119, jan./jul. 2015.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503410646515712