Divergência genética entre clones primários de seringueira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, J. R. de
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119442
Resumo: O uso de hibridos clonais em programas de melhoramento de seringueira (Hevea spp.) requer informacoes sobre o potencial genetico dos clones, a divergencia genetica entre eles e o desempenho como parentais. para estudar a divergencia genetica entre clones, atraves das analises de componentes principais e da distancia de Mahalanobis, foram plantados 100 clones, em duas repeticoes e dez plantas por parcela, no espacamento de 1,0 m x 1,5 m. A analsie dos componentes principais para oito e sete caracteres, avaliados no primeiro e segundo ano de idade das plantas, respectivamente, revelou que os dois primeiros componentes foram suficientes para explicar mais de 80% da variancia observada nos dois anos. As combinacoes dos clones mais divergentes no primeiro ano nao c orresponderam as combinacoes do segundo ano. O numero de grupos estabelecidos pela aplicacao do metodo de agrupamento de otimizacao, proposto por Tocher, foi maior no primeiro ano do que no segundo ano. Discute-se a utilizacao de clones com niveis moderados de divergencia entre gurpos e com altas medias de caracteres como parentais.
id EMBR_18397227c8dd390575160e6dcbdfdc80
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1119442
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Divergência genética entre clones primários de seringueira.Distancia geneticaAnalise multivariadaHeveaSeringueiraclonesO uso de hibridos clonais em programas de melhoramento de seringueira (Hevea spp.) requer informacoes sobre o potencial genetico dos clones, a divergencia genetica entre eles e o desempenho como parentais. para estudar a divergencia genetica entre clones, atraves das analises de componentes principais e da distancia de Mahalanobis, foram plantados 100 clones, em duas repeticoes e dez plantas por parcela, no espacamento de 1,0 m x 1,5 m. A analsie dos componentes principais para oito e sete caracteres, avaliados no primeiro e segundo ano de idade das plantas, respectivamente, revelou que os dois primeiros componentes foram suficientes para explicar mais de 80% da variancia observada nos dois anos. As combinacoes dos clones mais divergentes no primeiro ano nao c orresponderam as combinacoes do segundo ano. O numero de grupos estabelecidos pela aplicacao do metodo de agrupamento de otimizacao, proposto por Tocher, foi maior no primeiro ano do que no segundo ano. Discute-se a utilizacao de clones com niveis moderados de divergencia entre gurpos e com altas medias de caracteres como parentais.JOAO RODRIGUES DE PAIVA, CPAA.PAIVA, J. R. de2020-01-28T00:38:06Z2020-01-28T00:38:06Z2020-01-2719942020-01-28T00:38:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, v. 29, n. 4, p. 607-615, abr. 1994.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-01-28T00:38:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1119442Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-01-28T00:38:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Divergência genética entre clones primários de seringueira.
title Divergência genética entre clones primários de seringueira.
spellingShingle Divergência genética entre clones primários de seringueira.
PAIVA, J. R. de
Distancia genetica
Analise multivariada
Hevea
Seringueira
clones
title_short Divergência genética entre clones primários de seringueira.
title_full Divergência genética entre clones primários de seringueira.
title_fullStr Divergência genética entre clones primários de seringueira.
title_full_unstemmed Divergência genética entre clones primários de seringueira.
title_sort Divergência genética entre clones primários de seringueira.
author PAIVA, J. R. de
author_facet PAIVA, J. R. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOAO RODRIGUES DE PAIVA, CPAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIVA, J. R. de
dc.subject.por.fl_str_mv Distancia genetica
Analise multivariada
Hevea
Seringueira
clones
topic Distancia genetica
Analise multivariada
Hevea
Seringueira
clones
description O uso de hibridos clonais em programas de melhoramento de seringueira (Hevea spp.) requer informacoes sobre o potencial genetico dos clones, a divergencia genetica entre eles e o desempenho como parentais. para estudar a divergencia genetica entre clones, atraves das analises de componentes principais e da distancia de Mahalanobis, foram plantados 100 clones, em duas repeticoes e dez plantas por parcela, no espacamento de 1,0 m x 1,5 m. A analsie dos componentes principais para oito e sete caracteres, avaliados no primeiro e segundo ano de idade das plantas, respectivamente, revelou que os dois primeiros componentes foram suficientes para explicar mais de 80% da variancia observada nos dois anos. As combinacoes dos clones mais divergentes no primeiro ano nao c orresponderam as combinacoes do segundo ano. O numero de grupos estabelecidos pela aplicacao do metodo de agrupamento de otimizacao, proposto por Tocher, foi maior no primeiro ano do que no segundo ano. Discute-se a utilizacao de clones com niveis moderados de divergencia entre gurpos e com altas medias de caracteres como parentais.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
2020-01-28T00:38:06Z
2020-01-28T00:38:06Z
2020-01-27
2020-01-28T00:38:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 29, n. 4, p. 607-615, abr. 1994.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119442
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 29, n. 4, p. 607-615, abr. 1994.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695584694304768