Vulnerabilidade ambiental e conflito no uso da terra no município de Mirassol D'Oeste, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KREITLOW, J. P.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SILVA, J. dos S. V. da, NEVES, S. M. A. da S., NEVES, R. J., NEVES, L. F. de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074242
Resumo: O escopo desta pesquisa foi avaliar a vulnerabilidade ambiental e os confl itos decorrentes da utilização da terra da municipalidade de Mirassol D?Oeste, na perspectiva da geração de subsídios para o planejamento municipal. O estudo foi desenvolvido através da utilização de metodologias que avaliam o potencial à erosão hídrica laminar, a capacidade de uso da terra e o confl ito de uso da terra para a obtenção da vulnerabilidade ambiental. Foram individualizados 12 morfocompartimentos, sendo que destes os de número 5, 8 e 10 são os que apresentam maior susceptibilidade à erosão devido a declividades superiores a 45% e a presença de Neossolos Quartzarênicos. Em geral o município apresenta médio potencial à erosão laminar, sendo que esta classe ocupa aproximadamente 70% da extensão territorial municipal. Na área de estudo a capacidade de uso com maior representatividade foi a IV, esta classe é composta por terras que são cultiváveis ocasionalmente, onde são encontrados problemas complexos de conservação. A classe de confl ito baixo é a de maior ocorrência (84,95%) na área pesquisada. De posse deste estudo os planejadores locais podem decidir sobre as melhores formas de utilização das áreas rurais do município.
id EMBR_2071c0ca6d1cd6535a0efc3ed03e775e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1074242
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Vulnerabilidade ambiental e conflito no uso da terra no município de Mirassol D'Oeste, Brasil.Planejamento ambientalPlanejamento territorialConservação ambientalRegião sudoeste de planejamentoGeotecnologiasEnvironmental planningConservationSouthwest planning regionGeotechnologiesO escopo desta pesquisa foi avaliar a vulnerabilidade ambiental e os confl itos decorrentes da utilização da terra da municipalidade de Mirassol D?Oeste, na perspectiva da geração de subsídios para o planejamento municipal. O estudo foi desenvolvido através da utilização de metodologias que avaliam o potencial à erosão hídrica laminar, a capacidade de uso da terra e o confl ito de uso da terra para a obtenção da vulnerabilidade ambiental. Foram individualizados 12 morfocompartimentos, sendo que destes os de número 5, 8 e 10 são os que apresentam maior susceptibilidade à erosão devido a declividades superiores a 45% e a presença de Neossolos Quartzarênicos. Em geral o município apresenta médio potencial à erosão laminar, sendo que esta classe ocupa aproximadamente 70% da extensão territorial municipal. Na área de estudo a capacidade de uso com maior representatividade foi a IV, esta classe é composta por terras que são cultiváveis ocasionalmente, onde são encontrados problemas complexos de conservação. A classe de confl ito baixo é a de maior ocorrência (84,95%) na área pesquisada. De posse deste estudo os planejadores locais podem decidir sobre as melhores formas de utilização das áreas rurais do município.JESÃ PEREIRA KREITLOW, Unemat; JOÃO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; SANDRA MARA ALVES DA SILVA NEVES, Unemat; RONALDO JOSÉ NEVES, Unemat; LAÍS FERNANDES DE SOUZA NEVES, Unemat.KREITLOW, J. P.SILVA, J. dos S. V. daNEVES, S. M. A. da S.NEVES, R. J.NEVES, L. F. de S.2017-08-23T15:27:57Z2017-08-23T15:27:57Z2017-08-2220162017-08-23T15:27:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, v. 68, n. 10, p. 1917-1936, nov./dez. 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-24T04:02:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1074242Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-24T04:02:35falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-24T04:02:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade ambiental e conflito no uso da terra no município de Mirassol D'Oeste, Brasil.
title Vulnerabilidade ambiental e conflito no uso da terra no município de Mirassol D'Oeste, Brasil.
spellingShingle Vulnerabilidade ambiental e conflito no uso da terra no município de Mirassol D'Oeste, Brasil.
KREITLOW, J. P.
Planejamento ambiental
Planejamento territorial
Conservação ambiental
Região sudoeste de planejamento
Geotecnologias
Environmental planning
Conservation
Southwest planning region
Geotechnologies
title_short Vulnerabilidade ambiental e conflito no uso da terra no município de Mirassol D'Oeste, Brasil.
title_full Vulnerabilidade ambiental e conflito no uso da terra no município de Mirassol D'Oeste, Brasil.
title_fullStr Vulnerabilidade ambiental e conflito no uso da terra no município de Mirassol D'Oeste, Brasil.
title_full_unstemmed Vulnerabilidade ambiental e conflito no uso da terra no município de Mirassol D'Oeste, Brasil.
title_sort Vulnerabilidade ambiental e conflito no uso da terra no município de Mirassol D'Oeste, Brasil.
author KREITLOW, J. P.
author_facet KREITLOW, J. P.
SILVA, J. dos S. V. da
NEVES, S. M. A. da S.
NEVES, R. J.
NEVES, L. F. de S.
author_role author
author2 SILVA, J. dos S. V. da
NEVES, S. M. A. da S.
NEVES, R. J.
NEVES, L. F. de S.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JESÃ PEREIRA KREITLOW, Unemat; JOÃO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; SANDRA MARA ALVES DA SILVA NEVES, Unemat; RONALDO JOSÉ NEVES, Unemat; LAÍS FERNANDES DE SOUZA NEVES, Unemat.
dc.contributor.author.fl_str_mv KREITLOW, J. P.
SILVA, J. dos S. V. da
NEVES, S. M. A. da S.
NEVES, R. J.
NEVES, L. F. de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento ambiental
Planejamento territorial
Conservação ambiental
Região sudoeste de planejamento
Geotecnologias
Environmental planning
Conservation
Southwest planning region
Geotechnologies
topic Planejamento ambiental
Planejamento territorial
Conservação ambiental
Região sudoeste de planejamento
Geotecnologias
Environmental planning
Conservation
Southwest planning region
Geotechnologies
description O escopo desta pesquisa foi avaliar a vulnerabilidade ambiental e os confl itos decorrentes da utilização da terra da municipalidade de Mirassol D?Oeste, na perspectiva da geração de subsídios para o planejamento municipal. O estudo foi desenvolvido através da utilização de metodologias que avaliam o potencial à erosão hídrica laminar, a capacidade de uso da terra e o confl ito de uso da terra para a obtenção da vulnerabilidade ambiental. Foram individualizados 12 morfocompartimentos, sendo que destes os de número 5, 8 e 10 são os que apresentam maior susceptibilidade à erosão devido a declividades superiores a 45% e a presença de Neossolos Quartzarênicos. Em geral o município apresenta médio potencial à erosão laminar, sendo que esta classe ocupa aproximadamente 70% da extensão territorial municipal. Na área de estudo a capacidade de uso com maior representatividade foi a IV, esta classe é composta por terras que são cultiváveis ocasionalmente, onde são encontrados problemas complexos de conservação. A classe de confl ito baixo é a de maior ocorrência (84,95%) na área pesquisada. De posse deste estudo os planejadores locais podem decidir sobre as melhores formas de utilização das áreas rurais do município.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-08-23T15:27:57Z
2017-08-23T15:27:57Z
2017-08-22
2017-08-23T15:27:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, v. 68, n. 10, p. 1917-1936, nov./dez. 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074242
identifier_str_mv Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, v. 68, n. 10, p. 1917-1936, nov./dez. 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503441512398848