Desenvolvimento de um modelo de distribuição diamétrica de passo invariante para prognose e projeção da estrutura de povoamentos de eucalipto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARAES, D. P.
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485260
Resumo: O trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia para descrever a dinamica da estrutura de povoamentos florestais. No estudo, foram empregados dados de povoamentos de eucaliptos, localizados no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O processo de modelagem baseou-se na analise de medidas de posicao nas distribuicoes diametricas conforme preconizado por BAILEY et alii (1980). Foram selecionados os percentuais correspondentes a 50% e a 75% das distribuicoes, cujas estimativas foram efetuadas, por meio de ajuste da funcao Weibull, em dados oriundos de parcelas permanentes, instaladas em plantios comerciais da empresa celulose Nipo-Brasileira S/A (CENIBRA). Foram estimados os diametros e as alturas, correspondentes a cada percentual adotado, variaveis estas que foram utilizadas para recuperar as estruturas horizontais e verticais, ao longo do tempo. O modelo formulado e do tipo passo invariante, cuja configuracao permite a obtencao de resultados compativeis, alem da utilizacao de dados de qualquer inventario, em qualquer tempo, como base para o estabelecimento de projecoes do crescimento de um povoamento. Como variaveis explicativas das tendencias do crescimento foram utilizadas a area basal, a altura dominante, o indice de sitio, o numero de arvores remanescentes, a declividade do terreno e as proprias magnitudes das variaveis diametro e altura, correspondentes aos percentuais selecionados. Estas ultimas foram as que melhor explicaram as tendencias do crescimento dos povoamentos analisados. Os modelos, propostos para a modelagem da dinamica das estruturas dos povoamentos, foram: (...)
id EMBR_1b2d58a7eef3a5d162708c2501457ccc
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/485260
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento de um modelo de distribuição diamétrica de passo invariante para prognose e projeção da estrutura de povoamentos de eucalipto.EstatísticaEucaliptoEucalyptusstatisticsO trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia para descrever a dinamica da estrutura de povoamentos florestais. No estudo, foram empregados dados de povoamentos de eucaliptos, localizados no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O processo de modelagem baseou-se na analise de medidas de posicao nas distribuicoes diametricas conforme preconizado por BAILEY et alii (1980). Foram selecionados os percentuais correspondentes a 50% e a 75% das distribuicoes, cujas estimativas foram efetuadas, por meio de ajuste da funcao Weibull, em dados oriundos de parcelas permanentes, instaladas em plantios comerciais da empresa celulose Nipo-Brasileira S/A (CENIBRA). Foram estimados os diametros e as alturas, correspondentes a cada percentual adotado, variaveis estas que foram utilizadas para recuperar as estruturas horizontais e verticais, ao longo do tempo. O modelo formulado e do tipo passo invariante, cuja configuracao permite a obtencao de resultados compativeis, alem da utilizacao de dados de qualquer inventario, em qualquer tempo, como base para o estabelecimento de projecoes do crescimento de um povoamento. Como variaveis explicativas das tendencias do crescimento foram utilizadas a area basal, a altura dominante, o indice de sitio, o numero de arvores remanescentes, a declividade do terreno e as proprias magnitudes das variaveis diametro e altura, correspondentes aos percentuais selecionados. Estas ultimas foram as que melhor explicaram as tendencias do crescimento dos povoamentos analisados. Os modelos, propostos para a modelagem da dinamica das estruturas dos povoamentos, foram: (...)Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.DANIEL PEREIRA GUIMARAES, CNPMS.GUIMARAES, D. P.2022-11-16T14:01:34Z2022-11-16T14:01:34Z2002-04-251994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis160 p.1994.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-11-16T14:01:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/485260Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-11-16T14:01:34falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-11-16T14:01:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um modelo de distribuição diamétrica de passo invariante para prognose e projeção da estrutura de povoamentos de eucalipto.
title Desenvolvimento de um modelo de distribuição diamétrica de passo invariante para prognose e projeção da estrutura de povoamentos de eucalipto.
spellingShingle Desenvolvimento de um modelo de distribuição diamétrica de passo invariante para prognose e projeção da estrutura de povoamentos de eucalipto.
GUIMARAES, D. P.
Estatística
Eucalipto
Eucalyptus
statistics
title_short Desenvolvimento de um modelo de distribuição diamétrica de passo invariante para prognose e projeção da estrutura de povoamentos de eucalipto.
title_full Desenvolvimento de um modelo de distribuição diamétrica de passo invariante para prognose e projeção da estrutura de povoamentos de eucalipto.
title_fullStr Desenvolvimento de um modelo de distribuição diamétrica de passo invariante para prognose e projeção da estrutura de povoamentos de eucalipto.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um modelo de distribuição diamétrica de passo invariante para prognose e projeção da estrutura de povoamentos de eucalipto.
title_sort Desenvolvimento de um modelo de distribuição diamétrica de passo invariante para prognose e projeção da estrutura de povoamentos de eucalipto.
author GUIMARAES, D. P.
author_facet GUIMARAES, D. P.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANIEL PEREIRA GUIMARAES, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv GUIMARAES, D. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Eucalipto
Eucalyptus
statistics
topic Estatística
Eucalipto
Eucalyptus
statistics
description O trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia para descrever a dinamica da estrutura de povoamentos florestais. No estudo, foram empregados dados de povoamentos de eucaliptos, localizados no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O processo de modelagem baseou-se na analise de medidas de posicao nas distribuicoes diametricas conforme preconizado por BAILEY et alii (1980). Foram selecionados os percentuais correspondentes a 50% e a 75% das distribuicoes, cujas estimativas foram efetuadas, por meio de ajuste da funcao Weibull, em dados oriundos de parcelas permanentes, instaladas em plantios comerciais da empresa celulose Nipo-Brasileira S/A (CENIBRA). Foram estimados os diametros e as alturas, correspondentes a cada percentual adotado, variaveis estas que foram utilizadas para recuperar as estruturas horizontais e verticais, ao longo do tempo. O modelo formulado e do tipo passo invariante, cuja configuracao permite a obtencao de resultados compativeis, alem da utilizacao de dados de qualquer inventario, em qualquer tempo, como base para o estabelecimento de projecoes do crescimento de um povoamento. Como variaveis explicativas das tendencias do crescimento foram utilizadas a area basal, a altura dominante, o indice de sitio, o numero de arvores remanescentes, a declividade do terreno e as proprias magnitudes das variaveis diametro e altura, correspondentes aos percentuais selecionados. Estas ultimas foram as que melhor explicaram as tendencias do crescimento dos povoamentos analisados. Os modelos, propostos para a modelagem da dinamica das estruturas dos povoamentos, foram: (...)
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
2002-04-25
2022-11-16T14:01:34Z
2022-11-16T14:01:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1994.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485260
identifier_str_mv 1994.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503534370095104