Variação genética e seleção para características de crescimento em teste de progênies de Mimosa scabrella var. aspericarpa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STURION, J. A.
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: RESENDE, M. D. V. de, CARPANEZZI, A. A., ZANON, A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282147
Resumo: Estimativas de parâmetros genéticos foram obtidas para progênies de meiosirmãos de Mimosa scabrella var. aspericarpa, oriundas de talhões comerciais de duas localidades do Estado do Paraná: Bocaiúva do Sul e Campo Largo. O material genético foi instalado em Colombo-PR, no delineamento de blocos casualizados com quatro repetições e dez plantas por parcela. O experimento foi avaliado aos três anos de idade. As estimativas de herdabilidade mostraram um razoável controle genético para as características de crescimento, indicando boas possibilidades de seleção nesse material. Os progressos genéticos foram estimados por meio de três métodos de seleção, ao nível de bloco: a) seleção individual; b) seleção combinada e c) índice multi-efeitos. Os ganhos genéticos previstos para o volume cilíndrico das árvores, obtidos por seleção através do DAP, foram superiores a 52% para a população de Bocaiúva do Sul e superiores a 35% para a população de Campo Largo, independente do método utilizado. O ganho genético adicional previsto por meio do método do índice multi-efeitos foi de pequena magnitude, em termos percentuais, em relação aqueles obtidos por seleção individual e seleção combinada. Contudo, o método do índice multi-efeitos deve ser utilizado por propiciar maior acurácia e não implicar em custos adicionais ao processo seletivo. Além disso, pequenos ganhos podem ser significativos considerando-se que, normalmente, os reflorestamentos abrangem grandes áreas.
id EMBR_1c917b6e551aa4d524b61626a34b2024
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282147
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Variação genética e seleção para características de crescimento em teste de progênies de Mimosa scabrella var. aspericarpa.Mimosa scabrella varAspericarpaBracatinga-ArgentinaHerdabilidadeAcuraciaIndice multi-efeitosMétodoSeleçãoVariação GenéticaEstimativas de parâmetros genéticos foram obtidas para progênies de meiosirmãos de Mimosa scabrella var. aspericarpa, oriundas de talhões comerciais de duas localidades do Estado do Paraná: Bocaiúva do Sul e Campo Largo. O material genético foi instalado em Colombo-PR, no delineamento de blocos casualizados com quatro repetições e dez plantas por parcela. O experimento foi avaliado aos três anos de idade. As estimativas de herdabilidade mostraram um razoável controle genético para as características de crescimento, indicando boas possibilidades de seleção nesse material. Os progressos genéticos foram estimados por meio de três métodos de seleção, ao nível de bloco: a) seleção individual; b) seleção combinada e c) índice multi-efeitos. Os ganhos genéticos previstos para o volume cilíndrico das árvores, obtidos por seleção através do DAP, foram superiores a 52% para a população de Bocaiúva do Sul e superiores a 35% para a população de Campo Largo, independente do método utilizado. O ganho genético adicional previsto por meio do método do índice multi-efeitos foi de pequena magnitude, em termos percentuais, em relação aqueles obtidos por seleção individual e seleção combinada. Contudo, o método do índice multi-efeitos deve ser utilizado por propiciar maior acurácia e não implicar em custos adicionais ao processo seletivo. Além disso, pequenos ganhos podem ser significativos considerando-se que, normalmente, os reflorestamentos abrangem grandes áreas.Pesquisadores da EMBRAPA-CNPF.STURION, J. A.RESENDE, M. D. V. deCARPANEZZI, A. A.ZANON, A.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1996-03-2619942015-02-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 28/29, p. 73-83, jan./dez. 1994.0101-1057http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:59:02Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282147Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:59:02falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:59:02Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Variação genética e seleção para características de crescimento em teste de progênies de Mimosa scabrella var. aspericarpa.
title Variação genética e seleção para características de crescimento em teste de progênies de Mimosa scabrella var. aspericarpa.
spellingShingle Variação genética e seleção para características de crescimento em teste de progênies de Mimosa scabrella var. aspericarpa.
STURION, J. A.
Mimosa scabrella var
Aspericarpa
Bracatinga-Argentina
Herdabilidade
Acuracia
Indice multi-efeitos
Método
Seleção
Variação Genética
title_short Variação genética e seleção para características de crescimento em teste de progênies de Mimosa scabrella var. aspericarpa.
title_full Variação genética e seleção para características de crescimento em teste de progênies de Mimosa scabrella var. aspericarpa.
title_fullStr Variação genética e seleção para características de crescimento em teste de progênies de Mimosa scabrella var. aspericarpa.
title_full_unstemmed Variação genética e seleção para características de crescimento em teste de progênies de Mimosa scabrella var. aspericarpa.
title_sort Variação genética e seleção para características de crescimento em teste de progênies de Mimosa scabrella var. aspericarpa.
author STURION, J. A.
author_facet STURION, J. A.
RESENDE, M. D. V. de
CARPANEZZI, A. A.
ZANON, A.
author_role author
author2 RESENDE, M. D. V. de
CARPANEZZI, A. A.
ZANON, A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pesquisadores da EMBRAPA-CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv STURION, J. A.
RESENDE, M. D. V. de
CARPANEZZI, A. A.
ZANON, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Mimosa scabrella var
Aspericarpa
Bracatinga-Argentina
Herdabilidade
Acuracia
Indice multi-efeitos
Método
Seleção
Variação Genética
topic Mimosa scabrella var
Aspericarpa
Bracatinga-Argentina
Herdabilidade
Acuracia
Indice multi-efeitos
Método
Seleção
Variação Genética
description Estimativas de parâmetros genéticos foram obtidas para progênies de meiosirmãos de Mimosa scabrella var. aspericarpa, oriundas de talhões comerciais de duas localidades do Estado do Paraná: Bocaiúva do Sul e Campo Largo. O material genético foi instalado em Colombo-PR, no delineamento de blocos casualizados com quatro repetições e dez plantas por parcela. O experimento foi avaliado aos três anos de idade. As estimativas de herdabilidade mostraram um razoável controle genético para as características de crescimento, indicando boas possibilidades de seleção nesse material. Os progressos genéticos foram estimados por meio de três métodos de seleção, ao nível de bloco: a) seleção individual; b) seleção combinada e c) índice multi-efeitos. Os ganhos genéticos previstos para o volume cilíndrico das árvores, obtidos por seleção através do DAP, foram superiores a 52% para a população de Bocaiúva do Sul e superiores a 35% para a população de Campo Largo, independente do método utilizado. O ganho genético adicional previsto por meio do método do índice multi-efeitos foi de pequena magnitude, em termos percentuais, em relação aqueles obtidos por seleção individual e seleção combinada. Contudo, o método do índice multi-efeitos deve ser utilizado por propiciar maior acurácia e não implicar em custos adicionais ao processo seletivo. Além disso, pequenos ganhos podem ser significativos considerando-se que, normalmente, os reflorestamentos abrangem grandes áreas.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1996-03-26
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-11T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 28/29, p. 73-83, jan./dez. 1994.
0101-1057
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282147
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 28/29, p. 73-83, jan./dez. 1994.
0101-1057
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503323107196928