Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095870 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender a partir das percepções dos educadores, como a construção do conhecimento agroecológico está sendo trabalhado na perspectiva da educação do campo. A pesquisa foi realizada com 21 professores de escolas rurais da rede pública de ensino, de municípios do Nordeste Paraense. Na coleta de dados utilizou-se a observação direta. A partir da análise das narrativas provenientes das rodas de conversa, compreendeu-se que os educadores adotam nos currículos escolares os saberes e culturas locais, promovendo a construção coletiva do conhecimento agroecológico, e assim, alcançando uma educação do campo |
id |
EMBR_19d411c128155ab25db130972c909514 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1095870 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.AgroecologiaEducação do campoSaber localTipitambaEste trabalho busca compreender a partir das percepções dos educadores, como a construção do conhecimento agroecológico está sendo trabalhado na perspectiva da educação do campo. A pesquisa foi realizada com 21 professores de escolas rurais da rede pública de ensino, de municípios do Nordeste Paraense. Na coleta de dados utilizou-se a observação direta. A partir da análise das narrativas provenientes das rodas de conversa, compreendeu-se que os educadores adotam nos currículos escolares os saberes e culturas locais, promovendo a construção coletiva do conhecimento agroecológico, e assim, alcançando uma educação do campoEdição dos anais do VI Congresso Latino-Americano (CLAA), X Congresso Brasileiro (CBA), V Seminário do DF e Entorno (SEMDF), 12-15 setembro de 2017, a Brasília, DF, Brasil.LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; JOSIELE PANTOJA DE ANDRADE, UFRA; ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU.MATOS, L. M. S. deANDRADE, J. P. deBORGES, A. C. M. R.AZEVEDO, C. M. B. C. deMATOS, G. B. deKATO, O. R.2018-09-18T00:42:41Z2018-09-18T00:42:41Z2018-09-1720182018-11-22T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 13, n. 1, jul. 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-09-18T00:42:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1095870Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-09-18T00:42:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental. |
title |
Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental. |
spellingShingle |
Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental. MATOS, L. M. S. de Agroecologia Educação do campo Saber local Tipitamba |
title_short |
Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental. |
title_full |
Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental. |
title_fullStr |
Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental. |
title_full_unstemmed |
Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental. |
title_sort |
Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental. |
author |
MATOS, L. M. S. de |
author_facet |
MATOS, L. M. S. de ANDRADE, J. P. de BORGES, A. C. M. R. AZEVEDO, C. M. B. C. de MATOS, G. B. de KATO, O. R. |
author_role |
author |
author2 |
ANDRADE, J. P. de BORGES, A. C. M. R. AZEVEDO, C. M. B. C. de MATOS, G. B. de KATO, O. R. |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; JOSIELE PANTOJA DE ANDRADE, UFRA; ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MATOS, L. M. S. de ANDRADE, J. P. de BORGES, A. C. M. R. AZEVEDO, C. M. B. C. de MATOS, G. B. de KATO, O. R. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agroecologia Educação do campo Saber local Tipitamba |
topic |
Agroecologia Educação do campo Saber local Tipitamba |
description |
Este trabalho busca compreender a partir das percepções dos educadores, como a construção do conhecimento agroecológico está sendo trabalhado na perspectiva da educação do campo. A pesquisa foi realizada com 21 professores de escolas rurais da rede pública de ensino, de municípios do Nordeste Paraense. Na coleta de dados utilizou-se a observação direta. A partir da análise das narrativas provenientes das rodas de conversa, compreendeu-se que os educadores adotam nos currículos escolares os saberes e culturas locais, promovendo a construção coletiva do conhecimento agroecológico, e assim, alcançando uma educação do campo |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-18T00:42:41Z 2018-09-18T00:42:41Z 2018-09-17 2018 2018-11-22T11:11:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Artigo em anais e proceedings |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 13, n. 1, jul. 2018. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095870 |
identifier_str_mv |
Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 13, n. 1, jul. 2018. |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1817695525905891328 |