Linhagens de feijão do grupo preto com resistência conjunta à antracnose, ao crestamento bacteriano comum e com características agronômicas favoráveis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, J. G. C. da
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: RAVA, C. A., SARTORATO, A., ANDRADE, E. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/208304
Resumo: A antracnose e o crestamento bacteriano comum provocados por Colletotrichum lindemuthianum e Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli, respectivamente, podem reduzir, consideravelmente, a produção do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris). Dentro do controle integrado de doenças, a resistência genética associada à resistência ao acamamento e à inserção alta das vagens inferiores são características importantes a serem consideradas durante o processo de desenvolvimento de um novo cultivar de feijoeiro comum. O objetivo do presente trabalho foi a obtenção de linhagens de feijoeiro comum de grãos pretos, com resistência a quatro patótipos de C. lindemuthianum, com maior ocorrência nas regiões produtoras e a X axonopodis pv. phaseoli, com características agronômicas desejáveis c alto potencial de rendimento. Os cruzamentos foram planejados de forma a combinar genitores, que separadamente, possuem as características desejadas, objetivando reuní-las em uma mesma linhagem. Como resultado, foram obtidas oito linhagens reunindo as características descritas. A linhagem 9310639 associa à resistência conjunta, excelentes características agronômicas, como produtividade, alta inserção das primeiras vagens e resistência ao acamamento, constituindo-se em um valioso germoplasma para os programas de melhoramento.
id EMBR_14f0f970cd0a1ad0550752fcf83082a8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/208304
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Linhagens de feijão do grupo preto com resistência conjunta à antracnose, ao crestamento bacteriano comum e com características agronômicas favoráveis.Crestamento Bacteriano ComumAntracnoseColletotrichum LindemuthianumCerradoFeijãoPhaseolus VulgarisVariedadeXanthomonas axonopodisA antracnose e o crestamento bacteriano comum provocados por Colletotrichum lindemuthianum e Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli, respectivamente, podem reduzir, consideravelmente, a produção do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris). Dentro do controle integrado de doenças, a resistência genética associada à resistência ao acamamento e à inserção alta das vagens inferiores são características importantes a serem consideradas durante o processo de desenvolvimento de um novo cultivar de feijoeiro comum. O objetivo do presente trabalho foi a obtenção de linhagens de feijoeiro comum de grãos pretos, com resistência a quatro patótipos de C. lindemuthianum, com maior ocorrência nas regiões produtoras e a X axonopodis pv. phaseoli, com características agronômicas desejáveis c alto potencial de rendimento. Os cruzamentos foram planejados de forma a combinar genitores, que separadamente, possuem as características desejadas, objetivando reuní-las em uma mesma linhagem. Como resultado, foram obtidas oito linhagens reunindo as características descritas. A linhagem 9310639 associa à resistência conjunta, excelentes características agronômicas, como produtividade, alta inserção das primeiras vagens e resistência ao acamamento, constituindo-se em um valioso germoplasma para os programas de melhoramento.JOAQUIM GERALDO CAPRIO DA COSTA, CNPAF; CARLOS AGUSTIN RAVA SEIJAS, CNPAF; ALOISIO SARTORATO, CNPAF; EIKO MORI ANDRADE.COSTA, J. G. C. daRAVA, C. A.SARTORATO, A.ANDRADE, E. M.2021-11-08T15:00:29Z2021-11-08T15:00:29Z2001-02-231999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 2, p. 283-292, 1999.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/208304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-11-08T15:00:39Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/208304Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-11-08T15:00:39falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-11-08T15:00:39Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Linhagens de feijão do grupo preto com resistência conjunta à antracnose, ao crestamento bacteriano comum e com características agronômicas favoráveis.
title Linhagens de feijão do grupo preto com resistência conjunta à antracnose, ao crestamento bacteriano comum e com características agronômicas favoráveis.
spellingShingle Linhagens de feijão do grupo preto com resistência conjunta à antracnose, ao crestamento bacteriano comum e com características agronômicas favoráveis.
COSTA, J. G. C. da
Crestamento Bacteriano Comum
Antracnose
Colletotrichum Lindemuthianum
Cerrado
Feijão
Phaseolus Vulgaris
Variedade
Xanthomonas axonopodis
title_short Linhagens de feijão do grupo preto com resistência conjunta à antracnose, ao crestamento bacteriano comum e com características agronômicas favoráveis.
title_full Linhagens de feijão do grupo preto com resistência conjunta à antracnose, ao crestamento bacteriano comum e com características agronômicas favoráveis.
title_fullStr Linhagens de feijão do grupo preto com resistência conjunta à antracnose, ao crestamento bacteriano comum e com características agronômicas favoráveis.
title_full_unstemmed Linhagens de feijão do grupo preto com resistência conjunta à antracnose, ao crestamento bacteriano comum e com características agronômicas favoráveis.
title_sort Linhagens de feijão do grupo preto com resistência conjunta à antracnose, ao crestamento bacteriano comum e com características agronômicas favoráveis.
author COSTA, J. G. C. da
author_facet COSTA, J. G. C. da
RAVA, C. A.
SARTORATO, A.
ANDRADE, E. M.
author_role author
author2 RAVA, C. A.
SARTORATO, A.
ANDRADE, E. M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOAQUIM GERALDO CAPRIO DA COSTA, CNPAF; CARLOS AGUSTIN RAVA SEIJAS, CNPAF; ALOISIO SARTORATO, CNPAF; EIKO MORI ANDRADE.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, J. G. C. da
RAVA, C. A.
SARTORATO, A.
ANDRADE, E. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Crestamento Bacteriano Comum
Antracnose
Colletotrichum Lindemuthianum
Cerrado
Feijão
Phaseolus Vulgaris
Variedade
Xanthomonas axonopodis
topic Crestamento Bacteriano Comum
Antracnose
Colletotrichum Lindemuthianum
Cerrado
Feijão
Phaseolus Vulgaris
Variedade
Xanthomonas axonopodis
description A antracnose e o crestamento bacteriano comum provocados por Colletotrichum lindemuthianum e Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli, respectivamente, podem reduzir, consideravelmente, a produção do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris). Dentro do controle integrado de doenças, a resistência genética associada à resistência ao acamamento e à inserção alta das vagens inferiores são características importantes a serem consideradas durante o processo de desenvolvimento de um novo cultivar de feijoeiro comum. O objetivo do presente trabalho foi a obtenção de linhagens de feijoeiro comum de grãos pretos, com resistência a quatro patótipos de C. lindemuthianum, com maior ocorrência nas regiões produtoras e a X axonopodis pv. phaseoli, com características agronômicas desejáveis c alto potencial de rendimento. Os cruzamentos foram planejados de forma a combinar genitores, que separadamente, possuem as características desejadas, objetivando reuní-las em uma mesma linhagem. Como resultado, foram obtidas oito linhagens reunindo as características descritas. A linhagem 9310639 associa à resistência conjunta, excelentes características agronômicas, como produtividade, alta inserção das primeiras vagens e resistência ao acamamento, constituindo-se em um valioso germoplasma para os programas de melhoramento.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2001-02-23
2021-11-08T15:00:29Z
2021-11-08T15:00:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 2, p. 283-292, 1999.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/208304
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 2, p. 283-292, 1999.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/208304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503511381114880