Série temporal de imagens EVI/MODIS para discriminação de formações vegetais do Pantanal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VICTORIA, D. de C.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: ANDRADE, R. G., PAZ, A. R. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660493
Resumo: Séries temporais de imagens EVI do sensor MODIS foram utilizadas para discriminar diferentes vegetações dentro do bioma Pantanal. A classificação se baseia na variação temporal do índice de vegetação, que acompanha os estágios fisiológicos da vegetação, discriminando formações com ciclos distintos. Foi utilizada análise harmônica de Fourier para obter as amplitudes das séries temporais de EVI nas diferentes dimensões de freqüência. Em seguida, aplicou-se classificação não supervisionada nas imagens de amplitude. A metodologia identificou áreas permanentemente inundadas de locais onde a variação anual do EVI é maior, separando áreas de cerrado com vegetação mais densa (cerrado florestado e florestas) de áreas com vegetação menos densa. No entanto, não foi capaz de discriminar o cerrado arbóreo do dominado por vegetação gramíneo-lenhosa. Áreas com agricultura anual, que apresentam grande variação do índice de vegetação ao longo do ano, foram facilmente detectadas
id EMBR_1a2372c75c964bd186a661b1913eb40a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/660493
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Série temporal de imagens EVI/MODIS para discriminação de formações vegetais do Pantanal.Índice de vegetaçãoSérie temporalMODISFourierPantanalSéries temporais de imagens EVI do sensor MODIS foram utilizadas para discriminar diferentes vegetações dentro do bioma Pantanal. A classificação se baseia na variação temporal do índice de vegetação, que acompanha os estágios fisiológicos da vegetação, discriminando formações com ciclos distintos. Foi utilizada análise harmônica de Fourier para obter as amplitudes das séries temporais de EVI nas diferentes dimensões de freqüência. Em seguida, aplicou-se classificação não supervisionada nas imagens de amplitude. A metodologia identificou áreas permanentemente inundadas de locais onde a variação anual do EVI é maior, separando áreas de cerrado com vegetação mais densa (cerrado florestado e florestas) de áreas com vegetação menos densa. No entanto, não foi capaz de discriminar o cerrado arbóreo do dominado por vegetação gramíneo-lenhosa. Áreas com agricultura anual, que apresentam grande variação do índice de vegetação ao longo do ano, foram facilmente detectadasDANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; ADRIANO ROLIM DA PAZ, CNPM.VICTORIA, D. de C.ANDRADE, R. G.PAZ, A. R. da2011-06-06T17:59:07Z2011-06-06T17:59:07Z2010-03-0920092019-05-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 721-729.Geografia, Rio Claro, v. 34, número especial, dez. 2009.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:29:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/660493Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:29:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:29:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Série temporal de imagens EVI/MODIS para discriminação de formações vegetais do Pantanal.
title Série temporal de imagens EVI/MODIS para discriminação de formações vegetais do Pantanal.
spellingShingle Série temporal de imagens EVI/MODIS para discriminação de formações vegetais do Pantanal.
VICTORIA, D. de C.
Índice de vegetação
Série temporal
MODIS
Fourier
Pantanal
title_short Série temporal de imagens EVI/MODIS para discriminação de formações vegetais do Pantanal.
title_full Série temporal de imagens EVI/MODIS para discriminação de formações vegetais do Pantanal.
title_fullStr Série temporal de imagens EVI/MODIS para discriminação de formações vegetais do Pantanal.
title_full_unstemmed Série temporal de imagens EVI/MODIS para discriminação de formações vegetais do Pantanal.
title_sort Série temporal de imagens EVI/MODIS para discriminação de formações vegetais do Pantanal.
author VICTORIA, D. de C.
author_facet VICTORIA, D. de C.
ANDRADE, R. G.
PAZ, A. R. da
author_role author
author2 ANDRADE, R. G.
PAZ, A. R. da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; ADRIANO ROLIM DA PAZ, CNPM.
dc.contributor.author.fl_str_mv VICTORIA, D. de C.
ANDRADE, R. G.
PAZ, A. R. da
dc.subject.por.fl_str_mv Índice de vegetação
Série temporal
MODIS
Fourier
Pantanal
topic Índice de vegetação
Série temporal
MODIS
Fourier
Pantanal
description Séries temporais de imagens EVI do sensor MODIS foram utilizadas para discriminar diferentes vegetações dentro do bioma Pantanal. A classificação se baseia na variação temporal do índice de vegetação, que acompanha os estágios fisiológicos da vegetação, discriminando formações com ciclos distintos. Foi utilizada análise harmônica de Fourier para obter as amplitudes das séries temporais de EVI nas diferentes dimensões de freqüência. Em seguida, aplicou-se classificação não supervisionada nas imagens de amplitude. A metodologia identificou áreas permanentemente inundadas de locais onde a variação anual do EVI é maior, separando áreas de cerrado com vegetação mais densa (cerrado florestado e florestas) de áreas com vegetação menos densa. No entanto, não foi capaz de discriminar o cerrado arbóreo do dominado por vegetação gramíneo-lenhosa. Áreas com agricultura anual, que apresentam grande variação do índice de vegetação ao longo do ano, foram facilmente detectadas
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-03-09
2011-06-06T17:59:07Z
2011-06-06T17:59:07Z
2019-05-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Geografia, Rio Claro, v. 34, número especial, dez. 2009.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660493
identifier_str_mv Geografia, Rio Claro, v. 34, número especial, dez. 2009.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 721-729.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503342594981888