Ganhar Tempo é Possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, E. R. de A.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ROCHA, D. de P.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878591
Resumo: A política agrícola contém instrumentos de alcance geral, como a política de preços, controle de qualidade, crédito rural – na qual há grupos mais favorecidos –,exportação, geração de tecnologia, e preservação do meio ambiente. Este tipo de política tem a vantagem de minimizar as distorções das ações do governo. Contudo, há instrumentos de caráter específico, cujo objetivo principal é segurar a população no meio rural; por isso, têm como foco a agricultura familiar, os assentados da reforma agrária e o atendimento das reivindicações de terra dos sem-terra. A razão de ser das políticas específicas é frear a ação do mercado, pela qual os campos seriam esvaziados muito mais rapidamente. Assim se faz tanto no mundo desenvolvido como no em esenvolvimento, com a visão de se ganhar tempo para o ajuste do mercado urbano de trabalho. Como resultado destas políticas, mantém-se muito mais gente no meio rural que este normalmente comporta, na expectativa de que se minimizem os problemas urbanos.
id EMBR_20649e0b5b27c5596d20246789a46a94
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/878591
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ganhar Tempo é Possível?PRONAFPolítica agrícolaAgricultura familiarMigração rural urbanaLeiteA política agrícola contém instrumentos de alcance geral, como a política de preços, controle de qualidade, crédito rural – na qual há grupos mais favorecidos –,exportação, geração de tecnologia, e preservação do meio ambiente. Este tipo de política tem a vantagem de minimizar as distorções das ações do governo. Contudo, há instrumentos de caráter específico, cujo objetivo principal é segurar a população no meio rural; por isso, têm como foco a agricultura familiar, os assentados da reforma agrária e o atendimento das reivindicações de terra dos sem-terra. A razão de ser das políticas específicas é frear a ação do mercado, pela qual os campos seriam esvaziados muito mais rapidamente. Assim se faz tanto no mundo desenvolvido como no em esenvolvimento, com a visão de se ganhar tempo para o ajuste do mercado urbano de trabalho. Como resultado destas políticas, mantém-se muito mais gente no meio rural que este normalmente comporta, na expectativa de que se minimizem os problemas urbanos.ELISEU ROBERTO DE ANDRADE ALVES, DE-PR.ALVES, E. R. de A.ROCHA, D. de P.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-02-2320102017-05-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: GASQUES, J. G.; VIEIRA FILHO, J. E. R.; NAVARRO, Z. (Org.). A agricultura brasileira: desempenho, desafios e perspectivas. Brasília, DF: IPEA, 2010. cap. 11, p. 275-290.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:42:03Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/878591Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:42:03falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:42:03Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ganhar Tempo é Possível?
title Ganhar Tempo é Possível?
spellingShingle Ganhar Tempo é Possível?
ALVES, E. R. de A.
PRONAF
Política agrícola
Agricultura familiar
Migração rural urbana
Leite
title_short Ganhar Tempo é Possível?
title_full Ganhar Tempo é Possível?
title_fullStr Ganhar Tempo é Possível?
title_full_unstemmed Ganhar Tempo é Possível?
title_sort Ganhar Tempo é Possível?
author ALVES, E. R. de A.
author_facet ALVES, E. R. de A.
ROCHA, D. de P.
author_role author
author2 ROCHA, D. de P.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELISEU ROBERTO DE ANDRADE ALVES, DE-PR.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, E. R. de A.
ROCHA, D. de P.
dc.subject.por.fl_str_mv PRONAF
Política agrícola
Agricultura familiar
Migração rural urbana
Leite
topic PRONAF
Política agrícola
Agricultura familiar
Migração rural urbana
Leite
description A política agrícola contém instrumentos de alcance geral, como a política de preços, controle de qualidade, crédito rural – na qual há grupos mais favorecidos –,exportação, geração de tecnologia, e preservação do meio ambiente. Este tipo de política tem a vantagem de minimizar as distorções das ações do governo. Contudo, há instrumentos de caráter específico, cujo objetivo principal é segurar a população no meio rural; por isso, têm como foco a agricultura familiar, os assentados da reforma agrária e o atendimento das reivindicações de terra dos sem-terra. A razão de ser das políticas específicas é frear a ação do mercado, pela qual os campos seriam esvaziados muito mais rapidamente. Assim se faz tanto no mundo desenvolvido como no em esenvolvimento, com a visão de se ganhar tempo para o ajuste do mercado urbano de trabalho. Como resultado destas políticas, mantém-se muito mais gente no meio rural que este normalmente comporta, na expectativa de que se minimizem os problemas urbanos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-02-23
2017-05-23T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: GASQUES, J. G.; VIEIRA FILHO, J. E. R.; NAVARRO, Z. (Org.). A agricultura brasileira: desempenho, desafios e perspectivas. Brasília, DF: IPEA, 2010. cap. 11, p. 275-290.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878591
identifier_str_mv In: GASQUES, J. G.; VIEIRA FILHO, J. E. R.; NAVARRO, Z. (Org.). A agricultura brasileira: desempenho, desafios e perspectivas. Brasília, DF: IPEA, 2010. cap. 11, p. 275-290.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503377905778688