Duração das alteraçoes em propriedades físico-hídricas de Latossolo argiloso decorrentes da escarificação mecânica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DRESCHER, M. S.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: REINERT, D. J., DENARDIN, J. E., GUBIANI, P. I., FAGANELLO, A., DRESCHER, G. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1042287
Resumo: O objetivo deste trabalho foi determinar o tempo de duração do efeito da descompactação do solo, por escarificação mecânica, por meio de indicadores físico‑hídricos de Latossolo argiloso, manejado em sistema plantio direto (SPD). Os tratamentos consistiram em meses (0, 6, 12, 18, 24, 30 e 36) transcorridos após escarificação mecânica em SPD e em testemunha sem escarificação em SPD há 27 anos. Foram avaliadas as variáveis: resistência mecânica à penetração, taxa de infiltração de água no solo, densidade e densidade relativa do solo, distribuição do tamanho de poros e condutividade hidráulica do solo saturado. A duração dos efeitos da escarificação mecânica variou com a propriedade do solo, tendo se mantido por 6 meses na densidade e na densidade relativa, na porosidade total e na macroporosidade; 18 meses na resistência à penetração; e 24 meses na condutividade hidráulica e na taxa de infiltração de água no solo. Propriedades do solo relacionadas ao transporte de água, como condutividade hidráulica e taxa de infiltração estável de água no solo, mantêm o efeito da escarificação por mais tempo e, portanto, são mais adequadas para avaliar a duração da descompactação mecânica.
id EMBR_20e27980b4d0c919eff5035c247e9730
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1042287
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Duração das alteraçoes em propriedades físico-hídricas de Latossolo argiloso decorrentes da escarificação mecânica.CompactaçãoDescompactação mecânicaMechanical decompactionPrensagemEstrutura do soloManejo do soloSoil compactionSoil structureSoil managementO objetivo deste trabalho foi determinar o tempo de duração do efeito da descompactação do solo, por escarificação mecânica, por meio de indicadores físico‑hídricos de Latossolo argiloso, manejado em sistema plantio direto (SPD). Os tratamentos consistiram em meses (0, 6, 12, 18, 24, 30 e 36) transcorridos após escarificação mecânica em SPD e em testemunha sem escarificação em SPD há 27 anos. Foram avaliadas as variáveis: resistência mecânica à penetração, taxa de infiltração de água no solo, densidade e densidade relativa do solo, distribuição do tamanho de poros e condutividade hidráulica do solo saturado. A duração dos efeitos da escarificação mecânica variou com a propriedade do solo, tendo se mantido por 6 meses na densidade e na densidade relativa, na porosidade total e na macroporosidade; 18 meses na resistência à penetração; e 24 meses na condutividade hidráulica e na taxa de infiltração de água no solo. Propriedades do solo relacionadas ao transporte de água, como condutividade hidráulica e taxa de infiltração estável de água no solo, mantêm o efeito da escarificação por mais tempo e, portanto, são mais adequadas para avaliar a duração da descompactação mecânica.Título em inglês: Duration of changes in physical and hydraulic properties of a clayey Oxisol by mechanical chiseling.MARTA SANDRA DRESCHER, UFRGS; DALVAN JOSÉ REINERT, UFSM; JOSE ELOIR DENARDIN, CNPT; PAULO IVONIR GUBIANI, UFSM; ANTONIO FAGANELLO, CNPT; GERSON LAERSON DRESCHER, UFSM.DRESCHER, M. S.REINERT, D. J.DENARDIN, J. E.GUBIANI, P. I.FAGANELLO, A.DRESCHER, G. L.2016-03-31T11:11:11Z2016-03-31T11:11:11Z2016-03-3120162017-05-24T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 51, n. 2, p. 159-168, fev. 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1042287porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:12:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1042287Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:12:54falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:12:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Duração das alteraçoes em propriedades físico-hídricas de Latossolo argiloso decorrentes da escarificação mecânica.
title Duração das alteraçoes em propriedades físico-hídricas de Latossolo argiloso decorrentes da escarificação mecânica.
spellingShingle Duração das alteraçoes em propriedades físico-hídricas de Latossolo argiloso decorrentes da escarificação mecânica.
DRESCHER, M. S.
Compactação
Descompactação mecânica
Mechanical decompaction
Prensagem
Estrutura do solo
Manejo do solo
Soil compaction
Soil structure
Soil management
title_short Duração das alteraçoes em propriedades físico-hídricas de Latossolo argiloso decorrentes da escarificação mecânica.
title_full Duração das alteraçoes em propriedades físico-hídricas de Latossolo argiloso decorrentes da escarificação mecânica.
title_fullStr Duração das alteraçoes em propriedades físico-hídricas de Latossolo argiloso decorrentes da escarificação mecânica.
title_full_unstemmed Duração das alteraçoes em propriedades físico-hídricas de Latossolo argiloso decorrentes da escarificação mecânica.
title_sort Duração das alteraçoes em propriedades físico-hídricas de Latossolo argiloso decorrentes da escarificação mecânica.
author DRESCHER, M. S.
author_facet DRESCHER, M. S.
REINERT, D. J.
DENARDIN, J. E.
GUBIANI, P. I.
FAGANELLO, A.
DRESCHER, G. L.
author_role author
author2 REINERT, D. J.
DENARDIN, J. E.
GUBIANI, P. I.
FAGANELLO, A.
DRESCHER, G. L.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARTA SANDRA DRESCHER, UFRGS; DALVAN JOSÉ REINERT, UFSM; JOSE ELOIR DENARDIN, CNPT; PAULO IVONIR GUBIANI, UFSM; ANTONIO FAGANELLO, CNPT; GERSON LAERSON DRESCHER, UFSM.
dc.contributor.author.fl_str_mv DRESCHER, M. S.
REINERT, D. J.
DENARDIN, J. E.
GUBIANI, P. I.
FAGANELLO, A.
DRESCHER, G. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Compactação
Descompactação mecânica
Mechanical decompaction
Prensagem
Estrutura do solo
Manejo do solo
Soil compaction
Soil structure
Soil management
topic Compactação
Descompactação mecânica
Mechanical decompaction
Prensagem
Estrutura do solo
Manejo do solo
Soil compaction
Soil structure
Soil management
description O objetivo deste trabalho foi determinar o tempo de duração do efeito da descompactação do solo, por escarificação mecânica, por meio de indicadores físico‑hídricos de Latossolo argiloso, manejado em sistema plantio direto (SPD). Os tratamentos consistiram em meses (0, 6, 12, 18, 24, 30 e 36) transcorridos após escarificação mecânica em SPD e em testemunha sem escarificação em SPD há 27 anos. Foram avaliadas as variáveis: resistência mecânica à penetração, taxa de infiltração de água no solo, densidade e densidade relativa do solo, distribuição do tamanho de poros e condutividade hidráulica do solo saturado. A duração dos efeitos da escarificação mecânica variou com a propriedade do solo, tendo se mantido por 6 meses na densidade e na densidade relativa, na porosidade total e na macroporosidade; 18 meses na resistência à penetração; e 24 meses na condutividade hidráulica e na taxa de infiltração de água no solo. Propriedades do solo relacionadas ao transporte de água, como condutividade hidráulica e taxa de infiltração estável de água no solo, mantêm o efeito da escarificação por mais tempo e, portanto, são mais adequadas para avaliar a duração da descompactação mecânica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31T11:11:11Z
2016-03-31T11:11:11Z
2016-03-31
2016
2017-05-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 51, n. 2, p. 159-168, fev. 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1042287
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 51, n. 2, p. 159-168, fev. 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1042287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503420224208896