Avaliação inicial de espaçamentos para o plantio de espécies arbóreas nativas para o fomento de sistemas silvipastoris no Mato Grosso do Sul.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NICODEMO, M. L. F.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: LAURA, V. A., MELOTTO, A. M., BOCCHESE, R. A., SCHUNKE, R. M., BARBOSA, R. A.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48064
Resumo: Sistemas silvipastoris possibilitam a conciliação da produção agropecuária com a proteção ambiental, criando condições favoráveis para geração de emprego e renda. Mato Grosso do Sul apresenta cerca de 1/3 de solos marginais (Neossolos quartzarênicos), para os quais é recomendada a utilização desses sistemas de produção. O Estado tem 70% de pastagens e 1/3 dos produtores rurais tem renda bruta negativa. A diversificação da base produtiva é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região. Neste trabalho teve-se por objetivo estabelecer a densidade inicial adequada do plantio conjuntode árvores nativas (cumbaru, Dypterix alata, jatobá do cerrado, Hymenea stigonocarpa e gonçalo alves, Astronium fraxinifolium) em consórcio com Brachiaria brizantha cv. Marandu, para subsidiar desenhos de sistemas silvipastoris nas condições regionais, bem como construir linha-de-base para desdobramentos de projetos futuros. As árvores foram plantadas em uma roda de competição, em arranjo com densidades de árvores de 46 a 803 plantas/ha. Foram avaliados: adaptação e crescimento inicial das árvores, produção e qualidade da forragem, e dinâmica de nutrientes do solo. Nos dezoito meses iniciais não foram observados efeitos da densidade em nenhuma das variáveis avaliadas.
id EMBR_1ba17a9b61a0d95aa4060dd5e9dc7c32
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/48064
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação inicial de espaçamentos para o plantio de espécies arbóreas nativas para o fomento de sistemas silvipastoris no Mato Grosso do Sul.BraquiáriaEspécies florestais nativasILPFCerradoPecuáriaSistemas silvipastoris possibilitam a conciliação da produção agropecuária com a proteção ambiental, criando condições favoráveis para geração de emprego e renda. Mato Grosso do Sul apresenta cerca de 1/3 de solos marginais (Neossolos quartzarênicos), para os quais é recomendada a utilização desses sistemas de produção. O Estado tem 70% de pastagens e 1/3 dos produtores rurais tem renda bruta negativa. A diversificação da base produtiva é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região. Neste trabalho teve-se por objetivo estabelecer a densidade inicial adequada do plantio conjuntode árvores nativas (cumbaru, Dypterix alata, jatobá do cerrado, Hymenea stigonocarpa e gonçalo alves, Astronium fraxinifolium) em consórcio com Brachiaria brizantha cv. Marandu, para subsidiar desenhos de sistemas silvipastoris nas condições regionais, bem como construir linha-de-base para desdobramentos de projetos futuros. As árvores foram plantadas em uma roda de competição, em arranjo com densidades de árvores de 46 a 803 plantas/ha. Foram avaliados: adaptação e crescimento inicial das árvores, produção e qualidade da forragem, e dinâmica de nutrientes do solo. Nos dezoito meses iniciais não foram observados efeitos da densidade em nenhuma das variáveis avaliadas.MARIA LUIZA FRANCESCHI NICODEMO, CPPSE; VALDEMIR ANTONIO LAURA, CNPGC; Alex M. Melotto - FUNDECT/MS/CNPQ; Ricardo A. Bocchese - FUNDECT/MS/CNPQ; ROZA M. SCHUNKE, CNPGC/CAMPO GRANDE, MS.; RODRIGO AMORIM BARBOSA, CNPGC.NICODEMO, M. L. F.LAURA, V. A.MELOTTO, A. M.BOCCHESE, R. A.SCHUNKE, R. M.BARBOSA, R. A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-08-2320072011-07-06T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., Jaboticabal, SP. Anais... Jaboticabal: SBZ: UNESP, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:34:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/48064Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:34:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação inicial de espaçamentos para o plantio de espécies arbóreas nativas para o fomento de sistemas silvipastoris no Mato Grosso do Sul.
title Avaliação inicial de espaçamentos para o plantio de espécies arbóreas nativas para o fomento de sistemas silvipastoris no Mato Grosso do Sul.
spellingShingle Avaliação inicial de espaçamentos para o plantio de espécies arbóreas nativas para o fomento de sistemas silvipastoris no Mato Grosso do Sul.
