Criteria to be considered to achieve a sustainable second cycle in Amazon Forest.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAZ, E. M.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MATTOS, P. P. de, THAINES, F., MADRON, L. D. de, GARRASTAZU, M. C., CANETTI, A., OLIVEIRA, M. V. N. D'
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027033
Resumo: Estrutura da floresta remanescente e o incremento por classe de diâmetro desempenha papel decisivo na recuperação do volume para o próximo ciclo de corte. Espécies de árvores na Floresta Amazônica, não apresentam um padrão definido de estrutura de diâmetro, discutido aqui utilizando Cedrela odorata L. como estudo de caso. Os objetivos deste trabalho foram identificar, por meio de simulação, a recuperação florestal após o manejo em uma situação real em três locais de produção de madeira, e as alternativas disponíveis para assegurar a recuperação do volume comercial de madeira em um segundo ciclo de corte na Amazônia brasileira. O trabalho se refere às classes de diâmetro de árvores produtivas para o próximo ciclo. A comparação indica que uma das estratégias usadas permite recuperar o estoque de volume mais rápido do que o tempo definido no ciclo de corte estabelecido em lei. O número de árvores remanescentes nos locais não corrobora a suposição comum de que o manejo florestal esgota árvores de grandes diâmetros. Este artigo apresenta estratégias de levantamento para avaliar e estabelecer a estrutura diamétrica mais indicada para recuperar no segundo ciclo o volume registrado durante o primeiro ciclo de corte.
id EMBR_155164782dba40a307ab293482ffeade
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1027033
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Criteria to be considered to achieve a sustainable second cycle in Amazon Forest.Manejo florestal sustentávelTaxa de corteRecuperação em volumeEstrutura diamétricaSustainable forest managementCut rateRain ForestVolume recoverDiametric structureCedrela OdorataFloresta TropicalEstrutura da floresta remanescente e o incremento por classe de diâmetro desempenha papel decisivo na recuperação do volume para o próximo ciclo de corte. Espécies de árvores na Floresta Amazônica, não apresentam um padrão definido de estrutura de diâmetro, discutido aqui utilizando Cedrela odorata L. como estudo de caso. Os objetivos deste trabalho foram identificar, por meio de simulação, a recuperação florestal após o manejo em uma situação real em três locais de produção de madeira, e as alternativas disponíveis para assegurar a recuperação do volume comercial de madeira em um segundo ciclo de corte na Amazônia brasileira. O trabalho se refere às classes de diâmetro de árvores produtivas para o próximo ciclo. A comparação indica que uma das estratégias usadas permite recuperar o estoque de volume mais rápido do que o tempo definido no ciclo de corte estabelecido em lei. O número de árvores remanescentes nos locais não corrobora a suposição comum de que o manejo florestal esgota árvores de grandes diâmetros. Este artigo apresenta estratégias de levantamento para avaliar e estabelecer a estrutura diamétrica mais indicada para recuperar no segundo ciclo o volume registrado durante o primeiro ciclo de corte.EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF; PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; Fábio Thaines, Tecman; Luc Durrieu de Madron, Route de pranlary; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF; Aline Canetti, UFPR; MARCUS VINICIO NEVES D OLIVEIRA, CPAF-AC.BRAZ, E. M.MATTOS, P. P. deTHAINES, F.MADRON, L. D. deGARRASTAZU, M. C.CANETTI, A.OLIVEIRA, M. V. N. D'2015-10-22T11:11:11Z2015-10-22T11:11:11Z2015-10-2220152016-05-30T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 35, n. 83, p. 209-225, jul./set. 2015.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/102703310.4336/2015.pfb.35.83.941enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:12:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1027033Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:12:35falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:12:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Criteria to be considered to achieve a sustainable second cycle in Amazon Forest.
title Criteria to be considered to achieve a sustainable second cycle in Amazon Forest.
spellingShingle Criteria to be considered to achieve a sustainable second cycle in Amazon Forest.
BRAZ, E. M.
Manejo florestal sustentável
Taxa de corte
Recuperação em volume
Estrutura diamétrica
Sustainable forest management
Cut rate
Rain Forest
Volume recover
Diametric structure
Cedrela Odorata
Floresta Tropical
title_short Criteria to be considered to achieve a sustainable second cycle in Amazon Forest.
title_full Criteria to be considered to achieve a sustainable second cycle in Amazon Forest.
title_fullStr Criteria to be considered to achieve a sustainable second cycle in Amazon Forest.
title_full_unstemmed Criteria to be considered to achieve a sustainable second cycle in Amazon Forest.
title_sort Criteria to be considered to achieve a sustainable second cycle in Amazon Forest.
author BRAZ, E. M.
author_facet BRAZ, E. M.
MATTOS, P. P. de
THAINES, F.
MADRON, L. D. de
GARRASTAZU, M. C.
CANETTI, A.
OLIVEIRA, M. V. N. D'
author_role author
author2 MATTOS, P. P. de
THAINES, F.
MADRON, L. D. de
GARRASTAZU, M. C.
CANETTI, A.
OLIVEIRA, M. V. N. D'
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF; PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; Fábio Thaines, Tecman; Luc Durrieu de Madron, Route de pranlary; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF; Aline Canetti, UFPR; MARCUS VINICIO NEVES D OLIVEIRA, CPAF-AC.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAZ, E. M.
MATTOS, P. P. de
THAINES, F.
MADRON, L. D. de
GARRASTAZU, M. C.
CANETTI, A.
OLIVEIRA, M. V. N. D'
dc.subject.por.fl_str_mv Manejo florestal sustentável
Taxa de corte
Recuperação em volume
Estrutura diamétrica
Sustainable forest management
Cut rate
Rain Forest
Volume recover
Diametric structure
Cedrela Odorata
Floresta Tropical
topic Manejo florestal sustentável
Taxa de corte
Recuperação em volume
Estrutura diamétrica
Sustainable forest management
Cut rate
Rain Forest
Volume recover
Diametric structure
Cedrela Odorata
Floresta Tropical
description Estrutura da floresta remanescente e o incremento por classe de diâmetro desempenha papel decisivo na recuperação do volume para o próximo ciclo de corte. Espécies de árvores na Floresta Amazônica, não apresentam um padrão definido de estrutura de diâmetro, discutido aqui utilizando Cedrela odorata L. como estudo de caso. Os objetivos deste trabalho foram identificar, por meio de simulação, a recuperação florestal após o manejo em uma situação real em três locais de produção de madeira, e as alternativas disponíveis para assegurar a recuperação do volume comercial de madeira em um segundo ciclo de corte na Amazônia brasileira. O trabalho se refere às classes de diâmetro de árvores produtivas para o próximo ciclo. A comparação indica que uma das estratégias usadas permite recuperar o estoque de volume mais rápido do que o tempo definido no ciclo de corte estabelecido em lei. O número de árvores remanescentes nos locais não corrobora a suposição comum de que o manejo florestal esgota árvores de grandes diâmetros. Este artigo apresenta estratégias de levantamento para avaliar e estabelecer a estrutura diamétrica mais indicada para recuperar no segundo ciclo o volume registrado durante o primeiro ciclo de corte.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-22T11:11:11Z
2015-10-22T11:11:11Z
2015-10-22
2015
2016-05-30T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 35, n. 83, p. 209-225, jul./set. 2015.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027033
10.4336/2015.pfb.35.83.941
identifier_str_mv Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 35, n. 83, p. 209-225, jul./set. 2015.
10.4336/2015.pfb.35.83.941
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027033
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503413943238656