Quinto ciclo de seleção recorrente na população de milho sintético Eite NT em solos com baixo nível de nitrogênio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, M. X.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: MARRIEL, I. E., PACHECO, C. A. P., GAMA, E. E. G., PARENTONI, S. N., GUIMARAES, P. E. O., CARVALHO, H. W. L., MEIRELLES, W. F., RIBEIRO, P. H. E., FRANCA, G. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487080
Resumo: Os programas de melhoramento, de modo geral, têm selecionado sob condições ótimas, mas, esta parece ser a estratégia ideal no desenvolvimento de cultivares para áreas sob estresses. O objetivo deste trabalho foi avaliar o quinto ciclo de seleção recorrente na população Sintético Elite NT e efetuar as estimativas de parâmetros genéticos sob duas condições ambientais:com estresse (N-) e sem estresse de nitrogênio (N+). Foram avaliadas em Sete Lagoas-MG, 64 famílias de meios irmãos tendo-se utilizado o delineamento em látice simples 8x8 e uma testemunha intercalar (BR106), selecionada sempre em condiçoes ótimas. Os resultados da análise individual e conjunta de variância mostraram diferenças altamente significativas para tratamento (P<0.001) e para a interação tratamentos x ambientes. A redução de produtividade de N+ para N-foi de 75% para a testemunha intercalar e 62%para as famílias selecionadas. A estimativa da variância genética aditiva no ambiente N- foi 5,5 vezes mais baixa que no ambiente N+ e o coeficiente de herdabilidade ao nível de médias foi 2,5 vezes mais alto que ao nível de plantas individuais. O ganho genético estimado em N-foi de 9,66g/planta enquanto que em N+ foi de 35,03 g/planta. Apesar das estimativas dos parâmetros genéticos serem mais baixas em N-, há suficiente variabilidade genética para continuidade com o programa de melhoramento.
id EMBR_210126c028788f896587523aa36e182f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/487080
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Quinto ciclo de seleção recorrente na população de milho sintético Eite NT em solos com baixo nível de nitrogênio.Estresse abioticoMeios irmaosParametros geneticosMilhoZea MaysOs programas de melhoramento, de modo geral, têm selecionado sob condições ótimas, mas, esta parece ser a estratégia ideal no desenvolvimento de cultivares para áreas sob estresses. O objetivo deste trabalho foi avaliar o quinto ciclo de seleção recorrente na população Sintético Elite NT e efetuar as estimativas de parâmetros genéticos sob duas condições ambientais:com estresse (N-) e sem estresse de nitrogênio (N+). Foram avaliadas em Sete Lagoas-MG, 64 famílias de meios irmãos tendo-se utilizado o delineamento em látice simples 8x8 e uma testemunha intercalar (BR106), selecionada sempre em condiçoes ótimas. Os resultados da análise individual e conjunta de variância mostraram diferenças altamente significativas para tratamento (P<0.001) e para a interação tratamentos x ambientes. A redução de produtividade de N+ para N-foi de 75% para a testemunha intercalar e 62%para as famílias selecionadas. A estimativa da variância genética aditiva no ambiente N- foi 5,5 vezes mais baixa que no ambiente N+ e o coeficiente de herdabilidade ao nível de médias foi 2,5 vezes mais alto que ao nível de plantas individuais. O ganho genético estimado em N-foi de 9,66g/planta enquanto que em N+ foi de 35,03 g/planta. Apesar das estimativas dos parâmetros genéticos serem mais baixas em N-, há suficiente variabilidade genética para continuidade com o programa de melhoramento.Embrapa Milho e Sorgo; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; CLESO ANTONIO PATTO PACHECO, CNPMS; SIDNEY NETTO PARENTONI, CNPMS; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; WALTER FERNANDES MEIRELLES, CNPMS.SANTOS, M. X.MARRIEL, I. E.PACHECO, C. A. P.GAMA, E. E. G.PARENTONI, S. N.GUIMARAES, P. E. O.CARVALHO, H. W. L.MEIRELLES, W. F.RIBEIRO, P. H. E.FRANCA, G. E.2018-06-06T01:08:39Z2018-06-06T01:08:39Z2003-09-1020032018-06-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Científica Rural, Bagé, v. 8, n. 1, p. 79-84, 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-06-06T01:08:47Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/487080Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-06-06T01:08:47falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-06-06T01:08:47Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Quinto ciclo de seleção recorrente na população de milho sintético Eite NT em solos com baixo nível de nitrogênio.
title Quinto ciclo de seleção recorrente na população de milho sintético Eite NT em solos com baixo nível de nitrogênio.
spellingShingle Quinto ciclo de seleção recorrente na população de milho sintético Eite NT em solos com baixo nível de nitrogênio.