NICODEMO, M. L. F.
Braquiária
Espécies florestais nativas
ILPF
Cerrado
Pecuária
title_short Avaliação inicial de espaçamentos para o plantio de espécies arbóreas nativas para o fomento de sistemas silvipastoris no Mato Grosso do Sul.
title_full Avaliação inicial de espaçamentos para o plantio de espécies arbóreas nativas para o fomento de sistemas silvipastoris no Mato Grosso do Sul.
title_fullStr Avaliação inicial de espaçamentos para o plantio de espécies arbóreas nativas para o fomento de sistemas silvipastoris no Mato Grosso do Sul.
title_full_unstemmed Avaliação inicial de espaçamentos para o plantio de espécies arbóreas nativas para o fomento de sistemas silvipastoris no Mato Grosso do Sul.
title_sort Avaliação inicial de espaçamentos para o plantio de espécies arbóreas nativas para o fomento de sistemas silvipastoris no Mato Grosso do Sul.
author NICODEMO, M. L. F.
author_facet NICODEMO, M. L. F.
LAURA, V. A.
MELOTTO, A. M.
BOCCHESE, R. A.
SCHUNKE, R. M.
BARBOSA, R. A.
author_role author
author2 LAURA, V. A.
MELOTTO, A. M.
BOCCHESE, R. A.
SCHUNKE, R. M.
BARBOSA, R. A.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA LUIZA FRANCESCHI NICODEMO, CPPSE; VALDEMIR ANTONIO LAURA, CNPGC; Alex M. Melotto - FUNDECT/MS/CNPQ; Ricardo A. Bocchese - FUNDECT/MS/CNPQ; ROZA M. SCHUNKE, CNPGC/CAMPO GRANDE, MS.; RODRIGO AMORIM BARBOSA, CNPGC.
dc.contributor.author.fl_str_mv NICODEMO, M. L. F.
LAURA, V. A.
MELOTTO, A. M.
BOCCHESE, R. A.
SCHUNKE, R. M.
BARBOSA, R. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Braquiária
Espécies florestais nativas
ILPF
Cerrado
Pecuária
topic Braquiária
Espécies florestais nativas
ILPF
Cerrado
Pecuária
description Sistemas silvipastoris possibilitam a conciliação da produção agropecuária com a proteção ambiental, criando condições favoráveis para geração de emprego e renda. Mato Grosso do Sul apresenta cerca de 1/3 de solos marginais (Neossolos quartzarênicos), para os quais é recomendada a utilização desses sistemas de produção. O Estado tem 70% de pastagens e 1/3 dos produtores rurais tem renda bruta negativa. A diversificação da base produtiva é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região. Neste trabalho teve-se por objetivo estabelecer a densidade inicial adequada do plantio conjuntode árvores nativas (cumbaru, Dypterix alata, jatobá do cerrado, Hymenea stigonocarpa e gonçalo alves, Astronium fraxinifolium) em consórcio com Brachiaria brizantha cv. Marandu, para subsidiar desenhos de sistemas silvipastoris nas condições regionais, bem como construir linha-de-base para desdobramentos de projetos futuros. As árvores foram plantadas em uma roda de competição, em arranjo com densidades de árvores de 46 a 803 plantas/ha. Foram avaliados: adaptação e crescimento inicial das árvores, produção e qualidade da forragem, e dinâmica de nutrientes do solo. Nos dezoito meses iniciais não foram observados efeitos da densidade em nenhuma das variáveis avaliadas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-23
2007
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-07-06T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., Jaboticabal, SP. Anais... Jaboticabal: SBZ: UNESP, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48064
identifier_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., Jaboticabal, SP. Anais... Jaboticabal: SBZ: UNESP, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695173262442496