Sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação de áreas degradadas como geração de renda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, S. R. de L.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: ANDRADE, A. G. de, COUTINHO, H. L. da C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/337721
Resumo: A recuperação de áreas degradadas no Brasil é uma atividade relativamente recente, em que as técnicas empregadas evoluem rapidamente. Esta evolução pode ser constatada ao se analisar, em um passado próximo, que as atividades se restringiam a simples plantio de árvores (revegetação) e atualmente incluem arrojados programas de recuperação ambiental, que levam em consideração a grande biodiversidade dos ecossistemas antes residentes nas áreas. Diferentes enfoques vêm sendo considerados para o estabelecimento de modelos de recuperação de áreas degradadas. O uso de sistemas agroflorestais, como opção para recuperação dessas áreas, gerando renda desde o início de sua implantação, tende a ser uma alternativa interessante que visa à recomposição desses ambientes.
id EMBR_1ba76973382cda18cc32870bc66c2f14
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/337721
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação de áreas degradadas como geração de renda.ReabilitaçãoAgrossilviculturaAnálise EconômicaA recuperação de áreas degradadas no Brasil é uma atividade relativamente recente, em que as técnicas empregadas evoluem rapidamente. Esta evolução pode ser constatada ao se analisar, em um passado próximo, que as atividades se restringiam a simples plantio de árvores (revegetação) e atualmente incluem arrojados programas de recuperação ambiental, que levam em consideração a grande biodiversidade dos ecossistemas antes residentes nas áreas. Diferentes enfoques vêm sendo considerados para o estabelecimento de modelos de recuperação de áreas degradadas. O uso de sistemas agroflorestais, como opção para recuperação dessas áreas, gerando renda desde o início de sua implantação, tende a ser uma alternativa interessante que visa à recomposição desses ambientes.SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS; ALUISIO GRANATO DE ANDRADE, CNPS; HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS.TAVARES, S. R. de L.ANDRADE, A. G. deCOUTINHO, H. L. da C.2020-09-04T04:37:59Z2020-09-04T04:37:59Z2004-03-022003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInforme Agropecuário, v. 24, n. 220, p. 73-80, 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/337721porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-09-04T04:38:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/337721Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-09-04T04:38:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-09-04T04:38:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação de áreas degradadas como geração de renda.
title Sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação de áreas degradadas como geração de renda.
spellingShingle Sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação de áreas degradadas como geração de renda.
TAVARES, S. R. de L.
Reabilitação
Agrossilvicultura
Análise Econômica
title_short Sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação de áreas degradadas como geração de renda.
title_full Sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação de áreas degradadas como geração de renda.
title_fullStr Sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação de áreas degradadas como geração de renda.
title_full_unstemmed Sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação de áreas degradadas como geração de renda.
title_sort Sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação de áreas degradadas como geração de renda.
author TAVARES, S. R. de L.
author_facet TAVARES, S. R. de L.
ANDRADE, A. G. de
COUTINHO, H. L. da C.
author_role author
author2 ANDRADE, A. G. de
COUTINHO, H. L. da C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS; ALUISIO GRANATO DE ANDRADE, CNPS; HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVARES, S. R. de L.
ANDRADE, A. G. de
COUTINHO, H. L. da C.
dc.subject.por.fl_str_mv Reabilitação
Agrossilvicultura
Análise Econômica
topic Reabilitação
Agrossilvicultura
Análise Econômica
description A recuperação de áreas degradadas no Brasil é uma atividade relativamente recente, em que as técnicas empregadas evoluem rapidamente. Esta evolução pode ser constatada ao se analisar, em um passado próximo, que as atividades se restringiam a simples plantio de árvores (revegetação) e atualmente incluem arrojados programas de recuperação ambiental, que levam em consideração a grande biodiversidade dos ecossistemas antes residentes nas áreas. Diferentes enfoques vêm sendo considerados para o estabelecimento de modelos de recuperação de áreas degradadas. O uso de sistemas agroflorestais, como opção para recuperação dessas áreas, gerando renda desde o início de sua implantação, tende a ser uma alternativa interessante que visa à recomposição desses ambientes.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2004-03-02
2020-09-04T04:37:59Z
2020-09-04T04:37:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Informe Agropecuário, v. 24, n. 220, p. 73-80, 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/337721
identifier_str_mv Informe Agropecuário, v. 24, n. 220, p. 73-80, 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/337721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503495281278976