SANTOS, M. X.
Estresse abiotico
Meios irmaos
Parametros geneticos
Milho
Zea Mays
title_short Quinto ciclo de seleção recorrente na população de milho sintético Eite NT em solos com baixo nível de nitrogênio.
title_full Quinto ciclo de seleção recorrente na população de milho sintético Eite NT em solos com baixo nível de nitrogênio.
title_fullStr Quinto ciclo de seleção recorrente na população de milho sintético Eite NT em solos com baixo nível de nitrogênio.
title_full_unstemmed Quinto ciclo de seleção recorrente na população de milho sintético Eite NT em solos com baixo nível de nitrogênio.
title_sort Quinto ciclo de seleção recorrente na população de milho sintético Eite NT em solos com baixo nível de nitrogênio.
author SANTOS, M. X.
author_facet SANTOS, M. X.
MARRIEL, I. E.
PACHECO, C. A. P.
GAMA, E. E. G.
PARENTONI, S. N.
GUIMARAES, P. E. O.
CARVALHO, H. W. L.
MEIRELLES, W. F.
RIBEIRO, P. H. E.
FRANCA, G. E.
author_role author
author2 MARRIEL, I. E.
PACHECO, C. A. P.
GAMA, E. E. G.
PARENTONI, S. N.
GUIMARAES, P. E. O.
CARVALHO, H. W. L.
MEIRELLES, W. F.
RIBEIRO, P. H. E.
FRANCA, G. E.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Embrapa Milho e Sorgo; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; CLESO ANTONIO PATTO PACHECO, CNPMS; SIDNEY NETTO PARENTONI, CNPMS; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; WALTER FERNANDES MEIRELLES, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, M. X.
MARRIEL, I. E.
PACHECO, C. A. P.
GAMA, E. E. G.
PARENTONI, S. N.
GUIMARAES, P. E. O.
CARVALHO, H. W. L.
MEIRELLES, W. F.
RIBEIRO, P. H. E.
FRANCA, G. E.
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse abiotico
Meios irmaos
Parametros geneticos
Milho
Zea Mays
topic Estresse abiotico
Meios irmaos
Parametros geneticos
Milho
Zea Mays
description Os programas de melhoramento, de modo geral, têm selecionado sob condições ótimas, mas, esta parece ser a estratégia ideal no desenvolvimento de cultivares para áreas sob estresses. O objetivo deste trabalho foi avaliar o quinto ciclo de seleção recorrente na população Sintético Elite NT e efetuar as estimativas de parâmetros genéticos sob duas condições ambientais:com estresse (N-) e sem estresse de nitrogênio (N+). Foram avaliadas em Sete Lagoas-MG, 64 famílias de meios irmãos tendo-se utilizado o delineamento em látice simples 8x8 e uma testemunha intercalar (BR106), selecionada sempre em condiçoes ótimas. Os resultados da análise individual e conjunta de variância mostraram diferenças altamente significativas para tratamento (P<0.001) e para a interação tratamentos x ambientes. A redução de produtividade de N+ para N-foi de 75% para a testemunha intercalar e 62%para as famílias selecionadas. A estimativa da variância genética aditiva no ambiente N- foi 5,5 vezes mais baixa que no ambiente N+ e o coeficiente de herdabilidade ao nível de médias foi 2,5 vezes mais alto que ao nível de plantas individuais. O ganho genético estimado em N-foi de 9,66g/planta enquanto que em N+ foi de 35,03 g/planta. Apesar das estimativas dos parâmetros genéticos serem mais baixas em N-, há suficiente variabilidade genética para continuidade com o programa de melhoramento.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-09-10
2003
2018-06-06T01:08:39Z
2018-06-06T01:08:39Z
2018-06-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Científica Rural, Bagé, v. 8, n. 1, p. 79-84, 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487080
identifier_str_mv Revista Científica Rural, Bagé, v. 8, n. 1, p. 79-84, 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503456366526464