Estudo florístico e fitossociológico do estrato herbáceo em uma área de Caatinga hiperxerófila em Petrolina-PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEITOZA, M. O. M.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: ARAÚJO, E. de l., SAMPAIO, E. V. de S. B., KIILL, L. H. P.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/153056
Resumo: Em uma área de caatinga do sertão pernambu cano foi realizado um estudo florístico e fitossociológico do componente herbáceo em um trecho da Reserva Legal da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina. Para amostragem das herbáceas foi adotado o método das parcelas, com 100 m 2 de área amostral. Foi realizado um censo de todas as ervas presentes nas parcelas, medida a altura e o diâmetro das ervas e identificada a forma de vida das mesmas. A flora herbácea esteve representada por 53 espécies, distribuídas por 28 famílias e 47 gêneros. As famílias de maior riqueza de espécies foram Euphorbiaceae (5), Poaceae (5), Convolvulaceae (4) e Cactaceae (4). A diversidade pelo índice de Shannon-Wiener foi 0,86 nats.ind .-1 e o numero de indivíduos nos 100 m 2 mostrados foi de 13.427. As espécies de elevado valor de importância ecológica foram Selaginella convoluta, Neoglaziovia variegata , Ludwigia longifolia , Centratherum punctatum e Cyperus cf. aristatus. A fisionomia do estrato herbáceo foi marcada pelas espécies Bromelia laciniosa, Cereus bahiensis e Melocactus bahiensis , que não são decíduas na estação seca e ecologicamente poderiam func ionar como atrativos da fauna no período de estiagem. Todavia, as mesmas não apresentaram destaque pelo índice de importância ecológica, sugerindo a necessidade de construção de um índice específico para avaliar a importância fisionômica das ervas e o papel das mesmas na manutenção da biodiversidade local
id EMBR_1593dc73e273d903709d04d1a077d5d4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/153056
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estudo florístico e fitossociológico do estrato herbáceo em uma área de Caatinga hiperxerófila em Petrolina-PE.Componente herbáceoEstudo florísticoFitossociológicoPernambucoPetrolinaNatural resourceRecurso naturalVegetaçãoEcologiaCaatingaNatural resourcesEm uma área de caatinga do sertão pernambu cano foi realizado um estudo florístico e fitossociológico do componente herbáceo em um trecho da Reserva Legal da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina. Para amostragem das herbáceas foi adotado o método das parcelas, com 100 m 2 de área amostral. Foi realizado um censo de todas as ervas presentes nas parcelas, medida a altura e o diâmetro das ervas e identificada a forma de vida das mesmas. A flora herbácea esteve representada por 53 espécies, distribuídas por 28 famílias e 47 gêneros. As famílias de maior riqueza de espécies foram Euphorbiaceae (5), Poaceae (5), Convolvulaceae (4) e Cactaceae (4). A diversidade pelo índice de Shannon-Wiener foi 0,86 nats.ind .-1 e o numero de indivíduos nos 100 m 2 mostrados foi de 13.427. As espécies de elevado valor de importância ecológica foram Selaginella convoluta, Neoglaziovia variegata , Ludwigia longifolia , Centratherum punctatum e Cyperus cf. aristatus. A fisionomia do estrato herbáceo foi marcada pelas espécies Bromelia laciniosa, Cereus bahiensis e Melocactus bahiensis , que não são decíduas na estação seca e ecologicamente poderiam func ionar como atrativos da fauna no período de estiagem. Todavia, as mesmas não apresentaram destaque pelo índice de importância ecológica, sugerindo a necessidade de construção de um índice específico para avaliar a importância fisionômica das ervas e o papel das mesmas na manutenção da biodiversidade localMAGDA OLIVEIRA MANGABEIRA FEITOZAELCIDA DE LIMA ARAÚJOEVERARDO VALADARES DE SÁ BARRETTO SAMPAIOLUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.FEITOZA, M. O. M.ARAÚJO, E. de l.SAMPAIO, E. V. de S. B.KIILL, L. H. P.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2004-04-1320042016-08-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 27., 2004, Petrolina. Anais... Petrolina: SBB; Embrapa Semi-Árido; UNEB, 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/153056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:10:06Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/153056Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:10:06falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:10:06Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo florístico e fitossociológico do estrato herbáceo em uma área de Caatinga hiperxerófila em Petrolina-PE.
title Estudo florístico e fitossociológico do estrato herbáceo em uma área de Caatinga hiperxerófila em Petrolina-PE.
spellingShingle Estudo florístico e fitossociológico do estrato herbáceo em uma área de Caatinga hiperxerófila em Petrolina-PE.
