Aspectos técnicos da cultura da fisalis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RUFATO, L.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: MUNIZ, J., KRETZSCMAR, A. A., RUFATO, A. de R., GATIBONI, L. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939551
Resumo: A fisalis (Physalis peruviana L.) é uma solanácea que atualmente vem sendo enquadrada no grupo de pequenos frutos. O fruto in natura é consumido no Brasil como exótico, de preço bastante elevado. Contém alto teor de vitaminas A, C, fósforo (P) e ferro (Fe), além de flavonoides, alcaloides, fitoesteroides, carotenoides e compostos bioativos considerados funcionais. A fisalis tem alto valor agregado, além do fruto como produto principal, utilizam-se a raiz e as folhas no mercado farmacológico e o cálice em forma de balão em decorações. Como os demais pequenos frutos, a fisalis é ótima matéria-prima para a elaboração caseira de geleias, sucos, doces em pasta ou cristalizados, tortas e bolos, além de ser utilizada na indústria de polpas, frutas congeladas, iogurtes e sorvetes. É uma fruta relativamente desconhecida no Brasil, cultivada em grande escala na América do Sul e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional, estimulado por suas características saudáveis. Produtores colombianos são os que mais estão aproveitando a forte demanda na entressafra de países europeus e exportando para lá frutos frescos. Os brasileiros ainda não exploram todo o potencial dessa fruta, a qual se apresenta com boas perspectivas para os mercados local, nacional e internacional, por ser cultura simples e fácil de manejar com alguns cuidados únicos. Acredita-se que se trata de excelente alternativa de agricultura sustentável para o pequeno e médio agricultor rural brasileiro. Palavras-chave: Physalis peruviana. Cultivo. Produção. Adubação. Praga. Doença.
id EMBR_1526bbc16ab335c6aa5cec53279042b7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/939551
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Aspectos técnicos da cultura da fisalis.MorfologiaFruticulturaFisiologia vegetalClimaPropagação vegetativaPlantioAdubaçãoPrática culturalPhysalis sppA fisalis (Physalis peruviana L.) é uma solanácea que atualmente vem sendo enquadrada no grupo de pequenos frutos. O fruto in natura é consumido no Brasil como exótico, de preço bastante elevado. Contém alto teor de vitaminas A, C, fósforo (P) e ferro (Fe), além de flavonoides, alcaloides, fitoesteroides, carotenoides e compostos bioativos considerados funcionais. A fisalis tem alto valor agregado, além do fruto como produto principal, utilizam-se a raiz e as folhas no mercado farmacológico e o cálice em forma de balão em decorações. Como os demais pequenos frutos, a fisalis é ótima matéria-prima para a elaboração caseira de geleias, sucos, doces em pasta ou cristalizados, tortas e bolos, além de ser utilizada na indústria de polpas, frutas congeladas, iogurtes e sorvetes. É uma fruta relativamente desconhecida no Brasil, cultivada em grande escala na América do Sul e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional, estimulado por suas características saudáveis. Produtores colombianos são os que mais estão aproveitando a forte demanda na entressafra de países europeus e exportando para lá frutos frescos. Os brasileiros ainda não exploram todo o potencial dessa fruta, a qual se apresenta com boas perspectivas para os mercados local, nacional e internacional, por ser cultura simples e fácil de manejar com alguns cuidados únicos. Acredita-se que se trata de excelente alternativa de agricultura sustentável para o pequeno e médio agricultor rural brasileiro. Palavras-chave: Physalis peruviana. Cultivo. Produção. Adubação. Praga. Doença.LEO RUFATO, UDESC; JANAÍNA MUNIZ, UDESC; AIKE ANNELIESE KRETZSCHMAR, UDESC; ANDREA DE ROSSI RUFATO, CNPUV; LUCIANO COLPO GATIBONI, UDESC.RUFATO, L.MUNIZ, J.KRETZSCMAR, A. A.RUFATO, A. de R.GATIBONI, L. C.2021-01-12T09:04:55Z2021-01-12T09:04:55Z2012-11-122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInforme Agropecuário, Belo Horizonte, v. 33, n. 268, p. 69-83, maio/jun. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-01-12T09:05:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/939551Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-01-12T09:05:03falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-01-12T09:05:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos técnicos da cultura da fisalis.
title Aspectos técnicos da cultura da fisalis.
spellingShingle Aspectos técnicos da cultura da fisalis.
