Avaliação do uso de técnicas de captação de água de chuva na região semi-árida do Nordeste brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, N. de B.
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: OLIVEIRA, C. A. V., BRITO, L. T. de L., RESENDE, G. M. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133803
Resumo: Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento junto aos pequenos agricultores de cinco municipios da regiao semi-arida, quanto a utilizacao das tecnicas voltadas para a captacao e o armazenamento de agua de chuva. O trabalho foi realizado nos municipios de Simplicio Mendes,PI, Morada Nova, CE, Angicos, RN, Jeremoabo, BA, e Inaja, PE, no periodo de 1996 a 1998. Em cada municipio foi aplicado um questionario junto aos agricultores selecionados por meio de uma amostra aleatoria simples, no total de 179 agricultores, com as seguintes variaveis: 1) agricultores que utilizam a cisterna rural; 2) agricultores que utilizam o barreiro para irrigacao suplementar; 3) agricultores que usam a barragem subterranea; 4) agricultores que utilizam o sistema de captacao de agua de chuva in situ e 5) motivos da nao utilizacao das tecnicas. Os resultados obtidos mostraram que apenas 9,5% agricultores utilizam a sisterna rural e 51,96% dos agricultores nao utilizam esta tecnica, por falta de recursos financeiros. As demais tecnicas nao foram adotadas por nenhum agricultor. Com esses resultados pose-se concluir que ha necessidade de maior difusao e demonstracao dessas tecnicas para os pequenos agricultores.
id EMBR_18a9cb13155104f495508a0a42a74407
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/133803
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação do uso de técnicas de captação de água de chuva na região semi-árida do Nordeste brasileiro.Convivência com o semiáridoNordesteRegiao semi-aridaCaptacao de agua de chuvaManejo de solo e águaÁgua de chuvaRecurso NaturalCaptação D´águaChuvaManejo de ÁguaManejo do SoloAgricultura FamiliarSmall farmsRainfed farmingRainIrrigated soilsWater conservationWater harvestingEste trabalho teve como objetivo fazer um levantamento junto aos pequenos agricultores de cinco municipios da regiao semi-arida, quanto a utilizacao das tecnicas voltadas para a captacao e o armazenamento de agua de chuva. O trabalho foi realizado nos municipios de Simplicio Mendes,PI, Morada Nova, CE, Angicos, RN, Jeremoabo, BA, e Inaja, PE, no periodo de 1996 a 1998. Em cada municipio foi aplicado um questionario junto aos agricultores selecionados por meio de uma amostra aleatoria simples, no total de 179 agricultores, com as seguintes variaveis: 1) agricultores que utilizam a cisterna rural; 2) agricultores que utilizam o barreiro para irrigacao suplementar; 3) agricultores que usam a barragem subterranea; 4) agricultores que utilizam o sistema de captacao de agua de chuva in situ e 5) motivos da nao utilizacao das tecnicas. Os resultados obtidos mostraram que apenas 9,5% agricultores utilizam a sisterna rural e 51,96% dos agricultores nao utilizam esta tecnica, por falta de recursos financeiros. As demais tecnicas nao foram adotadas por nenhum agricultor. Com esses resultados pose-se concluir que ha necessidade de maior difusao e demonstracao dessas tecnicas para os pequenos agricultores.NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; CARLOS ALBERTO VASCONCELOS OLIVEIRA, CPATSA; LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA.CAVALCANTI, N. de B.OLIVEIRA, C. A. V.BRITO, L. T. de L.RESENDE, G. M. de2024-07-01T17:56:50Z2024-07-01T17:56:50Z2000-02-101999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 3. n. 3, p. 403-407, 1999.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2024-07-01T17:56:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/133803Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542024-07-01T17:56:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do uso de técnicas de captação de água de chuva na região semi-árida do Nordeste brasileiro.
title Avaliação do uso de técnicas de captação de água de chuva na região semi-árida do Nordeste brasileiro.
spellingShingle Avaliação do uso de técnicas de captação de água de chuva na região semi-árida do Nordeste brasileiro.
CAVALCANTI, N. de B.
Convivência com o semiárido
Nordeste
Regiao semi-arida
Captacao de agua de chuva
Manejo de solo e água
Água de chuva
Recurso Natural
Captação D´água
Chuva
Manejo de Água
Manejo do Solo
Agricultura Familiar
Small farms
Rainfed farming
Rain
Irrigated soils
Water conservation
Water harvesting
title_short Avaliação do uso de técnicas de captação de água de chuva na região semi-árida do Nordeste brasileiro.
title_full Avaliação do uso de técnicas de captação de água de chuva na região semi-árida do Nordeste brasileiro.
title_fullStr Avaliação do uso de técnicas de captação de água de chuva na região semi-árida do Nordeste brasileiro.
title_full_unstemmed Avaliação do uso de técnicas de captação de água de chuva na região semi-árida do Nordeste brasileiro.
title_sort Avaliação do uso de técnicas de captação de água de chuva na região semi-árida do Nordeste brasileiro.
author CAVALCANTI, N. de B.
author_facet CAVALCANTI, N. de B.
OLIVEIRA, C. A. V.
BRITO, L. T. de L.
RESENDE, G. M. de
author_role author
author2 OLIVEIRA, C. A. V.
BRITO, L. T. de L.
RESENDE, G. M. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; CARLOS ALBERTO VASCONCELOS OLIVEIRA, CPATSA; LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, N. de B.
OLIVEIRA, C. A. V.
BRITO, L. T. de L.
RESENDE, G. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Convivência com o semiárido
Nordeste
Regiao semi-arida
Captacao de agua de chuva
Manejo de solo e água
Água de chuva
Recurso Natural
Captação D´água
Chuva
Manejo de Água
Manejo do Solo
Agricultura Familiar
Small farms
Rainfed farming
Rain
Irrigated soils
Water conservation
Water harvesting
topic Convivência com o semiárido
Nordeste
Regiao semi-arida
Captacao de agua de chuva
Manejo de solo e água
Água de chuva
Recurso Natural
Captação D´água
Chuva
Manejo de Água
Manejo do Solo
Agricultura Familiar
Small farms
Rainfed farming
Rain
Irrigated soils
Water conservation
Water harvesting
description Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento junto aos pequenos agricultores de cinco municipios da regiao semi-arida, quanto a utilizacao das tecnicas voltadas para a captacao e o armazenamento de agua de chuva. O trabalho foi realizado nos municipios de Simplicio Mendes,PI, Morada Nova, CE, Angicos, RN, Jeremoabo, BA, e Inaja, PE, no periodo de 1996 a 1998. Em cada municipio foi aplicado um questionario junto aos agricultores selecionados por meio de uma amostra aleatoria simples, no total de 179 agricultores, com as seguintes variaveis: 1) agricultores que utilizam a cisterna rural; 2) agricultores que utilizam o barreiro para irrigacao suplementar; 3) agricultores que usam a barragem subterranea; 4) agricultores que utilizam o sistema de captacao de agua de chuva in situ e 5) motivos da nao utilizacao das tecnicas. Os resultados obtidos mostraram que apenas 9,5% agricultores utilizam a sisterna rural e 51,96% dos agricultores nao utilizam esta tecnica, por falta de recursos financeiros. As demais tecnicas nao foram adotadas por nenhum agricultor. Com esses resultados pose-se concluir que ha necessidade de maior difusao e demonstracao dessas tecnicas para os pequenos agricultores.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2000-02-10
2024-07-01T17:56:50Z
2024-07-01T17:56:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 3. n. 3, p. 403-407, 1999.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133803
identifier_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 3. n. 3, p. 403-407, 1999.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721680214065152