FEITOZA, M. O. M.
Componente herbáceo
Estudo florístico
Fitossociológico
Pernambuco
Petrolina
Natural resource
Recurso natural
Vegetação
Ecologia
Caatinga
Natural resources
title_short Estudo florístico e fitossociológico do estrato herbáceo em uma área de Caatinga hiperxerófila em Petrolina-PE.
title_full Estudo florístico e fitossociológico do estrato herbáceo em uma área de Caatinga hiperxerófila em Petrolina-PE.
title_fullStr Estudo florístico e fitossociológico do estrato herbáceo em uma área de Caatinga hiperxerófila em Petrolina-PE.
title_full_unstemmed Estudo florístico e fitossociológico do estrato herbáceo em uma área de Caatinga hiperxerófila em Petrolina-PE.
title_sort Estudo florístico e fitossociológico do estrato herbáceo em uma área de Caatinga hiperxerófila em Petrolina-PE.
author FEITOZA, M. O. M.
author_facet FEITOZA, M. O. M.
ARAÚJO, E. de l.
SAMPAIO, E. V. de S. B.
KIILL, L. H. P.
author_role author
author2 ARAÚJO, E. de l.
SAMPAIO, E. V. de S. B.
KIILL, L. H. P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAGDA OLIVEIRA MANGABEIRA FEITOZA
ELCIDA DE LIMA ARAÚJO
EVERARDO VALADARES DE SÁ BARRETTO SAMPAIO
LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv FEITOZA, M. O. M.
ARAÚJO, E. de l.
SAMPAIO, E. V. de S. B.
KIILL, L. H. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Componente herbáceo
Estudo florístico
Fitossociológico
Pernambuco
Petrolina
Natural resource
Recurso natural
Vegetação
Ecologia
Caatinga
Natural resources
topic Componente herbáceo
Estudo florístico
Fitossociológico
Pernambuco
Petrolina
Natural resource
Recurso natural
Vegetação
Ecologia
Caatinga
Natural resources
description Em uma área de caatinga do sertão pernambu cano foi realizado um estudo florístico e fitossociológico do componente herbáceo em um trecho da Reserva Legal da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina. Para amostragem das herbáceas foi adotado o método das parcelas, com 100 m 2 de área amostral. Foi realizado um censo de todas as ervas presentes nas parcelas, medida a altura e o diâmetro das ervas e identificada a forma de vida das mesmas. A flora herbácea esteve representada por 53 espécies, distribuídas por 28 famílias e 47 gêneros. As famílias de maior riqueza de espécies foram Euphorbiaceae (5), Poaceae (5), Convolvulaceae (4) e Cactaceae (4). A diversidade pelo índice de Shannon-Wiener foi 0,86 nats.ind .-1 e o numero de indivíduos nos 100 m 2 mostrados foi de 13.427. As espécies de elevado valor de importância ecológica foram Selaginella convoluta, Neoglaziovia variegata , Ludwigia longifolia , Centratherum punctatum e Cyperus cf. aristatus. A fisionomia do estrato herbáceo foi marcada pelas espécies Bromelia laciniosa, Cereus bahiensis e Melocactus bahiensis , que não são decíduas na estação seca e ecologicamente poderiam func ionar como atrativos da fauna no período de estiagem. Todavia, as mesmas não apresentaram destaque pelo índice de importância ecológica, sugerindo a necessidade de construção de um índice específico para avaliar a importância fisionômica das ervas e o papel das mesmas na manutenção da biodiversidade local
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-13
2004
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-08-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 27., 2004, Petrolina. Anais... Petrolina: SBB; Embrapa Semi-Árido; UNEB, 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/153056
identifier_str_mv In: REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 27., 2004, Petrolina. Anais... Petrolina: SBB; Embrapa Semi-Árido; UNEB, 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/153056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503331836592128