Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAMPAIO, C. A.
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: SANTOS, M. S. T.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/395168
Resumo: A pesquisa consiste em compreender como se estabelecem as relações de comunicação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, uma cultura técnica, hegemônica - e os pequenos produtores rurais de São Tomé do Panela, Irituia, Pará, envolvidos num processo de parceria. Especificamente, analisar o uso que esses agricultores fazem da proposta de parceria da Embrapa, no seu cotidiano, mediatizados pela sua cultura - uma cultura popular, considerando-se as reconversões de seus códigos culturais nas técnicas da Embrapa. Trata-se de um estudo de recepção que parte do referencial teórico de Jesús Martin-Barbero (1989) e Néstor Garcia Canclini (1996), pesquisadores que têm inspirado estudos na perspectiva das mediações e das reconversões culturais. É um estudo de caso, utilizando uma amostra intencional de 26 pessoas, combinando técnicas de coleta de dados como: entrevistas semi-estruturadas, observação etnográfica e pequena história de vida. O estudo evidenciou que a Embrapa, na sua proposta de parceria mantém os resquícios da prática da perspectiva difusionista e que os agricultores reconvertem as suas práticas culturais para participarem dos códigos hegemônicos da cultura técnica da Embrapa, reconversões estas, entretanto, que sofrem a influência da sua cultura - uma cultura popular.
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