Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, L. M. S. de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ANDRADE, J. P. de, BORGES, A. C. M. R., AZEVEDO, C. M. B. C. de, MATOS, G. B. de, KATO, O. R.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095870
Resumo: Este trabalho busca compreender a partir das percepções dos educadores, como a construção do conhecimento agroecológico está sendo trabalhado na perspectiva da educação do campo. A pesquisa foi realizada com 21 professores de escolas rurais da rede pública de ensino, de municípios do Nordeste Paraense. Na coleta de dados utilizou-se a observação direta. A partir da análise das narrativas provenientes das rodas de conversa, compreendeu-se que os educadores adotam nos currículos escolares os saberes e culturas locais, promovendo a construção coletiva do conhecimento agroecológico, e assim, alcançando uma educação do campo
id EMBR_19d411c128155ab25db130972c909514
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1095870
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.AgroecologiaEducação do campoSaber localTipitambaEste trabalho busca compreender a partir das percepções dos educadores, como a construção do conhecimento agroecológico está sendo trabalhado na perspectiva da educação do campo. A pesquisa foi realizada com 21 professores de escolas rurais da rede pública de ensino, de municípios do Nordeste Paraense. Na coleta de dados utilizou-se a observação direta. A partir da análise das narrativas provenientes das rodas de conversa, compreendeu-se que os educadores adotam nos currículos escolares os saberes e culturas locais, promovendo a construção coletiva do conhecimento agroecológico, e assim, alcançando uma educação do campoEdição dos anais do VI Congresso Latino-Americano (CLAA), X Congresso Brasileiro (CBA), V Seminário do DF e Entorno (SEMDF), 12-15 setembro de 2017, a Brasília, DF, Brasil.LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; JOSIELE PANTOJA DE ANDRADE, UFRA; ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU.MATOS, L. M. S. deANDRADE, J. P. deBORGES, A. C. M. R.AZEVEDO, C. M. B. C. deMATOS, G. B. deKATO, O. R.2018-09-18T00:42:41Z2018-09-18T00:42:41Z2018-09-1720182018-11-22T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 13, n. 1, jul. 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-09-18T00:42:48Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1095870Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-09-18T00:42:48Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.
title Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.
spellingShingle Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.
MATOS, L. M. S. de
Agroecologia
Educação do campo
Saber local
Tipitamba
title_short Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.
title_full Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.
title_fullStr Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.
title_full_unstemmed Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.
title_sort Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.
author MATOS, L. M. S. de
author_facet MATOS, L. M. S. de
ANDRADE, J. P. de
BORGES, A. C. M. R.
AZEVEDO, C. M. B. C. de
MATOS, G. B. de
KATO, O. R.
author_role author
author2 ANDRADE, J. P. de
BORGES, A. C. M. R.
AZEVEDO, C. M. B. C. de
MATOS, G. B. de
KATO, O. R.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; JOSIELE PANTOJA DE ANDRADE, UFRA; ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv MATOS, L. M. S. de
ANDRADE, J. P. de
BORGES, A. C. M. R.
AZEVEDO, C. M. B. C. de
MATOS, G. B. de
KATO, O. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Educação do campo
Saber local
Tipitamba
topic Agroecologia
Educação do campo
Saber local
Tipitamba
description Este trabalho busca compreender a partir das percepções dos educadores, como a construção do conhecimento agroecológico está sendo trabalhado na perspectiva da educação do campo. A pesquisa foi realizada com 21 professores de escolas rurais da rede pública de ensino, de municípios do Nordeste Paraense. Na coleta de dados utilizou-se a observação direta. A partir da análise das narrativas provenientes das rodas de conversa, compreendeu-se que os educadores adotam nos currículos escolares os saberes e culturas locais, promovendo a construção coletiva do conhecimento agroecológico, e assim, alcançando uma educação do campo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-18T00:42:41Z
2018-09-18T00:42:41Z
2018-09-17
2018
2018-11-22T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 13, n. 1, jul. 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095870
identifier_str_mv Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 13, n. 1, jul. 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695525905891328