Segurança alimentar: desfazer mitos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIZ, A. J. B.
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15412
Resumo: O IBGE faz, anualmente, a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), que levanta para cada um dos mais de 5.500 municípios brasileiros a área plantada, a quantidade produzida e o valor da produção de 62 espécies vegetais. A análise desses dados, mais especificamente aqueles relativos à segurança alimentar, permite desfazer alguns mitos e confirmar algumas teses. Antes mesmo do levantamento ser divulgado, foi imaginado um trabalho para estudar o tipo de relação existente entre o modelo de agricultura utilizado em determinada região e a insegurança alimentar dos moradores da zona rural. Os dados do ano relativos ao valor da produção foram analisados por Unidade da Federação e comparados aos dados do PNAD (Programa Nacional de Pesquisas Contínuas por Amostra de Domicílios). As classificações não são perfeitas. O linho pode ser usado como alimento e não como fonte de fibra, parte da produção de cana-de açúcar, café, laranja e soja é consumida como alimento, hoje somos importadores de cacau, o milho em sua maior parte é utilizado na alimentação animal e não humana, a maçã é exportada etc.
id EMBR_16fa95e70be04bec1304e72f8ce4bd70
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15412
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Segurança alimentar: desfazer mitos.Produto agrícolaProdutor ruralProduçãoAnáliseConsumoExportaçãoO IBGE faz, anualmente, a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), que levanta para cada um dos mais de 5.500 municípios brasileiros a área plantada, a quantidade produzida e o valor da produção de 62 espécies vegetais. A análise desses dados, mais especificamente aqueles relativos à segurança alimentar, permite desfazer alguns mitos e confirmar algumas teses. Antes mesmo do levantamento ser divulgado, foi imaginado um trabalho para estudar o tipo de relação existente entre o modelo de agricultura utilizado em determinada região e a insegurança alimentar dos moradores da zona rural. Os dados do ano relativos ao valor da produção foram analisados por Unidade da Federação e comparados aos dados do PNAD (Programa Nacional de Pesquisas Contínuas por Amostra de Domicílios). As classificações não são perfeitas. O linho pode ser usado como alimento e não como fonte de fibra, parte da produção de cana-de açúcar, café, laranja e soja é consumida como alimento, hoje somos importadores de cacau, o milho em sua maior parte é utilizado na alimentação animal e não humana, a maçã é exportada etc.ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA.LUIZ, A. J. B.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-05-1620062015-09-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAgroanalysis, Rio de Janeiro, v. 26, n. 10, p. 34-35, out. 2006.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:43:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/15412Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:43:34falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:43:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Segurança alimentar: desfazer mitos.
title Segurança alimentar: desfazer mitos.
spellingShingle Segurança alimentar: desfazer mitos.
LUIZ, A. J. B.
Produto agrícola
Produtor rural
Produção
Análise
Consumo
Exportação
title_short Segurança alimentar: desfazer mitos.
title_full Segurança alimentar: desfazer mitos.
title_fullStr Segurança alimentar: desfazer mitos.
title_full_unstemmed Segurança alimentar: desfazer mitos.
title_sort Segurança alimentar: desfazer mitos.
author LUIZ, A. J. B.
author_facet LUIZ, A. J. B.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv LUIZ, A. J. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Produto agrícola
Produtor rural
Produção
Análise
Consumo
Exportação
topic Produto agrícola
Produtor rural
Produção
Análise
Consumo
Exportação
description O IBGE faz, anualmente, a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), que levanta para cada um dos mais de 5.500 municípios brasileiros a área plantada, a quantidade produzida e o valor da produção de 62 espécies vegetais. A análise desses dados, mais especificamente aqueles relativos à segurança alimentar, permite desfazer alguns mitos e confirmar algumas teses. Antes mesmo do levantamento ser divulgado, foi imaginado um trabalho para estudar o tipo de relação existente entre o modelo de agricultura utilizado em determinada região e a insegurança alimentar dos moradores da zona rural. Os dados do ano relativos ao valor da produção foram analisados por Unidade da Federação e comparados aos dados do PNAD (Programa Nacional de Pesquisas Contínuas por Amostra de Domicílios). As classificações não são perfeitas. O linho pode ser usado como alimento e não como fonte de fibra, parte da produção de cana-de açúcar, café, laranja e soja é consumida como alimento, hoje somos importadores de cacau, o milho em sua maior parte é utilizado na alimentação animal e não humana, a maçã é exportada etc.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2007-05-16
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-09-23T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Agroanalysis, Rio de Janeiro, v. 26, n. 10, p. 34-35, out. 2006.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15412
identifier_str_mv Agroanalysis, Rio de Janeiro, v. 26, n. 10, p. 34-35, out. 2006.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503408171876352