Water stress coefficient determined by orbital remote sensing techniques.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, E. da S.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: FILGUEIRAS, R., RODRIGUES, L. N., CUNHA, F. F. da, ALEMAN, C. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127557
Resumo: Em regiões onde a área irrigada é crescente e a disponibilidade hídrica é reduzida, como o Oeste do Estado da Bahia, Brasil, o emprego de técnicas que contribuam para melhorar a eficiência de uso de água é primordial. Uma das formas de melhor adequação da irrigação é através da melhoria do cálculo da evapotranspiração atual (ETa), que entre outros fatores, é influenciada pelo secamento do solo, sendo importante entender essa relação, que geralmente é contabilizada nos modelos de manejo de irrigação por meio do coeficiente de estresse hídrico (Ks). Este estudo objetivou estimar o coeficiente de estresse hídrico (Ks) por meio de informações obtidas via sensoriamento remoto, combinadas com informações de campo. Para isto, realizou-se um estudo no município de São Desidério, área localizada no Oeste da Bahia, utilizando imagens do satélite Landsat-8. O Ks foi calculado pela relação entre a evapotranspiração da cultura e a ETa, calculada pelo Simple Algorithm for Evapotranspiration Retrieving (SAFER). O Ks estimado por sensoriamento remoto apresentou para os estádios em desenvolvimento e médio, erros médios da ordem de 5,50%. No estádio final de desenvolvimento do milho os erros obtidos foram de 23,2%.
id EMBR_1a173410f5f23b2a8b98c4d4b5744814
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1127557
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Water stress coefficient determined by orbital remote sensing techniques.Uso da águaOeste da BahiaEvapotranspiraçãoDeficiência HídricaModelo MatemáticoEm regiões onde a área irrigada é crescente e a disponibilidade hídrica é reduzida, como o Oeste do Estado da Bahia, Brasil, o emprego de técnicas que contribuam para melhorar a eficiência de uso de água é primordial. Uma das formas de melhor adequação da irrigação é através da melhoria do cálculo da evapotranspiração atual (ETa), que entre outros fatores, é influenciada pelo secamento do solo, sendo importante entender essa relação, que geralmente é contabilizada nos modelos de manejo de irrigação por meio do coeficiente de estresse hídrico (Ks). Este estudo objetivou estimar o coeficiente de estresse hídrico (Ks) por meio de informações obtidas via sensoriamento remoto, combinadas com informações de campo. Para isto, realizou-se um estudo no município de São Desidério, área localizada no Oeste da Bahia, utilizando imagens do satélite Landsat-8. O Ks foi calculado pela relação entre a evapotranspiração da cultura e a ETa, calculada pelo Simple Algorithm for Evapotranspiration Retrieving (SAFER). O Ks estimado por sensoriamento remoto apresentou para os estádios em desenvolvimento e médio, erros médios da ordem de 5,50%. No estádio final de desenvolvimento do milho os erros obtidos foram de 23,2%.LINEU NEIVA RODRIGUES, CPAC.ALVES, E. da S.FILGUEIRAS, R.RODRIGUES, L. N.CUNHA, F. F. daALEMAN, C. C.2020-12-04T09:04:05Z2020-12-04T09:04:05Z2020-12-032020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 847-853Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 24, n. 12, p. 847-853, 2020.1807-1929http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-12-04T09:04:11Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1127557Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-12-04T09:04:11falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-12-04T09:04:11Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Water stress coefficient determined by orbital remote sensing techniques.
title Water stress coefficient determined by orbital remote sensing techniques.
spellingShingle Water stress coefficient determined by orbital remote sensing techniques.
ALVES, E. da S.
Uso da água
Oeste da Bahia
Evapotranspiração
Deficiência Hídrica
Modelo Matemático
title_short Water stress coefficient determined by orbital remote sensing techniques.
title_full Water stress coefficient determined by orbital remote sensing techniques.
title_fullStr Water stress coefficient determined by orbital remote sensing techniques.
title_full_unstemmed Water stress coefficient determined by orbital remote sensing techniques.
title_sort Water stress coefficient determined by orbital remote sensing techniques.
author ALVES, E. da S.
author_facet ALVES, E. da S.
FILGUEIRAS, R.
RODRIGUES, L. N.
CUNHA, F. F. da
ALEMAN, C. C.
author_role author
author2 FILGUEIRAS, R.
RODRIGUES, L. N.
CUNHA, F. F. da
ALEMAN, C. C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LINEU NEIVA RODRIGUES, CPAC.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, E. da S.
FILGUEIRAS, R.
RODRIGUES, L. N.
CUNHA, F. F. da
ALEMAN, C. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Uso da água
Oeste da Bahia
Evapotranspiração
Deficiência Hídrica
Modelo Matemático
topic Uso da água
Oeste da Bahia
Evapotranspiração
Deficiência Hídrica
Modelo Matemático
description Em regiões onde a área irrigada é crescente e a disponibilidade hídrica é reduzida, como o Oeste do Estado da Bahia, Brasil, o emprego de técnicas que contribuam para melhorar a eficiência de uso de água é primordial. Uma das formas de melhor adequação da irrigação é através da melhoria do cálculo da evapotranspiração atual (ETa), que entre outros fatores, é influenciada pelo secamento do solo, sendo importante entender essa relação, que geralmente é contabilizada nos modelos de manejo de irrigação por meio do coeficiente de estresse hídrico (Ks). Este estudo objetivou estimar o coeficiente de estresse hídrico (Ks) por meio de informações obtidas via sensoriamento remoto, combinadas com informações de campo. Para isto, realizou-se um estudo no município de São Desidério, área localizada no Oeste da Bahia, utilizando imagens do satélite Landsat-8. O Ks foi calculado pela relação entre a evapotranspiração da cultura e a ETa, calculada pelo Simple Algorithm for Evapotranspiration Retrieving (SAFER). O Ks estimado por sensoriamento remoto apresentou para os estádios em desenvolvimento e médio, erros médios da ordem de 5,50%. No estádio final de desenvolvimento do milho os erros obtidos foram de 23,2%.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04T09:04:05Z
2020-12-04T09:04:05Z
2020-12-03
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 24, n. 12, p. 847-853, 2020.
1807-1929
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127557
identifier_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 24, n. 12, p. 847-853, 2020.
1807-1929
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 847-853
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503498719559680