RUFATO, L.
Morfologia
Fruticultura
Fisiologia vegetal
Clima
Propagação vegetativa
Plantio
Adubação
Prática cultural
Physalis spp
title_short Aspectos técnicos da cultura da fisalis.
title_full Aspectos técnicos da cultura da fisalis.
title_fullStr Aspectos técnicos da cultura da fisalis.
title_full_unstemmed Aspectos técnicos da cultura da fisalis.
title_sort Aspectos técnicos da cultura da fisalis.
author RUFATO, L.
author_facet RUFATO, L.
MUNIZ, J.
KRETZSCMAR, A. A.
RUFATO, A. de R.
GATIBONI, L. C.
author_role author
author2 MUNIZ, J.
KRETZSCMAR, A. A.
RUFATO, A. de R.
GATIBONI, L. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LEO RUFATO, UDESC; JANAÍNA MUNIZ, UDESC; AIKE ANNELIESE KRETZSCHMAR, UDESC; ANDREA DE ROSSI RUFATO, CNPUV; LUCIANO COLPO GATIBONI, UDESC.
dc.contributor.author.fl_str_mv RUFATO, L.
MUNIZ, J.
KRETZSCMAR, A. A.
RUFATO, A. de R.
GATIBONI, L. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Morfologia
Fruticultura
Fisiologia vegetal
Clima
Propagação vegetativa
Plantio
Adubação
Prática cultural
Physalis spp
topic Morfologia
Fruticultura
Fisiologia vegetal
Clima
Propagação vegetativa
Plantio
Adubação
Prática cultural
Physalis spp
description A fisalis (Physalis peruviana L.) é uma solanácea que atualmente vem sendo enquadrada no grupo de pequenos frutos. O fruto in natura é consumido no Brasil como exótico, de preço bastante elevado. Contém alto teor de vitaminas A, C, fósforo (P) e ferro (Fe), além de flavonoides, alcaloides, fitoesteroides, carotenoides e compostos bioativos considerados funcionais. A fisalis tem alto valor agregado, além do fruto como produto principal, utilizam-se a raiz e as folhas no mercado farmacológico e o cálice em forma de balão em decorações. Como os demais pequenos frutos, a fisalis é ótima matéria-prima para a elaboração caseira de geleias, sucos, doces em pasta ou cristalizados, tortas e bolos, além de ser utilizada na indústria de polpas, frutas congeladas, iogurtes e sorvetes. É uma fruta relativamente desconhecida no Brasil, cultivada em grande escala na América do Sul e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional, estimulado por suas características saudáveis. Produtores colombianos são os que mais estão aproveitando a forte demanda na entressafra de países europeus e exportando para lá frutos frescos. Os brasileiros ainda não exploram todo o potencial dessa fruta, a qual se apresenta com boas perspectivas para os mercados local, nacional e internacional, por ser cultura simples e fácil de manejar com alguns cuidados únicos. Acredita-se que se trata de excelente alternativa de agricultura sustentável para o pequeno e médio agricultor rural brasileiro. Palavras-chave: Physalis peruviana. Cultivo. Produção. Adubação. Praga. Doença.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-12
2012
2021-01-12T09:04:55Z
2021-01-12T09:04:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 33, n. 268, p. 69-83, maio/jun. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939551
identifier_str_mv Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 33, n. 268, p. 69-83, maio/jun. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503500873334784