Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/395168 |
Resumo: | A pesquisa consiste em compreender como se estabelecem as relações de comunicação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, uma cultura técnica, hegemônica - e os pequenos produtores rurais de São Tomé do Panela, Irituia, Pará, envolvidos num processo de parceria. Especificamente, analisar o uso que esses agricultores fazem da proposta de parceria da Embrapa, no seu cotidiano, mediatizados pela sua cultura - uma cultura popular, considerando-se as reconversões de seus códigos culturais nas técnicas da Embrapa. Trata-se de um estudo de recepção que parte do referencial teórico de Jesús Martin-Barbero (1989) e Néstor Garcia Canclini (1996), pesquisadores que têm inspirado estudos na perspectiva das mediações e das reconversões culturais. É um estudo de caso, utilizando uma amostra intencional de 26 pessoas, combinando técnicas de coleta de dados como: entrevistas semi-estruturadas, observação etnográfica e pequena história de vida. O estudo evidenciou que a Embrapa, na sua proposta de parceria mantém os resquícios da prática da perspectiva difusionista e que os agricultores reconvertem as suas práticas culturais para participarem dos códigos hegemônicos da cultura técnica da Embrapa, reconversões estas, entretanto, que sofrem a influência da sua cultura - uma cultura popular. |
id |
EMBR_186f5a87c3ee2439a8f862ea0840a4ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/395168 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará.IrituiaParáBrasilDiffusion of informacionPartnershipsComunicaçãoInstituição de PesquisaParceriaPequeno ProdutorAmazoniaresearch institutionssmall farmsA pesquisa consiste em compreender como se estabelecem as relações de comunicação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, uma cultura técnica, hegemônica - e os pequenos produtores rurais de São Tomé do Panela, Irituia, Pará, envolvidos num processo de parceria. Especificamente, analisar o uso que esses agricultores fazem da proposta de parceria da Embrapa, no seu cotidiano, mediatizados pela sua cultura - uma cultura popular, considerando-se as reconversões de seus códigos culturais nas técnicas da Embrapa. Trata-se de um estudo de recepção que parte do referencial teórico de Jesús Martin-Barbero (1989) e Néstor Garcia Canclini (1996), pesquisadores que têm inspirado estudos na perspectiva das mediações e das reconversões culturais. É um estudo de caso, utilizando uma amostra intencional de 26 pessoas, combinando técnicas de coleta de dados como: entrevistas semi-estruturadas, observação etnográfica e pequena história de vida. O estudo evidenciou que a Embrapa, na sua proposta de parceria mantém os resquícios da prática da perspectiva difusionista e que os agricultores reconvertem as suas práticas culturais para participarem dos códigos hegemônicos da cultura técnica da Embrapa, reconversões estas, entretanto, que sofrem a influência da sua cultura - uma cultura popular.Editado por Danilo R.D. Aguiar e J.B. Pinho.CENIRA ALMEIDA SAMPAIO, CPATU; MARIA SALETT TAUK SANTOS, UFRPE.SAMPAIO, C. A.SANTOS, M. S. T.2019-03-08T00:33:58Z2019-03-08T00:33:58Z2000-03-3019992019-03-08T00:33:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 287.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37., 1999, Foz do Iguacu, PR. Anais. Brasília: SOBER, 1999.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/395168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-03-08T00:34:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/395168Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-03-08T00:34:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-03-08T00:34:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará. |
title |
Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará. |
spellingShingle |
Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará. SAMPAIO, C. A. Irituia Pará Brasil Diffusion of informacion Partnerships Comunicação Instituição de Pesquisa Parceria Pequeno Produtor Amazonia research institutions small farms |
title_short |
Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará. |
title_full |
Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará. |
title_fullStr |
Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará. |
title_full_unstemmed |
Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará. |
title_sort |
Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará. |
author |
SAMPAIO, C. A. |
author_facet |
SAMPAIO, C. A. SANTOS, M. S. T. |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, M. S. T. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CENIRA ALMEIDA SAMPAIO, CPATU; MARIA SALETT TAUK SANTOS, UFRPE. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SAMPAIO, C. A. SANTOS, M. S. T. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Irituia Pará Brasil Diffusion of informacion Partnerships Comunicação Instituição de Pesquisa Parceria Pequeno Produtor Amazonia research institutions small farms |
topic |
Irituia Pará Brasil Diffusion of informacion Partnerships Comunicação Instituição de Pesquisa Parceria Pequeno Produtor Amazonia research institutions small farms |
description |
A pesquisa consiste em compreender como se estabelecem as relações de comunicação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, uma cultura técnica, hegemônica - e os pequenos produtores rurais de São Tomé do Panela, Irituia, Pará, envolvidos num processo de parceria. Especificamente, analisar o uso que esses agricultores fazem da proposta de parceria da Embrapa, no seu cotidiano, mediatizados pela sua cultura - uma cultura popular, considerando-se as reconversões de seus códigos culturais nas técnicas da Embrapa. Trata-se de um estudo de recepção que parte do referencial teórico de Jesús Martin-Barbero (1989) e Néstor Garcia Canclini (1996), pesquisadores que têm inspirado estudos na perspectiva das mediações e das reconversões culturais. É um estudo de caso, utilizando uma amostra intencional de 26 pessoas, combinando técnicas de coleta de dados como: entrevistas semi-estruturadas, observação etnográfica e pequena história de vida. O estudo evidenciou que a Embrapa, na sua proposta de parceria mantém os resquícios da prática da perspectiva difusionista e que os agricultores reconvertem as suas práticas culturais para participarem dos códigos hegemônicos da cultura técnica da Embrapa, reconversões estas, entretanto, que sofrem a influência da sua cultura - uma cultura popular. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 2000-03-30 2019-03-08T00:33:58Z 2019-03-08T00:33:58Z 2019-03-08T00:33:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37., 1999, Foz do Iguacu, PR. Anais. Brasília: SOBER, 1999. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/395168 |
identifier_str_mv |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37., 1999, Foz do Iguacu, PR. Anais. Brasília: SOBER, 1999. |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/395168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
p. 287. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503472572268544 |